Calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) e Peso Ideal

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que usa sua altura e peso para saber se seu peso é saudável. O IMC leva em consideração as variações naturais na forma do corpo, dando uma faixa de peso saudável para uma determinada altura. Entretanto, para dizer se você é saudável os profissionais de saúde não utilizam exclusivamente o seu IMC. Em caso de dúvida consulte o seu médico.


CM
KG

Como se calcula o IMC?

O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros).

Fórmula para Cálculo do IMC

Fórmula para Cálculo do IMC

Como o cálculo requer apenas altura e peso, o índice de massa corporal é uma ferramenta fácil e barata! Por exemplo, um adulto que pesa 70 kg e cuja altura é 1,75 m terá um IMC de 22,9.

O que significa o Índice de Massa Corporal?

O IMC é uma maneira padronizada internacionalmente para determinar se um indivíduo esta com seu peso adequado ou se ele é obeso. Este método é utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em estudos epidemiológicos. Entretanto apresenta pouca fidedignidade, pois o mesmo não difere a massa magra da massa gorda. Isso pode ser observado em um atleta com grande quantidade de massa magra o que resulta em um IMC acima do desejável, por conta da massa magra e não do excesso de gordura.

Para determinar se o seu IMC é um risco à saúde, um profissional de saúde realiza avaliações adicionais. Essas avaliações incluem medidas de espessura de dobras cutâneas, avaliações de dieta, atividade física e história familiar.

Como é classificado o IMC?

Para adultos de 20 anos ou mais, o IMC é interpretado usando categorias de status de peso padrão. Essas categorias são iguais para homens e mulheres de todos os tipos de corpo e idades. A recomendação da OMS para classificação do estado nutricional é a seguinte:

Classificação do IMC segundo OMS

Para a maioria dos adultos, um IMC ideal está na faixa de 18,6 a 24,9. Portanto o peso ideal é uma variável bastante ampla. Para crianças e jovens de 2 a 18 anos, o cálculo do IMC leva em consideração idade e sexo além da altura e peso. Em gestantes os valores de referência mudam conforme a idade gestacional da paciente. A alimentação durante a gestação e amamentação deve ser balanceada para garantir a gestante suas necessidades nutricionais.

IMCClassificação
< 16Magreza Grau III
16,0 a 16,9Magreza Grau II
17,0 a 18,4Magreza Grau I
18,5 a 24,9Adequado
25,0 a 29,9Pré-Obeso
30,0 a 34,9Obesidade Grau I
35,0 a 39,9Obesidade Grau II
>= 40Obesidade Grau III

Como saber se uma pessoa está obesa?

Apesar do IMC acima de 30 ser considerado obesidade, é sempre importante consultar o seu médico pois em alguns casos o IMC pode não ser uma medida confiável para avaliar sua saúde nutricional. Por exemplo, o músculo é muito mais denso que a gordura, então pessoas muito musculosas como atletas, podem ter um peso saudável embora o seu IMC seja classificado como obeso. Por outro lado, alguns grupos étnicos como asiáticos podem ter maior risco de problemas de saúde mesmo com o IMC abaixo de 25. Por isso a avaliação médica sempre é imprescindível.

A obesidade é uma doença crônica que resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves.

Valores altos de IMC estão correlacionados ainda com a Síndrome Metabólica. O termo síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, derrames e diabetes.

Por isso além do cálculo do IMC temos no resultado a calculadora de peso ideal, que utiliza a sua altura para determinar qual a faixa de peso ideal para você! Manter um peso adequado é importante para a sua saúde!

Como melhorar o meu IMC?

Inicialmente é importante conversar com o seu médico para que ele possa avaliar se realmente você precisa aumentar ou diminuir o seu peso. Caso você esteja com o peso muito baixo é importante um plano alimentar adequado para que ele aumente de maneira saudável.

Por outro lado, caso você precise perder peso um plano alimentar com restrição calórica é importante. Além disso praticar exercícios físicos com regularidade acelera o seu metabolismo e favorece a perda de peso, melhorando a sua saúde!

Afinal, de onde vem o Índice de Massa Corporal?

O IMC é muito fácil de medir e calcular e, portanto, é a ferramenta mais comumente usada para correlacionar o risco de problemas de saúde com o peso em nível populacional. Foi desenvolvido por Adolphe Quetelet durante o século XIX. Durante a década de 1970 e com base especialmente nos dados e relatórios do estudo de sete países, os pesquisadores notaram que o IMC parecia representar bem o risco de problemas relacionados à adiposidade e excesso de peso.

Como qualquer outra medida, não é perfeita porque depende apenas da altura e do peso e não leva em consideração diferentes níveis de adiposidade com base na idade, nível de atividade física e sexo. Por isso, espera-se que superestime a adiposidade em alguns casos e a subestime em outros.

Assine nosso informativo e receba as novidades primeiro!

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento WhatsApp