Como dormir bem durante a gravidez? 6 dicas para uma boa noite de sono

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 27/09/2021   1504 Views  

Assim que recebem a notícia de que se tornarão mães, as mulheres passam a viver momentos de muita alegria, mas também de ansiedade. Afinal, uma nova fase está para começar e promete mudar a vida completamente. Por conta da montanha russa emocional, muitas grávidas sentem dificuldades para dormir.

Se você acaba de descobrir que um bebê está a caminho, vem com a gente conferir algumas dicas de como dormir bem durante a gravidez. Confira!

1 – Durma virada para o lado esquerdo

De acordo com especialistas, a melhor posição para as grávidas dormirem é virada para o lado esquerdo. A posição é benéfica para que o sangue circule melhor entre o bebê e a mamãe, fazendo assim com que o oxigênio chegue mais e possa nutrir a criança.

Se por acaso essa posição se tornar incômoda com o tempo, vire de barriga para cima para relaxar também a coluna.

2 – Faça alguma atividade física durante o dia

Uma boa noite de sono tem muita relação com a rotina que tivemos durante o dia. Idealmente as gestantes devem praticar alguma atividade física durante a gravidez. Ficar cochilando no sofá por muito tempo, exagerar no café, assistir programas com conteúdo violento e coisas do tipo interferem na hora de dormir.

As grávidas podem sentir insônia e ter uma noite bem agitada, acordando várias vezes, prejudicando assim o ciclo do sono. É fundamental tirar ao menos 30 minutos para praticar alguma atividade física, como alongamento, caminhada, yoga, dança, etc. Se mexer irá ajudar para que possa dormir melhor à noite.

3 – Desacelere horas antes de ir para a cama

Para dormir bem durante a gravidez é preciso adotar novos hábitos durante os 9 meses. Um deles é procurar relaxar horas antes de ir para a cama. Escolher um bom livro para ler, evitar o uso de celular, fazer exercícios de respiração profunda, ouvir música com sons da natureza, etc.

Tudo isso contribui para que o seu corpo e mente se desliguem das atividades e preocupação do cotidiano, favorecendo assim a qualidade do sono.

4 – Evite exageros na alimentação

Os médicos já costumam orientar as grávidas quando a gravidez é noticiada a respeito da alimentação. É importante que mulheres grávidas comam bastante cereais integrais, legumes, frutas, peixes, carnes magras e grãos em geral.

Mas, os exageros devem ser evitados, principalmente no início da noite. É o momento de optar por uma refeição mais leve para que o sono seja tranquilo.

Antes de dormir, prepare um chá de camomila e tome um banho quentinho para relaxar a musculatura.

5 – Tenha bons travesseiros

Outra dica que ajuda a dormir melhor durante a gravidez são os travesseiros. Eles proporcionam mais conforto e alinham pescoço, coluna e cabeça, evitando que as grávidas tenham dores musculares ao acordar.

Além do travesseiro tradicional, você pode dormir com um entre as pernas para proporcionar ainda mais comodidade ao corpo. É bastante comum no terceiro trimestre que a gestante tenha um pouco de dor ou desconforto. Para saber o que é normal e o que não é leia nosso artigo sobre as 6 dores que não são normais na gravidez.

travesseiro para grávida dormir bem

6 – Faça breves períodos de descanso durante o dia

Com a gravidez, até mesmo por conta do peso da barriga, é comum sentir dores nas costas, pernas e inchaço nos pés. É fundamental fazer pausas ao longo do dia para não acumular todo o cansaço para a noite. Lembre-se que quanto mais cansada você estiver, menos reparador será o sono. Equilíbrio é tudo durante a gravidez! Veja também nossas dicas de como diminuir o cansaço no terceiro trimestre.

As principais dúvidas da grávida sobre o sono e como dormir

Todo mundo adora dar palpites e dicas para grávida…. basta anunciar a gestação que alguém já vem lá dar uma dica. Muitas vezes são apenas mitos e já preparamos um post sobre os principais mitos da gravidez pra desmitificar isso pra você. Vamos ver agora as principais dúvidas sobre o sono da gestante? 

Qual a posição que a grávida deve dormir?

Como você pode ver na ilustração abaixo, os principais vasos sanguíneo da gestante (Aorta e Veia Cava Inferior) localizam-se entre o útero e a as vértebras da coluna. Portanto, quando a gestante deita com a barriga pra cima o útero comprime estes dois vasos, provocando uma grande alteração hemodinâmica. Isso pode provocar tonturas e mal estar na grávida, além de reduzir o fluxo sanguíneo para o útero.

Não fique preocupara pois dormir de barriga pra cima dificilmente irá trazer algum prejuízo para o bebê… mas pode fazer com que você se sinta mal. Por isso sempre se recomenda deitar com a barriga para o lado, preferencialmente o esquerdo. Mas claro, cansou do lado esquerdo pode virar para o lado direito um pouco. Além disso se a barriga ainda é pequena a chance de que dormir de barriga pra cima traga algum sintoma é muito pequena.Dormir Bem - Idealmente a grávida deve virar para o lado esquerdo

Quantas horas de sono deve ter uma gestante?

O ideal é que a gestante mantenha sempre o mesmo horário de dormir e de despertar. Durma cedo, tome bastante líquido e tente fazer com que o seu sono dure de 10 a 12 horas por dia. O metabolismo da grávida é bastante acelerado e o descanso é importante. Inclusive esse é um dos motivos pelo qual a gestante sente-se constantemente cansada.

Este conteúdo foi útil pra você? Aproveite para conferir nosso post sobre como a posição que a grávida dorme pode interferir na saúde do bebê!

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 27/09/2021   1504 Views