Como evitar o cloasma gravídico

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/07/2022   29 Views  

O cloasma gravídico tem esse nome que pode ser desconhecido, mas, na prática você já deve ter percebido. São manchas que surgem durante a gestação, que chamamos de cloasma gravídico, sendo necessários alguns cuidados para evitar esse problema.

Essas manchas podem sumir naturalmente durante a gravidez, mas podem permanecer na pele. Dessa forma, é comum que especialistas recomendem uso de produtos específicos para prevenção e tratamento.

Cloasma

Hiperpigmentação das áreas expostas ao sol, chamadas de cloasma gravídico.

Por que o cloasma gravídico aparece?

As alterações hormonais são rotina em caso de uma gravidez, a exemplo da alta concentração de estrogênio no sangue. Isso faz com que tenhamos um agente estimulador no hormônio melanócito, produzindo maior quantidade de melanina, substância que dá pigmento para a pele.

O que causa o cloasma?

O surgimento do cloasma está relacionado a gravidez (alterações hormonais), e tem como fato desencadeante a exposição solar. Ou seja, não basta estar grávida, a pele também deve estar exposta ao sol que é um fator necessário para o desenvolvimento da mancha.

Como característica principal da mancha devemos lembrar que acomete principalmente as áreas da face mais expostas ao sol como as maçãs da face, o nariz e a testa.

Cloasma não é melasma

Tanto o melasma quanto o cloasma são caracterizados por manchas escuras na pele. Apesar de possuírem nomes diferentes são fundamentalmente a mesma coisa. Entretanto o nome melasma geralmente é utilizado para as manchas que aparecem fora da gestação. Já a palavra cloasma é reservada para o uso das manchas que aparecem durante a gravidez. As demais características são semelhantes.

No caso das não gestantes, um dos fatores mais importantes para o aparecimento do melasma é o uso de anticoncepcionais, em especial os que contém estrogênio.

Como evitar o cloasma gravídico?

Como vimos, as manchas podem surgir por conta de alterações hormonais comuns ligadas à gestação. Por causa disso, a prevenção se dá na ideia de minimizar caso essas manchas apareçam. Inibir seria mias difícil por ser uma condição normal do corpo nessa fase.

Em outras palavras, é importante observar o organismo e tomar todos os cuidados possíveis para proteger a pele do sol. As manchas que surgem podem se intensificar na exposição solar, tornando as chances de serem permanentes ainda maiores.

Por isso as mulheres grávidas precisam utilizar produtos como protetor solar, chapéu, óculos escuros, entre outros que ajudem a inibir os raios solares. Também é importante manter uma boa alimentação e demais orientações do especialista que estiver envolvido no acompanhamento.

Qual o melhor protetor solar para previnir o cloasma?

Uma das principais formas de evitar as manchas de melasma é a fotoproteção, visto que o principal causador da condição são os raios solares. Tão importante quanto evitar se expor aos raios no horário de pico (entre às 10 e 16 horas) é o uso de protetor solar.

Portanto, na prevenção do cloasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV (radiação ultravioleta), como o dióxido de titânio.

Quando pode surgir o cloasma?

É comum perceber o aparecimento do cloasma entre o primeiro e o segundo trimestres da gravidez. Manchas escuras com bordas e aparência irregular. São mais frequentes no rosto, surgindo na testa, bochechas, nariz e lábio superior. Daí a necessidade de intensificar cuidados desde o começo.

Tratamento para cloasma

Se você se identificou com o problema e já está com as manchas no rosto não precisa ficar preocupada. O cloasma tende a desaparecer naturalmente após o parto, como acontece na maior parte das vezes. Caso isso não aconteça, você também tem uma gama de tratamentos ao seu dispor.

Cremes e loções são exemplos disso, sendo mais ou menos intensos em sua composição. Também é preciso permanecer de olho no uso de proteção solar e fugir da exposição ao sol. Com ou sem manchas os raios solares não são recomendados sem uso de filtro solar.

Cremes contendo uma combinação de tretinoína, hidroquinona, ácido cójico e ácido azelaico podem melhorar a aparência do cloasma caso ele não desapareça após a gestação.

Para evitar o cloasma gravídico é importante prestar atenção desde o começo da gestação. Também precisamos utilizar o máximo de produtos e utensílios que diminuam a exposição ao sol. Depois do parto, é interessante que um especialista em dermatologia te ajude a avaliar o desaparecimento das manchas e uso de bons dermocosméticos.

Existem outras manchas na pele que surgem na gravidez?

Sim, na gravidez você também poderá perceber uma linha vertical no meio do abdômen, chamada de Linea Nigra (latim para “linha negra”). É marca muito comum na barriga, que pode aparecer a partir do 5º mês e que muitas vezes incomoda as gestantes. Entretanto ela geralmente desaparece nos primeiros meses após o parto.

Se gostou do conteúdo, deixe seu contato para receber materiais exclusivos!

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/07/2022   29 Views