Alterações de humor na gravidez

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 02/07/2022   54 Views  

Um dos fenômenos mais comuns durante a gravidez é a oscilação e a mudança repentina de humor ao longo do dia. Ao contrário do que muitos pensam, essas alterações não ocorrem apenas por conta dos hormônios. 

Na verdade, os principais culpados pelas oscilações no humor durante a gestação são a ansiedade, o medo e as diversas mudanças no físico da mulher. Segundo especialistas na área de obstetrícia, o lado emocional pesa muito mais para o humor do que os hormônios.

Confira esses e outros fatos a respeito das alterações de humor na gravidez.

O que são alterações de humor?

O nosso humor flutua conforme as situações da nossa vida vão acontecendo. No entanto, uma alteração brusca de humor que ocorre repetidas vezes pode sinalizar que algo não vai tão bem no corpo e na mente do indivíduo. O mau humor, a irritabilidade, a fadiga e a impaciência podem estar querendo mandar uma mensagem. Também algumas instabilidades comportamentais repentinas podem indicar problemas graves, como a depressão ou a ansiedade generalizada.

Alterações de Humor

Quando começam as alterações de humor na gravidez?

As mudanças de humor podem ocorrer em qualquer estágio da gravidez, mas são mais comuns no primeiro e terceiro trimestres. No primeiro trimestre, a ansiedade sobre as mudanças que ocorrem no corpo e o medo de abortar são causas comuns de oscilações de humor.

No terceiro trimestre, à medida que a data de vencimento se aproxima, muitos as mulheres experimentam o que é chamado de “instinto de nidificação” ou síndrome do ninho arrumado. Isto é quando uma mulher sente a necessidade de limpar e organizar sua casa em preparação para a chegada do bebê. O instinto de nidificação pode levar a mudanças de humor por causa do aumento dos níveis de ansiedade e estresse.

Quais são os sintomas mais comuns de alterações de humor na gravidez?

Os sintomas mais comuns de as mudanças de humor na gravidez são:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Humor
  • Vontade de chorar

O que causa alterações de humor na gravidez?

A causa mais comum das mudanças de humor na gravidez são as mudanças bruscas e dramáticas nos níveis hormonais. Essas mudanças podem levar a sentimentos de ansiedade, depressão e irritabilidade. Vejamos a seguir as principais causas das alterações de humor na gravidez.

Preocupações

Se mesmo as mães mais precavidas e com um planejamento mais estruturado são pegas de surpresa durante a gestação, é preciso ter calma ao longo desse processo e lidar com uma etapa de cada vez.

As maiores preocupações que afligem as mães envolvem o futuro da família, principalmente em relação ao financeiro. Mas isso não pode afetar o emocional da gestante de forma exagerada. Ao se tratar tudo com a devida calma, a fase será vivida da forma certa e com o mínimo de estresse possível.

Se você está preocupada com o futuro financeiro, saiba que já preparamos um post sobre quanto custa ter um filho para que você tenha uma idéia do que virá após a gestação.

Outros sintomas

As alterações no humor podem também ser geradas ou agravadas por outros sintomas comuns à gravidez, como a náusea. Isso pode ser um dos maiores problemas durante os primeiros três meses da gravidez, privando a gestante do prazer de saborear uma boa refeição.

É muito comum que estes sintomas estejam relacionados com as emoções que este momento da vida trazem para a futura mãe. Portanto a chegado do novo filho está cercada de sentimentos novos que você e todas as outras grávidas irão experimentar com a chegada do bebê.

Outros sintomas que podem piorar a situação emocional são causados pelas rápidas mudanças no corpo, como inchaço no pé e dores nas costas, bem como má digestão e azia. Tudo para complicar ainda mais o dia a dia.

Hormônios

Embora não sejam os principais causadores das mudanças de humor, os hormônios também desempenham um importante papel para as oscilações. Altos níveis de estrogênio e progesterona, por exemplo, trazem sintomas parecidos aos da tensão pré-menstrual.

Em todo caso, os hormônios são responsáveis pelo natural desenvolvimento do bebê durante a gravidez, e os efeitos que provoca no corpo são uma parte importante do processo. Portanto essa montanha russa de emoções é um fator bastante característico do período pré-natal.

Irritabilidade - Alterações do Humor na Gravidez

Full size photo of angry pregnant woman scared man sit sofa mood swing indoors in house living room.

É normal se sentir irritada durante a gravidez?

É bastante normal sentir-se mais irritável durante a gravidez. Afinal de contas, o corpo passa por muitas mudanças e isto pode ter seu preço.

A melhor maneira de lidar com isso é tentar ficar calma e relaxada. Se você descobrir que suas mudanças de humor estão afetando seu dia-a-dia, então vale a pena conversar com seu médico obstetra ou mesmo procurar ajuda de um psiquiatra. Eles podem ser capazes de oferecer algum conselho ou apoio. Eventualmente o sintoma de irritabilidade pode ser parte de um quadro de depressão, bastante comum na gravidez ou no puerpério.

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a administrar suas mudanças de humor durante a gravidez:

  • Tente descansar e dormir bastante
  • Tenha uma dieta saudável e equilibrada
  • Evite cafeína e álcool
  • Mantenha-se sempre bem hidratada
  • Tire algum tempo para você mesmo todos os dias para fazer algo que você gosta
  • Pratique exercícios de uma maneira regular, você não precisa virara atleta de elite, mas uma boa caminhada diária já irá ajudar
  • Fale com seu parceiro, família e amigos sobre como você está se sentindo, procurar ajuda e dividir os problemas irão melhorar o seu bem estar

Dicas

Algumas atitudes podem contribuir para a gestante diminuir o incômodo emocional gerado pelas oscilações intensas de humor na gravidez.

Uma dica básica mas que funciona é evitar um pouco notícias muito tristes, especialmente se envolverem bebês ou crianças. Esse tipo de notícia pode mexer com o emocional de qualquer um, o que dirá das futuras mães que já passam por um alto nível de estresse!

Outra coisa: não se deixe assustar pela ansiedade em relação ao parto em si ou pela vontade incontrolável de conhecer o seu neném! Na última parte do processo, dar à luz pode provocar oscilações intensas no humor, mas tudo não passa de ansiedade positiva para ver o rosto do seu filhote e segurá-lo no colo!

Conclusão

O essencial para lidar com as alterações de humor durante a gravidez é manter um olhar positivo sobre todo o processo. Não se deixe abater pelo lado ruim da experiência! Busque distrações que ajudem a aliviar o estresse e também não dispense a ajuda de familiares e amigos, para conversar sobre tudo que está sentindo durante esse período!

Enquanto que as mudanças de humor são comuns na gravidez, a depressão ou a ansiedade são questões diferentes. Depressão e ansiedade não são o mesmo que “mudanças de humor”.

Depressão ou ansiedade durante a gravidez podem aumentar o risco de depressão ou ansiedade após o parto. É importante que você converse com seu médico sobre seus problemas emocionais se achar que pode estar deprimida. Seu médico pode ajudar, então, por favor, fale. Você não precisa sofrer em silêncio.

Caso você tenha dúvidas sobre os sentimentos que está tendo, utilize nossa ferramenta para ajudar a detectar depressão puerperal.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 02/07/2022   54 Views