O que é a nidação?

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Termos
Data: 29/07/2020   72 Views  

A nidação ou implantação é o momento em que o óvulo fecundado (agora chamado de zigoto) penetra completamente no revestimento interno do útero. Isto costuma ocorrer a partir do 7º dia após a fertilização. Nesse processo de fixação pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias.

Nidação

Após a ovulação e fecundação o óvulo fecundado vai da tuba para a cavidade uterina, implantando no seu revestimento interno. Este processo de implantação recebe o nome de nidação.

Quais são os sintomas da nidação?

Após a fecundação em cerca de uma a duas semanas irão aparecer os sintomas da nidação, caso tudo esteja ocorrendo bem. Geralmente eles são tão leves e sutis que você poderá não perceber nada de diferente. Em algumas mulheres pode surgir um pequeno sangramento que dura até no máximo 3 dias. Algumas mulheres inclusive podem confundir este sangramento com a menstruação. Eventualmente poderá sentir também algumas cólicas ou pontadas no pé da barriga também.

Nidação, níveis de hCG e sintomas de gravidez

Embora muitos dos sintomas sejam atribuídos a nidação, na verdade eles ocorrem pela impregnação hormonal que é essencial para que a gestação seja bem sucedida. Durante os primeiros dias de gestação os principais hormônios produzidos são os seguintes:

  • PROGESTERONA: produzida em grande quantidade pelo corpo lúteo (a cicatriz que fica no ovário depois de ovular). Ela impede o útero de contrair e contribui para o aumento da sua vascularização.
  • HCG: esse hormônio é secretado pelo trofoblasto para manter a atividade do corpo lúteo. Ele é o hormônio que é dosado no teste de gravidez. Alguns dos principais sintomas da gestação estão associados aos níveis de hCG.

Como é o sangramento da nidação?

O sangramento da nidação geralmente é mais escurecido que o da menstruação e menos volumoso. Eventualmente ele pode até ser um pouco mais avermelhado, mas sempre terá um volume menor que o sangramento da menstruação. Além disso o sangramento da nidação não costuma durar mais de 2 ou 3 dias.

Sangramento da Nidação

Sangramento da nidação é um pouco mais escuro e em menor quantidade que a menstruação.

É perigoso sangrar na nidação?

Não, ter um pequeno sangramento na nidação não irá trazer nenhum prejuízo para a sua gravidez. Apesar de nem todas as mulheres sangrarem, as que sangram não estão em maior risco.

O que acontece durante a nidação?

Costumamos fazer um atalho entre a fecundação e a gravidez. No entanto, os primeiros dias da gravidez são bastante ricos em eventos essenciais para o desenvolvimento adequado do embrião. Entre 7 a 10 dias após a fertilização o embrião faz seu “ninho” no endométrio (revestimento interno do útero). No sétimo dia o trofoblasto que é a camada de células mais externas do blastocisto produzem enzimas que permitem que ela se infiltre gradualmente na mucosa do útero.

Esse período de fixação costuma durar até o nono dia após a fertilização, quando o blastocisto penetra completamente na mucosa. Por fim, no décimo dia um tampão de fibrina obstrui o pequeno buraco deixado pela passagem do blastocisto.

O que acontece com o corpo depois da nidação?

Bom, depois da nidação teremos todas as mudanças que ocorrem na gestação. Seu útero irá crescer para acomodar o bebê e o bebê irá se desenvolver. As mamas irão crescer preparando-se para a amamentação. Ocorreram alterações hormonais envolvendo principalmente o hCG, progesterona e estrogênio. A glândula tireóide também irá crescer em função da maior secreção de hormônios tireoidianos. 

A frequência respiratória materna também irá se elevar em função da compressão do diafragma pelo útero. O volume sanguíneo aumenta em cerca de 40 a 50% durante a gestação, aumentando também o débito e frequência cardíacas.

Enfim, parabéns! Se a nidação deu certo você está grávida e poderá desfrutar desse maravilhoso período que é o ciclo gestacional.

Leitura Recomendada: A 5ª semana de gestação

 

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Termos
Data: 29/07/2020   72 Views