Síndrome de Aspiração de Mecônio

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/12/2018   122 Views  

A Síndrome de Aspiração de Mecônio (SAM) ocorre quando um recém-nascido inala mecônio espesso e particulado. O mecônio é uma substância escura, de tom esverdeado, viscosa. Constitui-se nas primeiras fezes eliminadas por um recém nascido ou mesmo pelo feto ainda dentro do útero. Sua eliminação pelo recém-nascido é creditada ao estímulo provocado pela ingestão do colostro. Isto ocorre em razão do seu elevado índice de colesterol, ao qual se atribui propriedades laxantes.

Líquido Amniótico com Mecônio

Líquido amniótico esverdeado em função da presença de mecônio.

Quando eliminado pelo feto (ainda dentro do útero), isso geralmente é secundário à hipóxia fetal que causa aumento do peristaltismo, relaxamento dos esfíncteres anais e respiração agônica (gasping).

A maioria dos partos com mecônio envolve alguma coloração meconial do líquido. Entretanto os bebês são vigorosos e não precisam de maiores intervenções. O líquido amniótico manchado de mecônio pode ser aspirado antes ou durante o trabalho de parto e o parto.

Como o mecônio raramente é encontrado no líquido amniótico antes de 34 semanas de gestação, a aspiração de mecônio geralmente afeta bebês nascidos a termo e pós-termo. Existem vários mecanismos patogênicos que participam da SAM, particularmente obstrução das vias aéreas, disfunção do surfactante, inflamação, edema pulmonar, vasoconstrição pulmonar e broncoconstrição.

Epidemiologia da Síndrome de Aspiração de Mecônio

A prevalência para bebês nascidos com líquido mecônial no mundo industrializado é 8-25% dos nascimentos após 34 semanas de gestação. A SAM ocorre em cerca de 1-3% dos nascidos vivos.

Fatores como insuficiência placentária, hipertensão materna, pré-eclâmpsia, oligoidrâmnio ou abuso de drogas maternas (tabaco, cocaína) aumentam a passagem in utero do mecônio. A aspiração de mecônio pode ocorrer no útero com os movimentos respiratórios fetais ou após o nascimento. A SAM é definida como um desconforto respiratório que se desenvolve logo após o nascimento, com evidência radiográfica de pneumonite por aspiração e presença de líquido amniótico meconial. Sofrimento fetal e asfixia estão associados à SAM grave.

Referência

  1. Meconium Aspiration. About Meconium Aspiration syndrome
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/12/2018   122 Views