Quando eu vou sentir os movimentos do bebê?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 10/09/2014   20753 Views  

Uma dúvida comum de todas as gestantes é sobre a movimentação fetal. Os movimentos do bebê iniciam por volta de 8 semanas, entretanto a gestante irá sentí-los por volta de 16 a 20 semanas.
O bebê se move, chuta, dorme, acorda, engole e urina. Você pode começar a sentir uma sensação leve de movimento na parte baixa de seu abdôme. Esta sensação se parece com bolhas tremulando.

movimentos do bebê

A quantidade de movimentos que o bebê realiza varia de bebê para bebê e também com a idade gestacional. Por volta de 25 semanas o bebê costuma movimentar mais do que com umas 36 semanas, quando o parto está próximo e o bebê, devido ao seu tamanho, fica “apertado” dentro do útero. É normal perceber movimentos em alguns dias e outros dias ficar sem perceber os movimentos fetais.

Isto não quer dizer que o bebê não está mexendo, apenas os movimentos não são sentidos pela mãe. A atividade fetal também é afetada pelo sono, barulho, hora do dia e atividade da mamãe.

Se o bebê não mexer, quando eu devo me preocupar?

Uma maneira de avaliar a saúde do bebê antes do nascimento é contar quantas vezes ele se move em um certo período de cada dia. Este número é a contagem de movimentos fetais.

Como registrar movimentos do bebê

  • Escolha a hora do dia em que seu bebê é mais ativo.
  • Talvez você queira comer ou beber algo antes de fazer a contagem de movimentos fetais. O alimento pode fazer com que o bebê fique mais ativo.
  • O bebê pode ficar mais ativo se você der uma pequena volta antes da contagem.
  • Não fume. Fumar é prejudicial a você e ao bebê. Fumar pode tornar o bebê menos ativo por até 90 minutos.
  • Use uma folha de papel e uma caneta e anote os movimentos.
  • Apoie-se em seu lado esquerdo ou direito. Fique em uma posição confortável.
  • Olhe para o relógio e anote a hora em que você começou a contar.
  • Toda vez que o seu bebê se mover faça uma marca no papel.
  • Conte todos os movimentos do bebê − chutes, rolagens e movimentos grandes e pequenos. Às vezes, você pode ver uma saliência ou depressão em seu abdome quando o seu bebê muda de posição. Algumas mulheres descrevem os movimentos como rolagem, alongamento ou empurrão. Cada mudança de posição sentida é contada como um movimento.
  • Se você não conseguir sentir o bebê se movendo, coloque as mãos delicadamente em sua barriga e verifique se há algum movimento.

Em nosso post sobre o mobilograma existem mais informações sobre como realizar esta avaliação de movimentação fetal.

Quando contatar o médico

Entre em contato com seu médico se:

  • Ocorrerem menos de 10 movimentos em duas horas.
  • Você notar uma grande alteração nos movimentos. Informe seu médico ou enfermeiro quando você sentiu o bebê se movimentando pela última vez e se o movimento mudou lenta ou repentinamente. O médico ou a enfermeira poderá usar outros meios para examinar o seu bebê, como a auscultação ou o monitoramento do padrão de frequência cardíaca ao longo do tempo.
  • Se tiver alguma dúvida ou preocupação, converse com seu médico.

box_alert

A técnica de contar os movimentos fetais para avaliar a vitalidade fetal chama-se MOBILOGRAMA. Existem várias maneiras de avaliar e interpretar o mobilograma, se o seu médico orientar a realização do mobilograma de uma maneira distinta, siga a orientação do seu médico.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 10/09/2014   20753 Views