10 principais mitos da gestação

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 25/02/2021   844 Views  

Durante a gestão diversos fenômenos são observados pelas mulheres. O corpo passa por modificações e é comum que surjam diversas dúvidas entre as gestantes, sejam elas de primeira viagem ou não. Dessa forma, alguns mitos foram criados e hoje o conhecimento geral pode levar as pessoas a acreditarem em coisas que não são verdadeiras.

A partir disso, elaboramos este post. Aqui você vai conhecer os 10 mitos mais comuns da gestão. Acompanhe!

1. Alimentação dobrada

Algumas mulheres tendem a pensar que por estarem com uma nova vida crescendo em seu ventre, devem “comer por dois”. Isso é um mito. O ganho de peso durante a gestação é normal, mas a alimentação deve continuar saudável e equilibrada. Cerca de 300 calorias a mais por dia são suficientes para que o bebê tenha a sua alimentação feita com sucesso.

2. Exercícios físicos

Muitas pessoas evitam a prática de exercícios físicos e até julgam as mulheres que continuam a se exercitar durante a gravidez. Porém, fazer ginástica não é um fator de risco para o bebê. É claro que tudo deve ser feito de acordo com a evolução da gestação, sendo que no começo é possível continuar a praticar exercícios um pouco mais pesados e conforme a gravidez vai chegando ao fim, o mais recomendado é que os exercícios sejam mais leves.

3. Consumo de café

Você já deve ter ouvido falar que as gestantes devem evitar a cafeína durante a gravidez, não é mesmo? Porém o consumo controlado de cafeína, no café e em refrigerantes, é permitido e não aumenta as chances de aborto.

4. Formato da barriga

Há um mito popular que indica que o formato da barriga tem a ver com o sexo do bebê. Isso já fez muitas mamães comprarem enxovais e se prepararem para ter uma menina e acabarem tendo um menino, assim como o contrário. Porém, não se engane, ter a barriga pontuda não indica que você terá um menino, assim como ter a barriga mais arredondada durante a gravidez também não indica que você terá uma menina.

Mitos Gravidez - Viajar de Avião

5. Viagem de avião

Andar de avião pode ser considerado um grande risco para mulheres grávidas. Entretanto, caso a gestante não esteja quase em trabalho de parto e tenha uma gestação sem riscos, as viagens de avião estão liberadas. O mais indicado é procurar o médico para que ele avalie os riscos da viagem ou indique algum tipo de precaução, como o uso de meias de compressão.

6. Atividade sexual

Não se preocupe com as relações sexuais durante a gravidez. É um mito que as mulheres devem evitar o sexo. Desde que ele seja seguro e consentido, não há qualquer tipo de contraindicação. Se você tem dúvidas leia nosso post sobre sexo na gravidez.

7. Cerveja preta

Algumas pessoas ainda acreditam que o consumo de cerveja preta aumenta a produção de leite da gestante. Isso é um mito, inclusive o álcool é duramente proibido durante a gravidez.

8. Bebê cabeludo

É mito que a grande intensidade da azia sentida pela gestante durante a gravidez significa que ela terá um bebê cabeludo. O único fator que influencia na quantidade de cabelo do bebê é o fator genético.

9. Consumo de chocolate

Comer chocolate antes do exame de ultrassom não ajuda a verificar se o bebê é menino ou menina. Na verdade pode até ajudar, mas o alimento precisa ser rico em açúcar para que a glicose estimule a movimentação do bebê. Ou seja, não é o chocolate que faz isso, se ele for diet, por exemplo, não adianta nada.

10. Intensidade dos enjoos

Muitas pessoas acreditam que as gestantes têm mais enjoos nas primeiras semanas de gravidez quando estão esperando uma menina. Isso é um mito, pois o sexo do bebê não influência em nada nesse aspecto. Agora se você está sofrendo com os enjoos não deixe de ler nossas dicas para diminuir os enjoos.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 25/02/2021   844 Views