Calculadora Idade Gestacional

Calculadora para descobrir a idade gestacional do seu bebe.


Como Utilizar a Calculadora Gestacional?

Nossa calculadora online de idade gestacional permite que você calcule de quantas semanas o seu bebê está de três maneiras diferentes. A forma mais fácil de usar a calculadora gestacional é simplesmente colocando o primeiro dia da sua última menstruação. Se você não souber quando foi o primeiro dia da sua última menstruação você pode usar estas outras maneiras:

  1. Data Provável do Parto (ou DPP): sabendo quando é sua data prevista do nascimento do bebê basta colocar esse dia na calculadora. Ela irá informar para você a sua idade gestacional atual, a provável data da concepção e tudo mais que é importante na sua gestação. Mas atenção, a DPP não é o dia em que você está programando o parto! A data prevista do parto é o dia em que você completa 40 semanas.
  2. Data da Última Menstruação (ou DUM): esse é o parâmetro mais comumente utilizado, o primeiro dia da última menstruação. Com informação podemos compreender o seu ciclo menstrual e  determinar todos os eventos importantes da sua gravidez.
  3. Data de um exame anterior: usar se você não sabe quando foi a data da sua última menstruação nem quando é a sua data provável do parto. Dessa forma não é possível calcular usando o seu ciclo menstrual, então precisamos usar o ultrassom. Mas atenção você deve sempre utilizar o primeiro exame que foi realizado nesta gravidez para que o cálculo seja exato. Essa recomendação se deve ao fato de que a margem de erro do ultrassom é menor quanto mais precoce ele for. Caso você escolha utilizar este parâmetro para o cálculo precisará entrar, além da data em que o exame foi realizado a idade gestacional que foi estimada naquele exame. Por exemplo, se você fez um exame no dia 10/05 que estimou a idade gestacional e 8 semanas e 3 dias. Neste caso você deverá utilizar para cálculo no campo “Data de um exame anterior” o valor de 10/05 e na idade gestacional você deverá entrar 8 semanas e 3 dias.

Se você estiver completamente perdida com essas datas da sua gestação consulte a sua carteira de pré-natal. Nela estas informações deverão estar anotadas todas informações sobre sua gravidez e devem ser facilmente encontradas.

Não entendo como calcular a idade gestacional em semanas, pode ser em meses?

Não, a maneira tecnicamente correta de calcular a idade gestacional é em semanas. Utilizar meses é uma maneira leiga e bastante imprecisa para contar o seu tempo de gravidez. Os meses não tem o mesmo número de dias. Sim, é apenas 1 dia de diferença de um mês para o outro, mas isso somado a 9-10 meses dá uma diferença considerável. Além disso, se dissermos que alguém está no 7 mês, tem uma diferença muito grande entre o início e o fim dia 7 mês. Portando existem vários motivos para se contar a idade gestacional em semanas e não em meses. Se você está com dificuldades de entender como isso acontece preparamos dois posts bem legais sobre o assunto e recomendamos que você leia o quanto antes:

Ainda estou tentando engravidar… como eu faço?

Neste caso você não precisa da calculadora gestacional e sim da Calculadora de Período Fértil. Com ela é possível informar algumas características do seu ciclo menstrual para saber qual é o dia provável da sua ovulação. Com isso é possível determinar o período aonde as suas chances de engravidar são maiores.

Assine nosso informativo e receba as novidades primeiro!

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento WhatsApp