Calculadora de Período Fértil

Aviso:

As estimativas realizadas são baseadas no que ocorre em um ciclo ovulatório normal. Ter relações sexuais desprotegidas no período fértil indicado não é uma garantia de gravidez futura. Pacientes com dificuldades para engravidar devem entrar em contato com um médico de sua confiança para orientação e acompanhamento clínico. Sob hipótese nenhuma as estimativas de período fértil ou não fértil devem ser utilizadas para estabelecer um método de anticoncepção. A Fetalmed, nem qualquer outra parte envolvida na preparação ou publicação deste site, não se responsabiliza por quaisquer danos ou consequências advindas do uso deste material.



Como calcular o período fértil usando a calculadora?

Para saber quando é o seu período fértil basta colocar acima a data do primeiro dia da última menstruação. Informe também o número de dias do seu ciclo menstrual e quantos dias você habitualmente fica menstruada. A nossa calculadora irá mostrar pra você um calendário com as suas chances de engravidar. Nele é possível ver os dias em que você tem maior chance de engravidar com base nos dados informados. Caso queira saber mais detalhes sobre como é feito este cálculo veja nosso post que explica como saber o período fértil e quais são os sintomas esperados. Veja abaixo um exemplo de como é o resultado da nossa calculadora:

Calendário com Tabela do Período Fertil

Exemplo do calendário gerado por nossa calculadora. Os dias de menstruação (gotas de sangue), a data da ovulação (ovo). Os melhores dias para manter relações sexuais na tentativa de conceber são marcados com corações.

Nos resultados da nossa calculadora também é possível ver uma tabelinha com os próximos seis ciclos menstruais. Isso ajuda por exemplo a programar uma viagem ou outro compromisso. Permitindo otimizar as suas chances de engravidar, mesmo se seu ciclo não for de 28 dias.

Mas atenção, se você tem um ciclo irregular a calculadora e o calendário podem ser menos precisos. Nesse caso é importante a mulher fazer uma consulta com seu ginecologista. Alguns exames podem ajudar a descobrir quando você ovula. O exame de controle de ovulação por exemplo irá olhar seu ovário para monitora-lo durante o ciclo menstrual. Isso permite dizer quando o óvulo está prestes a ser liberado, momento em que acontece a ovulação. O ciclo menstrual pode variar com mudanças sazonais e conforme a idade.

O que é o período fértil?

O período fértil é a época do ciclo menstrual aonde existe maior chance de gravidez. Em um ciclo normal de 28 dias espera-se que a ovulação ocorra 14 dias após o início da menstruação. Algumas mulheres podem sentir dor no dia da ovulação. A temperatura corporal também pode subir um pouco, cerca de 0,5 ºC. Também um pouco de dor pode ser percebido quando o ovário libera o óvulo. Muitas vezes a mulher pode perceber um corrimento mucoso no primeiro dia após a ovulação, semelhante a uma clara de ovo. A libido (desejo sexual) também pode aumentar durante o período fértil.

Os dias férteis são normalmente 6 dias. O período vai de cerca de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Entretanto a maior chance de gravidez é de cerca de um a dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação.

É importante também informar que o fato de não estar dentro do período fértil não significa que você não tem chances de engravidar. Sim, é possível estimar a data da ovulação! Mas a tabelinha não é um método anticoncepcional eficaz. Sem exames complementares (como o ultrassom ou dosagens hormonais) não é possível ter certeza. Por isso a nossa tabela da fertilidade não deve ser usada como método anticoncepcional.

Entendendo como o Período Fértil é calculado

Para calcular o período fértil precisamos primeiro entender o ciclo menstrual. Ele pode ser dividido em duas fases. A primeira, chamada de fase proliferativa é caracterizada pela secreção do hormônio estrogênio. Já a segunda fase, chamada secretora, é caracterizada pelo hormônio progesterona. Entre estas duas fases ocorre a ovulação que é controlada basicamente por estes hormônios.

Enquanto a primeira fase tem uma duração variável, a segunda fase é bastante constante, com uma duração de 2 semanas. Portanto a ovulação ocorre cerca de 2 semanas antes da data em que você está esperando a próxima menstruação. Ficou confuso? Vamos ver alguns exemplos:

Exemplo 1: Ciclo menstrual de 28 dias
Primeira fase (variável) tem 14 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação)
Ovulação no 14º dia do ciclo
Segunda fase (constante) tem mais 14 dias
Menstruação vem a cada 28 dias (14 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

Exemplo 2: Ciclo menstrual de 24 dias
Primeira fase (variável) tem 10 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação)
Ovulação no 10º dia do ciclo
Segunda fase (constante) tem mais 14 dias
Menstruação vem a cada 24 dias (10 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

Exemplo 3: Ciclo menstrual de 35 dias
Primeira fase (variável) tem 21 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação)
Ovulação no 21º dia do ciclo
Segunda fase (constante) tem mais 14 dias
Menstruação vem a cada 35 dias (21 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

E claro, se você tem um ciclo irregular fica muitas vezes difícil determinar com clareza qual é o seu período fértil.

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

Para responder essa pergunta você precisa compreender 2 coisas. A primeira é que o óvulo pode ser fertilizado até aproximadamente 24 horas depois da ovulação. A segunda é que o espermatozoide é capaz de sobreviver por até 5 dias. Portanto a gravidez é possível para algumas mulheres se você tiver relações de 5 dias antes da ovulação até o dia seguinte da ovulação.

Qual a relação do período fértil com a ovulação?

Para saber o seu período fértil, se você tem ciclos regulares, basta determinar o dia provável da ovulação. Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você pode engravidar. Por exemplo, se o seu ciclo tem 28 dias e você ficou menstruada no dia 01/05, a ovulação será por volta do dia 15 de maio. Então o período fértil é aproximadamente do dia 10 ao dia 16 (5 dias antes até um dia depois da ovulação).

Quais são os sintomas do período fértil?

Não existe um sintoma do período fértil, mas o que algumas mulheres percebem são os sintomas da ovulação. Se você tiver os sintomas abaixo isso pode significar que você está ovulando. Neste dia ou no dia seguinte existe uma boa chance de você engravidar se tiver relações desprotegidas. Estes são seus dias férteis e os principais sinais pra poder identificar a sua ovulação são:

  • Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 0,3ºC.
  • Corrimento vaginal, leve, claro, transparente e fino. Com uma consistência mais escorregadia e com aspecto de muco, semelhante ao da clara de ovo.
  • Dor na parte inferior do abdome, no lado onde a ovulação está ocorrendo. Esse tipo de dor chama-se Mittelschmerz (do alemão “dor do meio”), pode aparecer de forma súbita e normalmente melhora após algumas horas. Ela ocorre no momento em que os óvulos são liberados.
  • Aumento do desejo sexual.
  • Discreta perda de sangue vaginal.
  • A vulva ou a vagina podem parecer inchadas.
  • Aumento da sensibilidade nas mamas.
  • Olfato fica mais sensível (às vezes, o paladar também).
  • Sensação de gases na barriga.

Existem ainda no mercado alguns testes de farmácia que ajudam a saber se você está ovulando e mesmo exames de ultrassom que podem ajudar, como o controle de ovulação. Converse com o seu médico se você precisa de ajuda para saber quando ovula ou qual o seu período fértil.

Qual a porcentagem de chance de engravidar no período fértil?

A chance de engravidar durante o período fértil varia conforme o dia em que você tem relação. Um ou dois dias antes de ovular é sua melhor chance de engravidar naquele ciclo. Veja o gráfico abaixo aonde no eixo X existe o dia em relação a ovulação (dia 0) e no eixo Y a chance de engravidar.

Chance de Engravidar no Período Fértil

Probabilidade de Gravidez de Acordo com a Data do Coito/Ovulação. O dia da ovulação é o dia 0 (zero). Adaptado de Dunson et. al, Assessing human fertility using several markers of ovulation. Statistics in Medicine, 2001.

Qual a chance de engravidar depois da menstruação?

Logo após a menstruação a chance de engravidar é muito baixa pois o útero não está preparado para receber o óvulo fecundado. Entretanto independente da fase do ciclo nunca temos como ter 100% de certeza da data de ovulação. Portanto o método da tabelinha (ter relação apenas em dias não férteis) não é confiável. Se você busca um método anticoncepcional procure o seu médico.

Por que usar uma calculadora determinar a sua fertilidade?

Caso você esteja demorando um pouco para engravidar saber o seu dia fértil pode ser uma boa ajuda. Apesar do seu corpo dar um monte de pistas de que você pode estar ovulando, manter um registro dos seus ciclos menstruais e poder estimar o seu período fértil aumentam as suas chances de engravidar.

Embora em média um casal conceba após cerca de 5 ou 6 meses de tentativas, pessoas que sabem como determinar a sua ovulação e mantêm relações desprotegidas durante o período fértil aumentam suas chances de engravidar!

Assine nosso informativo e receba as novidades primeiro!

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento WhatsApp