Os primeiros sintomas da gravidez

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 06/02/2021   442 Views  

Identificar os primeiros sintomas da gravidez é muito importante. Isto permite que mulher inicie os cuidados do pré-natal o quanto antes. Dessa forma, a saúde do bebê estará mais garantida, assim como a saúde da gestante. Muitas mudanças acontecem durante todos os meses, mas o início traz sintomas muito particulares.

Tudo que o ser humano pode sentir no próprio organismo é chamado pelos médicos de sintomas e são bem diferentes de sinais, que podem ser observados por outras pessoas. Então fique atenta!

Enjoos frequentes

Com certeza, esse é o sintoma mais conhecido. Relatos de mulheres que começaram a sentir enjoos por volta da 2ª ou da 3ª semana de gestação são muito comuns. Mas por que mulheres grávidas enjoam?

Apesar de parecer muito cedo para que o organismo reaja a outro organismo, o corpo humano já sofre alterações desde o momento da fecundação. Tais alterações se manifestam no aumento dos níveis hormonais, como os níveis de HCG e progesterona.

É o hormônio HCG que causa sensação de náusea e, muitas vezes, vômitos. Toda essa mudança hormonal leva a dificuldade na digestão e torna os sentidos mais apurados. Tudo fica mais forte e enjoar é quase inevitável. Se você está sofrendo com este sintoma veja nossas 8 dicas para reduzir os enjoos na gravidez!

Sintomas da Gravide: Enjoo

Atraso menstrual

Outro sintoma bastante conhecido, não é? O atraso menstrual é realmente um indicador que deve ser levado em consideração, principalmente se o ciclo menstrual da mulher for regular.

Durante o ciclo menstrual os níveis de hormônios aumentam muito e o endométrio se prepara para receber e nutrir um embrião. Quando não há fecundação o organismo elimina a camada desenvolvida no útero sob a forma de menstruação.

Com a fecundação não há necessidade de o organismo eliminar nada, por isso a ausência da menstruação é um dos primeiros sintomas, podendo ser identificada por volta da 4ª semana de gestação.

Vontade de urinar

Um dos sintomas mais comuns, a vontade de urinar acompanha a gestante em diversos momentos. Acontece no início, mas também faz parte da reta final em razão da pressão causada pelo encaixe da cabeça do bebê.

No começo da gravidez o simples fato de o útero crescer já é suficiente para pressionar a bexiga, fazendo com que a mulher tenha vontade de urinar diversas vezes no dia. Esse sintoma costuma aparecer por volta da 5ª semana.

Aumento do sono

O cansaço frequente que vem junto com a gravidez por volta da 6ª semana. É causado, para variar, pelo nível elevado de diversos hormônios. Como já podemos perceber, a gestação é um festival de hormônios e a mulher sente diversas alterações.

A progesterona é o principal hormônio responsável pela sonolência excessiva das gestantes. A concentração de progesterona chega a ser cinco vezes maior do que a sua concentração em condições normais! Entretanto esta alteração é essencial para a saúde do bebê.

Esse hormônio age diretamente no sistema nervoso e o organismo gasta muita energia no desenvolvimento da placenta. O resultado só poderia ser muito, mas muito sono.

Busque a melhor assistência para acompanhar seus sintomas da gravidez

Apesar da importância em estar atenta aos sintomas iniciais da gravidez, o ideal é fazer um exame de sangue e uma ultrassonografia para ter certeza o mais rápido possível e começar os cuidados com a saúde. Se você chegou até aqui aproveite para ler nosso post sobre a importância dos exames durante a gravidez.

Somos uma clínica voltada especialmente para gestantes! Portanto nada melhor do que contar com a segurança de uma assistência de qualidade desde o início, não é?

Referências

  1. Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semana
  2. Sintomas de gravidez: 7 sinais de que pode ter um bebê a caminho
Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 06/02/2021   442 Views