Grávida pode dormir de barriga para cima?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/07/2022   157 Views  

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por muitas mudanças. A partir do quarto mês, essas mudanças começam a ser mais efetivas, e já se percebe de forma bem acentuada o aumento da barriga e dos seios.

Com isso, começam a surgir alguns incômodos, principalmente na hora de dormir. E, diante desse cenário muitas mamães se perguntam se há uma posição mais indicada para dormir. E mais, há também a grande preocupação em se a posição que a grávida dorme pode influenciar a saúde do bebê.

São justamente essas perguntas que queremos responder nesse artigo. Fique com a gente!

A posição que a grávida dorme pode influenciar a saúde do bebê?

Essa é uma dúvida muito comum entre as gestantes, afinal, durante a gravidez o peso da barriga e o aumento dos seios fazem com que dormir seja um grande desafio.

Se você já está nos últimos meses de gestação, provavelmente já passou algumas noites sem dormir por não encontrar uma posição confortável. Muitas vezes quando a grávida dorme de barriga para cima pode sentir falta de ar. Isso acontece pois o útero gravídico comprime os maiores vasos sanguíneos do corpo contra a coluna materna, gerando um mal estar.

Mas, além do conforto, alguns outros pontos devem ser considerados na hora de dormir, pois, segundo um estudo publicado em uma revista científica pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, a posição que a grávida dorme pode sim influenciar a saúde do bebê, aumentando, inclusive, as chances de morte prematura.

Este foi o primeiro estudo relacionando esses dois assuntos. Entretanto esta mesma publicação já aponta que o problema deve ser melhor estudado antes de uma conclusão definitiva.

Mas, calma! A gente vai te explicar direitinho os resultados desta pesquisa e te dar algumas dicas para dormir melhor e, obviamente, garantir a saúde do seu bebê.

Como a posição que a grávida dorme influencia a saúde do bebê?

Segundo este estudo, as posições menos indicadas para as grávidas dormirem são sobre o lado direito ou com a barriga para cima.

Isso acontece porque nessas posições aumentam-se as chances de o bebê comprimir a veia cava inferior da mãe.

dormir do lado esquerdo

Esta veia é a principal responsável por transportar o sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração.

Todos nós temos dois tipos de sangue circulando em nosso organismo: o venoso, citado acima, e o arterial.

O sangue venoso carrega o gás carbônico que posteriormente será liberado pelo pulmão. Já o sangue arterial é aquele que sai do coração e é o responsável por levar oxigênio para todos os órgãos do corpo humano.

Nosso corpo funciona como uma grande engrenagem. Assim, ao pressionar a veia cava inferior, não é diminuído apenas o sangue que chega ao coração, mas aquele que sai dele. Ou seja, menos oxigênio chegará em seus órgãos e, consequentemente, para o bebê.

Com isso, pode ocorrer sofrimento fetal e, em casos mais graves, a morte prematura do bebê.

Então, quais as melhores posições para a grávida dormir?

Já sabemos que dormir sobre o lado direito e com a barriga para cima não é indicado. Sendo assim, as grávidas devem dar preferência para dormir sobre o lado esquerdo.

Também é possível dormir de bruços, mas apenas até o quinto mês de gestação. No entanto, veja com seu obstetra se esta posição é aconselhável, pois ela não é indicada para gravidez de risco.

Além disso, há alguns truques que podem te deixar mais confortável como elevar as pernas, usar muitos travesseiros e claro, ter um bom colchão. Você pode conhecer mais dicas sobre como ter uma boa noite de sono no post que já preparamos sobre esse assunto.

Mas lembre-se após o 4 mês de gestação as mulheres grávidas devem preferir dormir viradas para o lado esquerdo. Uma outra boa idéia para ajudar no bem estar é colocar um travesseiro entre as pernas. Isso ajuda a gestante a ter uma boa noite de sono e evita desconforto.

É possível machucar o bebê enquanto dorme?

Toda gestante é bastante preocupada com a saúde do seu filho. Eventualmente a preocupação de machucar o bebê durante o sono, talvez em uma virada mais brusca na cama, pode passar pela sua cabeça. Mas não se preocupe, você a princípio não existe relação entre dormir na gravidez e alguma situação que possa machucar o bebê diretamente.

Dormir de barriga para cima pode comprimir o cordão umbilical?

Não isso é um mito. O cordão encontra-se distribuído por toda a cavidade uterina pois ele é bastante longo. Entretanto o peso do feto não é suficiente e o jeito que a gestante dorme não são suficientes para produzir uma compressão a ponto causar algum desconforto ou de interromper a circulação sanguínea.

Esperamos que tenhamos esclarecido as suas dúvidas sobre a melhor posição para dormir e como isso afeta a saúde do bebê. Continue acompanhando os nossos artigos para mais dicas.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/07/2022   157 Views