37ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 15/07/2016   14282 Views  

O Bebê

A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.

Fique também atenta aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de quatro horas, avise seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.

A futura mamãe

Seu útero está começando a empurrar a cabeça do bebê para baixo e ele vai penetrando na bacia (encaixando). Consequentemente, sua barriga desce um pouco, fazendo com que sua azia e falta de ar diminuam. O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer, você está perdendo o tampão mucoso que “veda” a entrada do útero, isto é normal.

Para você não esquecer de avisar alguém que seu bebê chegou, faça uma lista com o nome e telefone de todos seus amigos e parentes. Não esqueça de levar a lista para a maternidade, se não, não vai adiantar nada!

Muitas pessoas não conhecem os benefícios que a amamentação traz ao bebê, nem ao menos sabem porque ela é tão importante para a mamãe.

O ato de amamentar reduz o risco de câncer de mama, ajuda a fazer com que o útero volte ao seu tamanho original após o nascimento, permite que a musculatura da boca do bebê se fortaleça, alinha a mandíbula e aumenta o Q.I. do bebê, evita alergias no bebê e muito mais.

O futuro papai

Esteja preparado. Coisas inesperadas podem acontecer durante o parto; assim tente planejar o máximo possível os eventos de nascimento e seja flexível se algo não acontecer como planejou. Tente ter todos os pequenos detalhes à mão: registro no hospital; rota a seguir e alternativas no caso de congestionamentos; conheça as entradas e estacionamentos do hospital; listas e telefones de quem será avisado; leve uma bateria extra para seu celular; a mala da mamãe e a sua para as necessidades no hospital; assento para crianças dentro do carro; máquina fotográfica, etc

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 15/07/2016   14282 Views