O que é o Comprimento Cabeça-Nádegas na Gravidez?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 21/08/2022   34 Views  

Após um teste de gravidez positivo, a próxima grande emoção é fazer um exame de ultrassom e ver o seu bebê para se certificar que está tudo bem.

Nos primeiros exames de ultrassom o seu médico irá fazer a medida do comprimento cabeça-nádegas do embrião. Essa medida será de extrema importância durante toda a gestação.

É neste primeiro exame de ultrassom que o médico irá calcular a sua idade gestacional, e a partir dela todas as questões relacionadas ao pré-natal serão determinadas.

O que é o comprimento crânio caudal?

O CCN (Comprimento Cabeça Nádegas) nada mais é do que uma medida para estimas a idade gestacional do seu bebê. Ela é feita medindo a distância do topo da cabeça até a nádega do seu bebê, como na figura abaixo.

O que é a medida do CCN Fetal

Como a medida do CCN (Comprimento Cabeça-Nádegas) fetal é feita no ultrassom.

Observe que esta medida não incluí as pernas e pés do bebê, é apenas o comprimento da sua cabeça até a sua nádega.

Esta medida foi padronizada para ser utilizada como método para calcular a idade gestacional desde os primeiros exames onde o bebê aparece (com cerca de 6 semanas) até a 14 semana de gestação.

Para evitar erros na estimativa da idade gestacional as imagens obtidas por ultrassonografia devem seguir alguns critérios técnicos para a medida do CCN.

Sabemos que a medida do CCN é bastante precisa para datar a idade gestacional pois a margem de erro é de apenas 3 a 5 dias. Ou seja, se você não tem certeza das datas do seu período menstrual poderá confiar no ultrassom para dizer de quanto tempo você está grávida.

Qual a importância do comprimento cabeça-nádegas no feto?

1. Determinar a idade gestacional

A idade gestacional é um termo médico comumente utilizado para indicar o tempo de gestação. Ele é contado a partir do primeiro dia da última menstruação conhecida.

Em cerca de 40% das gestações a idade gestacional não bate com a idade calculada pela menstruação ou a paciente não lembra quando foi a sua última menstruação.

Nestes casos o Comprimento Cabeça-Nádegas pode ser utilizado com excelente precisão para determinar a idade gestacional.

2. É utilizado como critério para o diagnóstico de abortamento

Quando o seu bebê tiver 7 mm de comprimento cabeça-nádegas o seu médico deverá obrigatoriamente identificar os batimentos cardíacos, quando realizando o exame de ultrassom transvaginal.

Em embriões com 7 mm ou mais de CCN onde não é visto batimento cardíaco pode-se concluir que houve um óbito embrionário.

Caso o embrião tenha menos de 7 mm de CCN e os batimentos cardíacos não sejam identificados é importante repetir o exame com pelo menos 10 dias de intervalo. Neste tempo o embrião deverá crescer significativamente (cerca de 1 cm por semana) e os batimentos deverão ser identificados.

3. Pode ajudar a identificar problemas na gestação

Em função da precisão do CCN para datar a gestação, quando existe uma diferença entre o CCN esperado e o CCN medido, isto pode indicar algum problema.

Diferenças pequenas entre o comprimento esperado e o medido podem ajudar a predizer aqueles bebês que irão ter baixo peso ao nascer, segundo alguns estudos.

Em casos onde a diferença entre o CCN medido e o esperado é muito grande, deve-se considerar a possibilidade de doenças genéticas que cursam com restrições de crescimento grave, como as triploidias.

Portanto, o comprimento cabeça-nádegas também é utilizado no cálculo de risco quando fazemos o exame da translucência nucal. A sua medida ajuda na determinação de risco para anomalias do bebê.

Entretanto é sempre importante conversar com seu médico sobre qual é a opinião dele sobre um Comprimento Cabeça-Nádegas diferente do esperado. Na maioria das vezes isto será apenas uma pequena diferença na sua idade gestacional. Lembre-se que em quase metade das vezes a idade gestacional verdadeira não bate com a calculada pela última menstruação.

Exemplos de Como o CCN é medido

Figura comparando a medida do CCN em embriões/fetos e no ultrassom.

Quais são os fatores que podem influenciar a medida do CCN?

A medida do comprimento cabeça-nádegas pode ser influenciada por alguns fatores durante o exame. Os principais deles são:

  • Obesidade Materna
  • Posição do Bebê
  • Idade Gestacional

Em mulheres obesas ou com muita gordura abdominal existe dificuldade para o ultrassom atravessar a parede abdominal e produzir imagens ideais. Muitas vezes a paciente poderá achar a imagem ruim ou difícil de compreender. Nestes casos o seu médico poderá tentar utilizar a via transvaginal para visualizar o bebê.

Idealmente o bebê deve estar numa posição de repouso, sem estar hipertextendido ou hiperfletido. Entretanto o posicionamento do bebê dentro do útero da mulher não pode ser alterado com facilidade.

Muitas vezes o médico poderá chacoalhar a barriga da mamãe para tentar fazer o bebê mudar de posição. Outra maneira de tentar fazer com que o bebê se mova é pedir para que a mãe tente tossir. Isto faz com que o abdomen se movimente e eventualmente poderá fazer o bebê se movimentar.

A idade gestacional também poderá influenciar a medida do CCN. Em idades gestacionais mais precoces é mais fácil de obter uma imagem do bebê em posição neutra. Já próximo a 14 semana de gestação o bebê costuma ficar um pouco “apertado” dentro do útero. Isto faz com que ele vire a cabeça para o lado, produzindo uma imagem que falsamente reduz a medida do CCN.

O que pode significar um CCN pequeno?

Em primeiro lugar deve ser considerada a possibilidade de um pequeno erro na idade gestacional. Isto é sempre mais comum do que qualquer problema.

Em casos onde o CCN é significativamente menor do que o esperado para a idade gestacional deve ser considerada a possibilidade de alguma anomalia cromossômica. A síndrome de Edwards, Patau e triploidia são as mais frequentes. A síndrome de Down também pode causar uma diferença na medida do CCN, mas isto não costuma ser muito significativo.

O que pode significar com CCN grande?

Quando encontramos um comprimento cabeça-nádegas maior do que o esperado, a hipótese mais provável é que exista um simples erro de data. Ou seja, a idade calculada utilizando-se a menstruação não bate com a idade gestacional verdadeira. São extremamente raros os problemas ou doenças que podem provocar um aumento no comprimento cabeça-nádegas.

Como é medido o CCN em gestação gemelar?

Em gestações múltiplas a medida do CCN é realizada de maneira independente em cada um dos bebês. A idade gestacional é calculada utilizando-se o CCN do bebê maior.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 21/08/2022   34 Views