Calculadora de Semanas em Meses

Apesar de a maneira técnicamente correta para contar a idade gestacional ser em semanas e dias, preparamos esse ferramenta que converte a idade gestacional em meses para te ajudar a descomplicar essa relação entre semanas e meses correspondentes ao tempo de gravidez. A calculadora utiliza a conversão sugerida pela Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde (versão 2018).



Como faço pra transformar semanas em meses? A matemática da gravidez pode parecer um pouco confusa se você não está familiarizada com a contagem em semanas. Felizmente compreender como o seu médico conta a idade gestacional em semanas é mais simples do que parece.

Pra você que está em dúvidas de como converter a sua idade gestacional de semanas para meses preparamos essa calculadora/conversor. Pra deixar tudo bem simples ela irá converter de semanas para meses e informar em qual trimestre da gravidez você se encontra.

Mas atenção, tecnicamente falando você deve continuar contando a sua gestação em semanas. E se você tem ainda alguma dúvida sobre como fazer isso preparamos um post bem legal pra te explicar tudo sobre esse assunto: Como se calcula a idade gestacional.

Como se converte semanas em meses?

Converter Semanas em Meses

Converter semanas em meses não é tão difícil assim!

Não é tão complexo como na figura acima, mas também não é tão simples. Acontece que não dá um número exato. Um mês tem algo em torno de 4,3 semanas e uma gravidez completa tem 9,3 meses (considerando o calendário juliano). Então acaba que é impossível converter, com precisão as semanas em meses. Entretanto algumas pessoas fazem essa conversão por aproximação e o Ministério da Saúde utiliza uma dessas aproximações na Carteirinha da Gestante. Na nossa conversão utilizamos a recomendação do Ministério da Saúde.

Quantas semanas tem uma gestação completa?

Uma gestação completa tem em média 40 semanas (ou 280 dias). A sua data provável do parto (dia em que completa 40 semanas), é contada a partir do primeiro dia da última menstruação. Sim, sabemos que você não está grávida quando está menstruada, mas convencionou-se contar desta forma. Se você quiser ficar expert em converter semanas em meses preparamos essa tabela pra te ajudar a converter semanas em meses a qualquer momento!

Quantas semanas tem um trimestre?

Se você dividir as 40 semanas por 3 (três trimestres), verá que o resultado não é um número exato. Portanto cada trimestre tem entre 13 e 14 semanas, sendo que a divisão é portanto arbitrária.

A gravidez dura nove ou dez meses?

Bom se há quatro semanas num mês, então as 40 semanas seriam 10 meses não? Não exatamente. Quatro semanas são 28 dias e os meses tem entre 30 e 31 dias (com exceção de fevereiro, é claro). Portanto não é possível converter com precisão o número de semanas em meses. Muito antigamente o calendário utilizado era lunar e, aí sim, todos os meses tinham 28 dias. Naquela época poderiamos dizer que a gravidez tinha 10 meses. Entretanto hoje usamos o calendário juliano. O calendário juliano foi o calendário adotado pelos romanos com a finalidade de corrigir a discrepância que havia no calendário romano. Dessa forma os meses não tem 4 semanas (é algo perto de 4,3) e portanto a gravidez não tem mais 10 meses (e sim 9,3)… e toda essa imprecisão deixa qualquer mulher maluca!

Quero números redondos!

Só tem uma maneira…. comece a contar o tempo da sua gestação em semanas, como o seu médico!

Referência

  1. Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde

Assine nosso informativo e receba as novidades primeiro!

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento WhatsApp