O que é o Estrogênio?

Categorias: Gestantes, Termos
Data: 25/05/2020   340 Views  

Os estrógenos (sim, no plural!) são hormônios importantes para o desenvolvimento sexual e reprodutivo, principalmente em mulheres. O termo “estrogênio” refere-se a todos os hormônios quimicamente semelhantes nesse grupo, que são estrona, estradiol (principal em mulheres em idade reprodutiva) e estriol.  Eles também são chamados de hormônios sexuais femininos. 

A maioria das pessoas conhece o estrogênio por seu papel ao lado da progesterona no ciclo menstrual, na saúde sexual e reprodutiva feminina.

Estrogênio no ciclo Menstrual

Alterações hormonais no ciclo menstrual. Os níveis de estrogênio durante o ciclo menstrual estão marcados em cinza.

Os ovários, glândulas supra-renais e tecidos gordurosos produzem estrogênio. Tanto o corpo feminino quanto o masculino possuem esse hormônio, mas as as mulheres produzem mais do que os homens.

Estrona

Este tipo de estrogênio está presente no corpo após a menopausa. É uma forma mais fraca de estrogênio e que o corpo pode converter para outras formas de estrogênio, conforme necessário.

Estradiol

Tanto homens quanto mulheres produzem estradiol, e é o tipo mais comum de estrogênio nas mulheres durante seus anos reprodutivos.

O excesso de estradiol pode resultar em acne, perda de desejo sexual, osteoporose e depressão. Níveis muito altos podem aumentar o risco de câncer de útero e mama. Por outro lado, baixos níveis podem resultar em ganho de peso e doenças cardiovasculares.

Estriol

Os níveis de estriol aumentam durante a gravidez, pois ajudam o útero a crescer e prepara o corpo para o parto. Os níveis de estriol atingem o pico imediatamente antes do nascimento.

Quais são as funções dos estrogênios?

Os estrogênios possuem diversas funções em diferentes órgãos. As principais funções dos estrogênios são:

  • Ovários: os estrogênios ajudam a estimular o crescimento do folículo ovariano, sendo primordiais para que ocorra a ovulação;
  • Vagina: na vagina os estrogênios ajudam a manter a espessura da parede vaginal adequada e promovem a lubrificação vaginal;
  • Útero: os estrogênios ajudam a regular também a espessura do endométrio, camada mais interna do útero;
  • Mamas: o corpo utiliza o estrogênio para o crescimento e desenvolvimento das mamas. Este hormônio também ajuda a interromper a produção de leite no fim da amamentação.

Existem alimentos que possuem estrogênio?

Existem alguns alimentos de origem vegetal, como os frutos secos, as oleoginosas ou os produtos de soja, que contêm compostos muito semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar. Esses compostos são compostos são conhecidos como fitoestrogênios.

Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:

  • Frutas: maçã, romãs, morango, oxicocos, uva;
  • Legumes: cenoura, inhame;
  • Grãos: aveia, cevada, germe de trigo;
  • Óleos: óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.

Referência

  1. Hormônios: parceiros fiéis das mulheres
Categorias: Gestantes, Termos
Data: 25/05/2020   340 Views