38ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 14/07/2016   17219 Views  

O Bebê

Chegando agora na reta final, é muito comum ouvir dizer: “Olha, amanhã tem mudança de lua, acho que o bebê vai chegar nesse dia!”, mas será que a lua influencia de alguma forma o nascimento dos bebês? Aparentemente isso não passa de um mito, se você quiser saber mais sobre esse assunto veja nosso post sobre a influência da lua sobre o parto.

O bebê já é considerado “a termo”, ou seja, pronto para nascer, e de agora em diante o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento. Entretanto se você irá fazer uma cesárea, a melhor época para agendar é na semana que vem! Existem comprovações científicas de que o benefício é sensível para o bebê.

O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho. O peso está acima dos 3 quilos e o tamanho próximo de 50 cm.

A futura mamãe

Nesta semana, é provável que você comece a sentir leves estímulos elétricos nas pernas e na vagina. Isto é causado em razão do toque que o bebê dá em seus nervos enquanto penetra na bacia.

As falsas contrações de parto são muito irregulares mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia). As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição.

É bom que você saiba, que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela. Portanto, fique alerta às contrações (a repetição delas em intervalos cada vez menores – de 10 para 5, 3, 2 minutos, sem parar -, é o sinal derradeiro de que o pequenino vem vindo) e à ruptura de bolsa. Na dúvida, ligue para seu médico ou vá para o hospital, onde você poderá ser examinada para ver se está em trabalho de parto e se o bebê está bem.

Surge agora o medo de não dar conta de cuidar do bebê. Portanto, discuta explicitamente sobre o assunto com seu obstetra. Se você não quiser se abrir com seu médico, converse com seu marido ou parentes que têm filhos pequenos. Você vai se sentir bem melhor e aliviada.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>

Vídeo: Vida no Ventre – 33 a 38 semanas

 

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 14/07/2016   17219 Views