Tabela Chinesa para Descobrir o Sexo do Bebê

ATENÇÃO:

A tabela Chinesa para determinação do sexo do bebê é apenas uma brincadeira. Ao utilizar nossa calculadora você confirma estar ciente de que trata-se de um processo lúdico e não científico. Dessa forma a chance de acertar o sexo do bebê utilizando a calculadora não é melhor do que um simples palpite. Para determinar o sexo do bebê métodos científicamente comprovados como a sexagem fetal ou a ultrassonografia devem ser utilizados.



Menino ou menina? Talvez essa seja a primeira dúvida que passa na sua cabeça depois de descobrir se está grávida. Certamente alguém irá comentar com você sobre a Tabela Chinesa pra determinar o sexo do bebê e como já sabemos que toda a mamãe é curiosa disponibilizamos aqui um método fácil pra você utilizar a tabela sem precisar quebrar a cabeça fazendo um milhão de contas ou olhando em tabelas.

Para utilizar a tabela Chinesa é necessário que você informe a data de nascimento da mamãe e a idade gestacional (tempo de gravidez). O método da tabela Chinesa precisa que você determine a sua idade lunar (sim, com base no calendário lunar mesmo) e o mês em que ocorreu a concepção. Estes dois dados são utilizados em uma tabela para tentar descobrir o sexo do bebê.

Como calcular a idade lunar da mãe pode ser um pouco chato e complicado nosso sistema já faz isso automaticamente. O mês da concepção também é determinado com base na sua idade gestacional que pode ser calculada pela data da última menstruação (DUM) ou data provável do parto (DPP). Estas informações podem ser obtidas na sua carteira de pré-natal.

Como funciona a tabela Chinesa?

Ninguém sabe ao certo como essa tabela funciona ou de onde esse cálculo veio. Possivelmente esse método utiliza algo que correlaciona o alinhamento de astros e o dia em que a mulher engravidou. Aparentemente esse método foi descoberto em um gráfico encontrado enterrado em uma tumba próxima a Pequim há cerca de 700 anos atrás. Acredita-se que a sua utilização iniciou durante a Dinastia Qing (1644 – 1912).

Registros históricos mostram que esse método foi utilizado principalmente pelos imperadores que desejavam que suas mulheres gerassem homens para, assim, perpetuar a dinastia. Como ela é capaz de descobrir o sexo do bebê ninguém sabe ao certo. Alguns sites na internet alegam que a tabela tem uma chance de acertar o sexo do bebê de mais de 90%. Mas como você sabe nem tudo que está na internet é verdade.

Trabalhos científicos sérios demonstram que a sua eficácia é próxima a 50% – ou seja, não é muito melhor que um chute ou um palpite.

Para que se descubra o sexo do bebê com a tabela Chinesa é necessário saber a idade lunar da mãe. O cálculo da idade lunar da grávida pode ser feito com base na sua idade calculada como fazemos habitualmente, sendo necessário somar 1 em alguns casos específicos. Dependendo do mês em que a mamãe nasceu será necessário fazer essa soma. Entenda abaixo como o cálculo da idade lunar da grávida é feito.

Idade Lunar

Para saber a sua idade lunar, basta acrescentar 1 a sua idade do calendário Gregoriano. Essa regra funciona para todos os meses MENOS janeiro ou fevereiro. Ou seja, se você tem 20 anos e nasceu em agosto, precisa adicionar 1 na sua idade. Logo sua idade lunar será 21 anos. Agora se a mulher tem 25 anos e nasceu no mês de fevereiro, sua idade lunar será de 25 anos. Vejamos mais alguns exemplos:

Ex. 1: Se você tem 28 anos e nasceu em janeiro não é necessário somar 1 à idade, e sua idade lunar é 28 anos.

Ex. 2: Se a mulher tem 35 anos e faz aniversário em março, sua idade lunar será 36 anos.

Ex. 3: Se você tem 30 anos e faz aniversário em fevereiro, sua idade lunar será 30 anos.

Ex. 4: Se a mulher tem 26 anos e faz aniversário em setembro, sua idade lunar será 27 anos.

Ex. 5: Para uma mulher que faz aniversário em dezembro e tem 23 anos, para descobrir a sua idade lunar basta adicionar 1. Ou seja, tem 24 anos de idade lunar.

Enfim, nos casos do nascimento ter ocorrido entre os meses de março a dezembro a regra é sempre preciso somar 1 na idade da gestante. Já quando a gestante nasceu em janeiro ou fevereiro não é necessário somar nada.

E quando a mãe nasceu antes da data prevista?

Um ponto relevante que deveria ser levado em consideração é com relação as mães que nasceram prematuras – antes da hora. Neste caso para que você descubra a idade lunar seria necessário calcular a idade com base no mês quando você deveria ter nascido. Ou seja, se você nasceu prematura em janeiro e deveria ter nascido em março, a conta deve ser feita somando mais um ano na idade do calendário Gregoriano.

A segunda informação importante para saber o sexo do bebê é o mês em que ele foi concebido. E aqui esta data não é aquela data da última menstruação que o seu obstetra utiliza.

O que é o mês da concepção?

O mês da concepção é o mês em que ocorreu a relação sexual que determinou a gravidez. Ou seja é o dia em que a gestante engravidou. A concepção do bebê geralmente ocorre 14 dias depois da data da última menstruação. Portanto se a ultima menstruação foi dia 23 janeiro e a paciente tem um ciclo menstrual normal, a concepção será fevereiro. Dessa forma a idade gestacional contada em meses a partir da última menstruação não deve ser utilizada e sim o mês em que paciente ficou grávida.

Já explicamos em outro post com detalhes o motivo pelo qual a idade gestacional é calculada dessa forma. Se você não sabe ao certo quando engravidou então pode usar nossa calculadora de idade gestacional para isso. Se você colocar a sua idade gestacional correta ela tem grande eficácia pra acertar o dia da concepção.

Meu Deus, é muita regrinha! Sim, por isso desenvolvemos essa calculadora da tabela Chinesa. Assim você poderá usar essa brincadeira para saber se o seu bebê é menino ou menina sem precisar quebrar a cabeça pra calcular sua idade lunar ou o mês da concepção.

A Tabela Chinesa

A tabela Chinesa original pode ser vista na tabela abaixo. Para determinar se é um menino ou uma menina basta cruzar a idade lunar da gestante com o mês de concepção do bebê. Por exemplo, se a mulher tem 25 anos de idade lunar e a gravidez (concepção) ocorreu no mês de janeiro, basta cruzar a linha dos 25 anos com o mês de janeiro para que você descubra que o sexo do bebê. Segundo a tabela chinesa, é feminino, portanto uma menina!

A tabela abaixo contém todos os meses do ano nas colunas e nas linhas a idade da gestante de acordo com a idade lunar. Lembre-se que o mês de concepção é o mês que a gestante ficou grávida e a teoria da tabela chinesa diz que a idade lunar deverá ser utilizada. Essa tabela milenar pode ser usada em qualquer período da gravidez mas não passa de uma brincadeira. Não pode portanto substituir os exames de sexagem fetal ou ultrassom.

Tabela Chinesa para descobrir o sexo do bebê

Aproveite para brincar com a tabela chinesa durante a sua gravidez. E ainda, como existe uma série de regras difíceis, as gestantes devem aproveitar a calculadora que agora está disponível em nosso site!

Qual é a porcentagem de acerto da tabela Chinesa?

Um estudo publicado no ano de 2010 avaliou a chance de acerto da tabela baseada no calendário lunar Chinês para predizer o sexo do bebê. A conclusão dos autores foi de que a Tabela Chinesa não é melhor do que jogar uma moeda pra cima e tirar cara ou coroa. Ou seja, a porcentagem de acerto da tabela Chinesa é em torno de 50%. Portanto o método não pode ser utilizado para pintar um quarto ou fazer qualquer outra coisa pois não passa de uma brincadeira, sem nenhuma ciência ou teoria conhecida (pelo menos até o momento).

Se você quiser conhecer o artigo na íntegra, você pode ver ele aqui: Accuracy of the Chinese lunar calendar method to predict a baby’s sex: a population-based study.

Menino ou Menina? Quais os métodos confiáveis para saber o sexo do bebe?

Em que pese a tabela Chinesa ser um método milenar e muito usado ainda china desde a Dinastia Qing, se você realmente quer saber se é menino ou menina precisa usar algum exame mais eficaz que a tabela Chinesa. É bem normal as brincadeiras durante a gravidez pra achar o sexo do bebê, mas é importante usar um método preciso e para isso temos hoje exames que a ciência nos disponibiliza.

Para saber o sexo da criança hoje temos o exame de sexagem fetal e a ultrassonografia. Enquanto que o método da tabela Chinesa acerta em 50% das vezes, a técnica médica de usar a sexagem ou o ultrassom pode acertar em mais de 99% das vezes! Basta realizar os exames na idade gestacional correta. Se você tem dúvidas sobre a sua idade gestacional conheça nossa calculadora de idade gestacional pra te ajudar a saber exatamente o seu tempo de gravidez.

Sexagem Fetal

A sexagem é um método que utiliza uma amostra de sangue materno e pesquisa se existe algum indício da presença do cromossomo Y no sangue na mãe. Parte do DNA do feto passa para a circulação da mãe então no caso de uma gestação aonde o sexo da criança é masculino existem fragmentos do cromossomo Y na circulação da mãe. Já numa gestação aonde o sexo da criança é feminino esse material não existe. Esse teste geralmente é realizado após a oitava semana de gravidez e é bastante eficaz pra dizer se a gestante espera um menino ou uma menina nessa gravidez. Se você quiser saber mais sobre a sexagem fetal temos um post dedicado a isso.

Ultrassom para determinar o sexo do bebê

Já no caso do ultrassom demora um pouco mais de tempo pra saber se é um menino ou uma menina. De acordo com a literatura pertinente, o período ideal para descobrir o sexo do bebê é após 14 semanas de gestação. Abaixo desta idade gestacional o exame é impreciso, entretanto com 13 semanas muitas vezes já dá pra ter uma boa idéia do sexo do bebê. Veja nosso artigo sobre a determinação do sexo do bebê pelo ultrassom. O exame de ultrassom geralmente é solicitado pelo obstetra que acompanha o pré-natal.

Enfim, apesar da tabela chinesa ser um método milenar, descoberto em Pequim, ninguém deve esperar que ela acerte sempre. Jamais pinte um quarto de rosa ou azul com base nessa brincadeira. Métodos mais precisos devem ser utilizados hoje em dia para ajudar a descobrir se você está gestando um menino ou menina nessa gravidez!

Assine nosso informativo e receba as novidades primeiro!

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento WhatsApp