Cansaço na gravidez: 4 dicas para lidar com o 3° trimestre

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 26/07/2022   21 Views  

Um momento que envolve descobertas, expectativas, medos, preocupações e dúvidas. Embora cada mulher possa passar por diferentes momentos durante a gestação, alguns cuidados especiais são válidos para todas.

As fases da gravidez

Desde o início, a gestação tem as transformações no decorrer dos dias, semanas e meses, seja no corpo da mãe e no desenvolvimento do bebê. Considerando cada aspecto dessas mudanças, a gestação é dividida em três trimestres, que demarcam e sinalizam todos os fatores envolvidos.

No primeiro trimestre, acontece a transformação do óvulo em embrião, a partir do processo de divisão de células. Já durante o segundo trimestre, o corpo do bebê se desenvolve por inteiro. Mas é só no terceiro e último trimestre que ele ganha altura e peso. E é justamente nesse período também que o corpo da mulher começa a se preparar para a hora tão esperada do parto.

Cansaço na Gravidez

Alterações maternas durante a gravidez. O aumento do volume abdominal e outras alterações podem causar o cansaço.

Como lidar com o ultimo trimestre gestacional?

Vimos, portanto, que o terceiro trimestre é uma fase em que as expectativas para a chegada do novo membro da família aumentam, assim como alguns sintomas, principalmente o cansaço.

É fato que conforme a gravidez decorre, o corpo da mulher precisa se esforçar mais para ter energia suficiente para garantir que o bebê se desenvolva de maneira saudável. E isso decorre devido aos hormônios que agem de forma a preparar o organismo da mulher para tal função.

Sendo assim, diante do cansaço e fadiga decorrentes, algumas dicas de cuidados são essenciais para respeitar o funcionamento do organismo e o relógio biológico, garantindo assim o bem-estar nesse momento especial.

Garanta uma boa noite de sono

Seja com o uso de travesseiros entre as pernas ou alternativas, procure o jeito mais confortável para dormir. Usualmente dormir de lado é mais confortável para a gestante, além de ajudar a evitar a compressão dos vasos sanguíneos. Aproveite para ler nossas 6 dicas de como ter uma boa noite de sono!

Conte com a ajuda de seus familiares

Em qualquer fase da gestação, descansar é preciso. Sendo assim, não precisa tentar dar conta de tudo sozinha. Aceite a contribuição de amigos próximos e familiares, pois seu corpo precisa de repouso.

Faça exercícios físicos adequados

Atividades físicas têm a capacidade de promover benefícios para o melhor funcionamento do corpo e, em consequência, mais disposição. Pilates, yoga, alongamento e outras técnicas podem ser indicadas para gestantes, principalmente no terceiro trimestre. Algumas atividades com impacto também devem ser evitadas. Para ficar por dentro de tudo que você pode e não pode fazer não deixe de ler nosso post sobre atividade física na gestação.

Cansaço na gravidez

Fazer Pilates durante a gestação pode ser uma maneira bastante interessante de se exercitar.

Tranquilize o emocional

Uma mente mais tranquila proporciona mais descanso para o corpo como um todo. Sendo assim, compartilhar seus medos, preocupações e outras questões é essencial, seja com família, amigos e também com algum profissional de saúde mental, quando necessário. As alterações de humor como a depressão são muito comuns nessa fase. Se você estiver se sentindo triste sem motivo não deixe de procurar ajuda!

Cuidado e atenção em todas as fases da gestação

A gestação é um período mágico e encantador da vida da mulher. Porém, vimos que alguns incômodos, preocupações e iscos também podem fazer parte. Sendo assim, além de um acompanhamento médico especializado, a mulher também necessita de exames de alta qualidade para o melhor verificar o desenvolvimento do seu bebê.

E é por esta razão que nós da Fetalmed, clínica especializada no atendimento em medicina fetal, com ênfase em ultrassom para gestantes, atuamos com dedicação e cuidado, oferecendo excelência nos exames que você precisa.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 26/07/2022   21 Views