Periodo Fertil Calculadora Online

Aviso:

As estimativas realizadas são baseadas no que ocorre em um ciclo ovulatório normal. Ter relações sexuais desprotegidas no período fértil indicado não é uma garantia de gravidez futura. Pacientes com dificuldades para engravidar devem entrar em contato com um médico de sua confiança para orientação e acompanhamento clínico. Sob hipótese nenhuma as estimativas de período fértil ou não fértil devem ser utilizadas para estabelecer um método de anticoncepção. A Fetalmed, nem qualquer outra parte envolvida na preparação ou publicação deste site, não se responsabiliza por quaisquer danos ou consequências advindas do uso deste material.



Periodo fertil: como a calculadora funciona?

Para saber quando é o seu periodo fertil e aumentar sua chance de gravidez, basta colocar acima a data do primeiro dia da última menstruação. Informe também o número de dias do seu ciclo menstrual e quantos dias você habitualmente fica menstruada. A nossa calculadora irá mostrar pra você um calendário com as suas chances de engravidar e o dia da ovulação. Nele é possível ver o período fértil (dias em que você tem maior chance de engravidar) com base nos dados informados. Caso queira saber mais detalhes sobre como é feito este cálculo veja nosso post que explica como saber o período fértil e quais são os sintomas esperados. Veja abaixo um exemplo de como é o resultado da nossa calculadora:

Calendário com Tabela do Período Fertil

Exemplo do calendário  de periodo fertil gerado por nossa calculadora. Os dias de menstruação (gotas de sangue), a data da ovulação (ovo). Os melhores dias para manter relações sexuais na tentativa de conceber são marcados com corações, ou seja, seu período fértil.

Nos resultados da nossa calculadora também é possível ver uma tabelinha do periodo fertil com os próximos seis ciclos menstruais. Isso ajuda por exemplo a programar uma viagem ou outro compromisso sabendo o dia que a menstruação irá ocorrer. Permitindo otimizar as suas chances de engravidar, mesmo se seu ciclo não for de 28 dias. Calcular o período fértil é fácil, basta a mulher conhecer a data da última menstruação e a duração da sua menstruação.

Posso usar como calculadora menstrual?

Essa mesma calculadora periodo fertil apresenta o dia da menstruação, funcionando também como uma calculadora menstrual. Assim, conhecendo o seu calendario menstrual você poderá se organizar suas viagens e outros compromissos! Veja só se essa não é a melhor tabelinha online calcular periodo fertil! Sabendo o primeiro dia da menstruação e com base no histórico do seu ciclo menstrual você consegue calcular o período fértil e saber as suas chances de engravidar.

Mas atenção, se a mulher tem um ciclo irregular a calculadora e o calendário podem ser menos precisos. Nesse caso é importante a mulher fazer uma consulta com seu ginecologista para que ele possa ajudar a determinar seu periodo fertil. Pacientes com ciclo irregular podem ter dificuldade inclusive para saber quando são seus ciclos menstruais.

Alguns exames também podem ajudar a descobrir quando você ovula e seus dias ferteis. O exame de controle de ovulação por exemplo irá olhar seu ovário para monitora-lo durante o ciclo menstrual. Isso permite dizer quando o óvulo está prestes a ser liberado, e o dia em que acontece a ovulação. Os dias ferteis serão aqueles próximos ao dia da ovulação. É assim que seu médico tem como saber o periodo fertil e quais os melhores dias para ter relação com chance de gravidez. Entretanto fique atenta pois o ciclo menstrual pode variar com mudanças sazonais e conforme a idade.

O que é o periodo fertil?

O periodo fertil é a época do ciclo menstrual quando a mulher tem maior chance de gravidez. Em um ciclo normal de 28 dias espera-se que a ovulação ocorra 14 dias após o início da menstruação. Algumas mulheres podem sentir dor no dia da ovulação. A temperatura corporal também pode subir no dia da ovulação, cerca de 0,3 a 0,5 ºC.

Inclusive a temperatura corporal pode ser um método utilizado por algumas mulheres que desejam engravidar. Também um pouco de dor pode ser percebido pela mulher no dia em que o ovário libera o óvulo. Muitas vezes a mulher pode perceber um corrimento mucoso no primeiro dia após a ovulação, semelhante a uma clara de ovo. A libido (desejo sexual) também pode aumentar durante o periodo fertil.

O periodo fertil dura normalmente 6 dias. O período vai de cerca de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação da mulher. Entretanto a maior chance de gravidez é de cerca de um a dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação. Para a mulher que deseja engravidar estes são os melhores dias para manter relação sexual.

É importante também informar que o fato de não estar dentro do periodo fertil não significa que você não tem chances de engravidar. Sim, é possível estimar a data da ovulação! Mas a tabelinha não é um método anticoncepcional eficaz. Sem exames complementares (como o ultrassom ou dosagens hormonais) não é possível ter certeza do dia que a mulher ovula. Por isso a nossa tabela da fertilidade não deve ser usada como método anticoncepcional. Especialmente em casos quando a mulher tem a menstruação irregular e não consegue saber quando a próxima menstruação virá.

Período Fértil é antes ou depois da menstruação?

Ora, existe periodo fertil antes e depois da menstruação de cada mulher! A cada ciclo menstrual, caso esteja ovulando, você terá um periodo fertil e ovulação em dia diferente. Supondo uma mulher que tem o seu calendário menstrual a cada 28 dias (ou seja, menstrua a cada 28 dias), podemos estimar que a ovulação ocorre 14 dias após a menstruação. Ou seja, ela teve uma ovulação 14 dias antes e terá outra ovulação 14 dias depois do primeiro dia da menstruação.

periodo fértil é antes ou depois da menstruação?

Consequentemente um periodo fertil antes e outro depois do dia que vier a menstruação. Portanto, se você perdeu o período fértil neste ciclo menstrual basta aguardar a menstruação e o próximo período fértil irá chegar. Você pode usar a calculadora para determinar o seu dia fértil e saber quando irá ocorrer a ovulação. Esse é um dos melhores métodos para a mulher engravidar – saber seu período fértil.

Como saber o primeiro dia da menstruação?

Se você tem dificuldades para guardar a data da sua última menstruação irá ter dificuldade para identificar o seu período fértil, independentemente dele ser um ciclo regular ou não. Mulheres com ciclos regulares geralmente tem maior facilidade para lembrar as datas do seu ciclo. Já as mulheres que não tem ciclo regular podem ficar completamente perdidas.

Portanto seu médico poderá recomendar que você utilize um calendário ou um aplicativo no seu celular para controlar o seu ciclo. Você pode anotar no calendário ou no aplicativo o primeiro dia da menstruação e depois de observar quantos dias você fica menstruada e quanto tempo leva entre uma menstruação e a seguinte você poderá facilmente descobrir a data mais provável da sua ovulação e ter uma idéia de quando será a sua próxima menstruação.

Essa informação poderá lhe ajudar a calcular o período fértil e engravidar ou não, conforme for o seu desejo.

Não lembro da minha última menstruação, posso calcular o período fértil?

Infelizmente não. Saber a sua última menstruação e a duração do seu ciclo menstrual é fundamental para determinar o seu período fértil. Mulheres que desejam engravidar devem ter essa informação na ponta da língua sempre! Para que a gravidez ocorra não basta a relação sexual.

A mulher precisa manter relações de maneira regular durante seu período fértil para que aquele desejado teste de gravidez positivo ocorra. Portanto prepare-se! No próximo ciclo já comece a anotar a sua menstruação.

Essa informação também é importante para mulheres que não desejam engravidar pois saber os dias férteis e evitar a relação sexual próxima a esses dias reduz a probabilidade de engravidar. Esse é o chamado método da tabelinha. Viu só que importante? Conhecer o seu corpo faz com que você saiba quando ocorre a fertilidade e isso permite que você tenha o poder de decidir se quer ou não engravidar! Nas lembre-se esse método não será eficaz em pacientes com ciclo irregular.

Entendendo como o Período Fértil é calculado

Para calcular o periodo fertil precisamos primeiro entender o ciclo menstrual e saber o primeiro dia da sua última menstruação. O ciclo menstrual pode ser dividido em duas fases. A primeira, chamada de fase proliferativa é caracterizada pela secreção do hormônio estrogênio. Já a segunda fase, chamada secretora, é caracterizada pelo hormônio progesterona. Entre estas duas fases ocorre a ovulação que é controlada basicamente por estes hormônios.

Enquanto a primeira fase tem uma duração variável, a segunda fase é bastante constante, com uma duração de 2 semanas. Portanto a ovulação ocorre cerca de 2 semanas antes da data em que você está esperando a próxima menstruação. Ficou confuso? Continue vendo abaixo exemplos de periodo fertil.

Exemplos de como calcular o Período Fértil com base no ciclo menstrual

Exemplo 1: Ciclo menstrual de 28 dias

Primeira fase (variável) tem 14 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação)

Ovulação no 14º dia do ciclo

Segunda fase (constante) tem mais 14 dias

Menstruação vem a cada 28 dias (14 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

Exemplo 2: Ciclo menstrual de 24 dias

Primeira fase (variável) tem 10 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação)

Ovulação no 10º dia do ciclo

Segunda fase (constante) tem mais 14 dias

Menstruação vem a cada 24 dias (10 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

Exemplo 3: Ciclo menstrual de 35 dias

Primeira fase (variável) tem 21 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação)

Ovulação no 21º dia do ciclo

Segunda fase (constante) tem mais 14 dias

Menstruação vem a cada 35 dias (21 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

E claro, se você tem um ciclo irregular fica muitas vezes difícil determinar com clareza qual é o seu período fértil.

Como calcular meu período fértil se tenho ciclos irregulares?

Nesse caso, quando os ciclos são irregulares, a duração do ciclo varia bastante de um mês para o outro. Aquela continha fácil de 14 dias antes da próxima menstruação não vai funcionar. O cálculo é mais complexo e a probabilidade de funcionar é menor. Isso acontece pois em cada mês a ovulação poderá ocorrer em época diferente e portanto a mulher terá maior dificuldade pra determinar o dia da ovulação e saber quais dias ter relações para engravidar.

Portanto mulheres que não tem ciclo regular devem observar e anotar no mínimo 6 ciclos menstruais para ter uma estimativa média. Vamos supor que após anotar por 6 meses você identificou que teve um ciclos com as seguintes durações: 26 dias, 30 dias, 29 dias, 27 dias, 35 dias, 30 dias.

A metodologia para determinar o período fértil nesse caso é pegar os ciclos com maior e com menor duração. A calculadora não irá funcionar nesse caso pois ela só funciona para mulheres com ciclos regulares.

Portanto para o exemplo acima usaríamos o ciclo de 26 dias e o ciclo de 35 dias apenas. No ciclo de menor duração é necessário subtrair 18 dias (26-18=8) e no ciclo de maior duração é necessário subtrair 11 dias (35-11=24). Dessa forma, o período fértil mais provável seria entre o 8o e o 24o dias do ciclo menstrual. Esse seria o período com maior probabilidade de ocorrer a menstruação em um determinado mês.

Como faço para engravidar se tenho menstruação irregular?

Para estas mulheres, caso queiram engravidar, a recomendação seria ter relações nesse período em dias alternados. Apesar de uma menor chance de gravidez para que tem ciclos irregulares, isto não é impossível. Se não deu certo nesse mês bastante tentar novamente no próximo mês. Lembre-se menor probabilidade não significa que é impossível! E sempre lembre que se você não consegue sucesso sozinha muitas mulheres com ciclos irregulares precisam da ajuda do médico para descobrir seu período fértil. Um exame como por exemplo o controle de ovulação pode ajudar a mulher a descobrir o dia fértil aumentando assim a probabilidade de conseguir uma gravidez.

Lembre-se ainda que ciclos muito curtos (menores de 25 dias) ou muito longos (maiores que 35 dias) podem estar associados ao que chamamos de ciclos anovulatórios. Nesse caso a ovulação pode não estar ocorrendo e a probabilidade de você engravidar sem ajuda médico é bem menor.

Existe algum teste de ovulação que eu possa utilizar?

Sim, atualmente podemos encontrar nas farmácias um teste de ovulação que pode ser realizado com uma pequena amostra de urina. Estes testes de ovulação tem como base a concentração de um hormônio chamado LH (Hormônio Luteinizante). Basicamente o que o teste faz é verificar a concentração de LH na sua urina.

Este hormônio é produzido na hipófise e excretado do seu corpo pela urina. A sua concentração aumenta bastante quando a mulher ovula. Estes testes possuem uma probabilidade de precisão de aproximadamente 99% e são então um teste bem confiável. Você pode usar esse teste em um mês específico ou de maneira regular durante alguns meses para identificar a ovulação e aumentar a sua probabilidade de sucesso com gravidez.

Como devo programar as relações sexuais para obter a maior chance de engravidar?

Manter relações sexuais desprotegidas no período fértil aumentam em cerca de 25% probabilidade de sucesso com uma gravidez. Dessa forma o seu médico possivelmente irá orientar para ter relações em dias alternados dias antes e 3 dias depois da sua ovulação.

Por exemplo, se depois de acompanhar alguns de seus ciclos e anotar em um calendário mulher descobre que a ovulação ocorre no 14o dia, e supondo que a próxima menstruação vem no dia 01o do mês seguinte, a mulher deve idealmente ter relação entre do dia 10 e o dia 17 em dias alternados.

Não é necessário ter relação todos os dias pois espermatozoides sobrevivem no organismo da mulher cerca de 36 a 72 horas. Portanto, se tiver relações sexuais em dias alternados durante o período fértil já é o suficiente para ter boas chances de engravidar.

Quantos dias após a menstruação é o periodo fertil?

Para responder essa pergunta você precisa compreender 2 coisas. A primeira é que o óvulo pode ser fertilizado até aproximadamente 24 horas depois da ovulação. A segunda é que o espermatozoide é capaz de sobreviver por até 5 dias. Portanto a gravidez é possível para algumas mulheres se você tiver relações de 5 dias antes da ovulação até o dia seguinte da ovulação.

Qual a relação do periodo fertil com a ovulação?

Para saber o seu periodo fertil, se você tem ciclos regulares, basta determinar o dia provável da ovulação. Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você tem maior probabilidade engravidar naquele mês. Por exemplo, se o seu ciclo tem 28 dias e você ficou menstruada no dia 01/05, a ovulação será por volta do dia 15 de maio. Então o periodo fertil é aproximadamente do dia 10 ao dia 16 (5 dias antes até um dia depois da ovulação).

Determinar o período fértil pode parecer complicado, mas com nossa calculadora você verá que é bem fácil para a mulher identificar quando o seu corpo está mais preparado para uma gravidez. E não esqueça que manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos de maneira regular também são importantes para uma gravidez saudável.

Quais são os sintomas do período fértil?

Não existe um sintoma do período fértil, mas o que algumas mulheres percebem são os sintomas da ovulação. Se você tiver os sintomas abaixo isso pode significar que você está ovulando. Neste dia ou no dia seguinte existe uma boa chance de você engravidar se tiver relações desprotegidas. Estes são seus dias férteis e os principais sinais pra poder identificar a sua ovulação são:

  • Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 0,3ºC.
  • Corrimento vaginal, leve, claro, transparente e fino. Com uma consistência mais escorregadia e com aspecto de muco, semelhante ao da clara de ovo.
  • Dor na parte inferior do abdome, no lado onde a ovulação está ocorrendo. Esse tipo de dor chama-se Mittelschmerz (do alemão “dor do meio”), pode aparecer de forma súbita e normalmente melhora após algumas horas. Ela ocorre no momento em que os óvulos são liberados.
  • Aumento do desejo sexual.
  • Discreta perda de sangue vaginal.
  • A vulva ou a vagina podem parecer inchadas.
  • Aumento da sensibilidade nas mamas.
  • Olfato fica mais sensível (às vezes, o paladar também).
  • Sensação de gases na barriga.

Existem ainda no mercado alguns testes de farmácia que ajudam a saber se você está ovulando e mesmo exames de ultrassom que podem ajudar, como o controle de ovulação. Converse com o seu médico se você precisa de ajuda para saber quando ovula ou qual o seu periodo fertil. Se você está tentando engravidar neste ciclo não deixe de ler nossas dicas sobre as posições sexuais que aumentam a chance de engravidar.

Qual a porcentagem de chance de engravidar no periodo fertil?

A chance de ter sucesso com uma gravidez durante o período fértil varia conforme o dia em que você tem relação. Um ou dois dias antes de ovular é sua melhor chance de engravidar naquele ciclo. Veja o gráfico abaixo aonde no eixo X existe o dia em relação a ovulação (dia 0) e no eixo Y a chance de engravidar.

Periodo Fertil

Probabilidade de Gravidez de Acordo com a Data do Coito/Ovulação e periodo fertil. O dia da ovulação é o dia 0 (zero). Adaptado de Dunson et. al, Assessing human fertility using several markers of ovulation. Statistics in Medicine, 2001

Qual a chance de engravidar depois da menstruação?

Logo após a menstruação a mulher não está no periodo fertil e a chance de engravidar é muito baixa pois o útero não está preparado para receber o óvulo fecundado. Entretanto independente da fase do ciclo nunca temos como ter 100% de certeza da data de ovulação. Portanto o método da tabelinha (ter relação apenas em dias não férteis) não é confiável. Se você busca um método anticoncepcional procure o seu médico.

Por que usar uma calculadora determinar a sua fertilidade?

Caso você esteja demorando um pouco para conseguir uma gravidez, conhecer seu ciclo menstrual e saber o seu periodo fertil pode ser uma boa ajuda para qualquer mulher. Portanto o primeiro passo é sempre anotar a sua última menstruação. Assim você terá um histórico e saberá se você tem ciclo irregular ou não. Até mesmo a calculadora de fertilidade precisa do seu histórico menstrual para determinar em quais dias o período fértil ocorre.

Apesar do seu corpo dar um monte de pistas de que você pode estar ovulando, manter um registro dos seus ciclos menstruais e poder estimar o seu período fértil aumentam as suas chances de obter uma gravidez, desde que você tenha relações sexuais no dia certo.

calendário menstrual

Embora em média um casal conceba após cerca de 5 ou 6 meses de tentativas, pessoas que sabem como determinar a sua ovulação e mantêm relações sexuais desprotegidas durante o periodo fertil aumentam suas chances de engravidar!

Tenho ciclo regular só quando estou tomando anticoncepcional, o que isto significa?

Nos meses em que você utiliza um anticoncepcional hormonal oral, ele controla a duração do seu ciclo menstrual. Todas as mulheres que usam pílula costumam ter a menstruação bem regular e sempre em dia! O papel que os seus hormônios fariam é feito pelo hormônio que você está tomando no anticoncepcional. Dessa forma, se você tomar sua pílula direitinho você terá um ciclo regular. Entretanto, com você sabe, a ovulação não ocorre e portanto um óvulo não é liberado, o muco cervical não sofre modificação e a temperatura basal não aumenta. Ou seja, aquelas alterações que costumam ocorrer no dia da ovulação não ocorrem. Nem a ovulação nem os sintomas associados a ela aparecem naquele dia.

Apesar do ciclo ficar com duração previsível sua fertilidade é comprometida e as chances de engravidar são mínimas. Para identificar se você de fato tem ciclos regulares fale com seu médico para fazer um teste parando de tomar o anticoncepcional por alguns meses. Ao contrário do que muitas mulheres pensam a fertilidade não demora a retornar, a ovulação pode ocorrer já no próximo mês. Sim, isso mesmo, você pode ovular já no ciclo seguinte a interrupção da pílula.

Portanto lembre-se, no dia em que parar de tomar a pílula outro método deve ser utilizado, como por exemplo o preservativo.

Como saber se você engravidou após a relação?

Muitas mulheres perguntam “como saber se engravidei no período fértil”? Isso demora um pouco. Algumas mulheres podem notar os sintomas de gravidez já no 5º dia após a ovulação, embora não saibam com certeza que estão grávidas até muito mais tarde.

Os primeiros sinais e sintomas incluem sangramento de implantação ou cólicas, que podem ocorrer de 5 a 6 dias após o espermatozóide fertilizar o óvulo. Outros sintomas iniciais incluem sensibilidade mamária e alterações de humor. Entretanto, para ter certeza que está grávida é necessário aguardar o teste de gravidez. O teste de gravidez pode ser feito logo após o atraso da menstruação no ciclo seguinte.

Como saber se engravidou no período fértil

Com quantos dias dá pra saber se está grávida?

Os testes de farmácia mais sensíveis podem detectar gestações cerca de 12 dias após ocorrer a ovulação, ou seja, até mesmo antes da menstruação atrasar. Entretanto, quanto mais tempo você aguardar para fazer o teste, melhor será a sua eficácia. Portanto o recomendado é que você aguarde pelo menos alguns dias depois do atraso menstrual para fazer o teste.

Além disso saiba que os testes de farmácia hoje disponíveis no mercado são bastante seguros e confiáveis. A maioria dos erros ocorre pelo fato do teste ter sido usado ou interpretado de maneira errônea. Portanto se optar por fazer um teste de farmácia leia com bastante atenção as instruções e siga elas à risca.

Posso utilizar a informação do meu período fértil para evitar uma gravidez?

Mulheres que não desejam engravidar poderiam utilizar a informação da ovulação para evitar relação nos dias férteis. Entretanto a eficácia desse método de maneira isolada é relativamente baixo, mesmo usando uma calculadora de período fértil. Portanto mulheres que não desejam engravidar devem associar algum outro método como o preservativo.

Utilizar o preservativo tem algumas vantagens com por exemplo não alterar seus hormônios e poder ser utilizado apenas no dia em que deseja ter relação. Além de aumentar as chances de não engravidar é uma proteção para sua saúde pois evitam a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis se você utilizar de maneira adequada naquele dia em que tiver relações sexuais. Ao utilizar um preservativo a probabilidade de não engravidar aumenta bastante e a proteção contra doenças é bastante eficaz.

Além disso para a paciente que tem ciclos irregulares é muito difícil determinar o dia da ovulação e o período fértil. Mesmo conhecendo todos os sinais do seu corpo que indicam a ovulação o período fértil pode ocorrer sem que você perceba em função por exemplo dos ciclos irregulares.

Portanto seu médico irá recomendar uma segunda proteção que só pode ser oferecida por um segundo método anticoncepcional além da tabelinha e que pode ser utilizado em conjunto para oferecer maior proteção. Dessa forma as mulheres podem ter relações sem se preocupar com o dia fértil.

Referência

  1. Ciclo Menstrual

Assine nosso informativo e receba as novidades primeiro!

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento WhatsApp