Data Provável do Parto (DPP): o que é e como calcular

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 13/08/2022   42 Views  

Na primeira consulta do pré-natal, certamente toda gestante vai ouvir o seu médico obstetra falar na famosa DPP, mas o que é isso afinal? DPP é a abreviação que os obstetras usam para Data Provável do Parto ou DPP.

A Data Provável do parto por definição é o dia em que a gestação completa 40 semanas, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. Note que a data provável do parto não é o dia que o seu bebê vai nascer, é apenas um marco temporal das 40 semanas.

Quando é mais provável que o bebê vai nascer

Apesar de chamarmos de “data provável do parto” isso não significa que o seu bebê vai nascer nesta data. Em uma gestação normal, o parto costuma ocorrer entre 37 e 42 semanas. Ou seja, também é possível que o parto passe um pouco da data provável do parto sem que isso signifique algum problema. Lembre-se que cada bebê tem o seu tempo para nascer.

No gráfico abaixo podemos ver a freqüência de partos que ocorrem conforme a idade gestacional. Note que realmente a maioria acaba ocorrendo por volta da quadragésima semana de gestação.

Frequência de Partos Por Idade Gestacional

Freqüência de partos de acordo com a idade gestacional. Adaptado de Sairam, Obstet Gynecol 2002.

Como você pode notar os partos começam a acontecer com 37 semanas, quando teoricamente o desenvolvimento do bebê está completo (chamamos de gestação à termo). A maioria dos nascimentos ocorre realmente por volta de 40 semanas. E, alguns bebês tem o nascimento um pouco mais cedo, antes do termo.

O nascimento acima de 42 semanas atualmente já é bastante incomum. Com as técnicas de indução do parto e a operação cesariana o problema chamado gestação prolongada já está praticamente erradicado.

Como o médico calcula a DPP

Existem duas maneiras de calcular a data provável do parto. A mais antiga e conhecida é a regra de Nägele. Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele.

Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês. Por exemplo, se a última menstruação foi em 13/08, a DPP será 20/05.

Apesar de muito prática para fazer o cálculo da data provável do parto a regra de Nägele não é perfeita. Para sabermos com exatidão a data provável do parto teríamos que somar 280 dias (40 semanas) na data da última menstruação. E isso seria um trabalho bastante árduo e demorado se não tivéssemos a regra de Nägele e por isso ela é tão usada.

Entretanto, hoje temos a nossa disposição computadores e nossos smartphones. Portanto é muito simples abaixar um aplicativo para calcular a data provável do parto. Os aplicativos e sistemas de computadores irão calcular rapidamente e com precisão quando a gravidez irá completar exatamente 40 semanas.

Você também pode usar para calcular a sua DPP calculadoras online como nossa calculadora de idade gestacional.

A DPP calculada pelo Ultrassom

Em cerca de 40% das vezes a idade gestacional (o tempo de gravidez) não “bate” com a última menstruação da gestante. Por vezes por que a mulher não sabe exatamente quando foi a sua última menstruação. Em outros casos isso pode ocorrer por que a mulher não tem um ciclo menstrual regular.

Nestes casos utilizamos o ultrassom para determinar a idade gestacional e a data provável do parto. A idade gestacional calculada pelo ultrassom é bastante confiável. O método utilizado nestes casos é fazer a medida da cabeça do bebê, do seu abdômen e do fêmur. Com estes parâmetros é possível determinar a idade do bebê com uma margem de erro bem pequena.

Em gestações iniciais ao invés de medir todos estes parâmetros do bebê, o ultrassonografista irá medir apenas o comprimento cabeça-nádegas do bebê. Este é o parâmetro mais confiável para calcular a idade gestacional. A margem de erro é de apenas 3 a 5 dias nestes casos.

Uma vez que a sua idade gestacional foi determinada a data provável do parto será calculada tomando como base a duração de 40 semanas da gestação.

Qual exame de ultrassom é mais preciso, o primeiro ou o último?

Lembre-se que sempre o primeiro exame de ultrassom é mais preciso para determinar a idade gestacional e consequentemente calcular a data provável do parto. Entretanto leve em consideração que isso não passa de uma previsão da época mais provável do bebê nascer.

A cesárea é marcada na Data Provável do Parto?

Geralmente a cesárea é agendada na 39 semana de gestação. Apesar de considerarmos que teoricamente o feto já está “maduro” com 37 semanas é necessário ter uma margem de segurança. Lembre-se que a medicina não é uma ciência exata e quando o assunto é a segurança e saúde da mamãe e do bebê, precisamos saber lidar com estas “imprecisões”.

Calculando a Data Provável do Parto (DPP)

Entendendo o ciclo menstrual

Para muitas mulheres a questão da idade gestacional é um pouco confusa. De fato isso pode ser um pouco complexo num primeiro momento mas na verdade é bem simples. O fato é que os obstetras contam a idade gestacional a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Sim, quando a menstruação inicia é o dia 1.

Entendendo a sua idade gestacional

Certamente você deve estar se perguntando como pode estar grávida se está menstruada. Sim, sabemos que a ovulação irá acontecer apenas cerca de 2 semanas após a menstruação, e a concepção apenas ocorre após a ovulação. Mas havia necessidade de determinar um marco temporal para contar o início da gravidez. A menstruação foi escolhida pois é um evento único no mês (para a maioria das mulheres).

Afinal de contas, quando eu engravidei?

Para saber o dia mais provável da concepção do seu bebê é preciso entender em detalhes o seu ciclo menstrual, o período fértil e saber com precisão quando aconteceu a sua última menstruação. Para resolver toda essa confusão, se você quer saber quando engravidou, recomendamos que use a nossa calculadora da concepção.

A idade fetal é igual a idade gestacional?

Não. A idade fetal é contada a partir da concepção enquanto que a idade gestacional é contada da menstruação. Ou seja, a idade gestacional utilizada em obstetrícia é sempre 2 semanas a mais do que a idade que o feto realmente tem.

Gostou das informações disponíveis aqui? Lembre-se de sempre consultar a opinião do seu obstetra se tiver dúvidas.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 13/08/2022   42 Views