Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

Categorias: Dúvidas
Data: 07/03/2021   756 Views  

Um dos momentos mais emocionantes da gravidez é quando a mãe sente o bebê mexer na barriga. Porém, antes disso acontecer o pequeno já iniciou seus movimentos dentro do útero. Veja neste artigo com quantas semanas o bebê começa a mexer e quantos movimentos são esperados.

Quando o bebê começa de fato a se movimentar?

Por incrível que pareça o bebê começa a se mexer quando ainda tem o tamanho de uma uva. Isso mesmo, lá pela 8ª semana de gestação que o pequeno dá os seus primeiros passeios pelo útero. É nesse momento que os bracinhos começam a se desenvolver de fato.

Bebê começa a mexer - ultrassom com 9 semanas

Ultrassom de bebê de 9 semanas mostrando seus primeiros movimentos, ainda na fase embrionária.

Nessa fase a mãe não sente nada. Isso porque o líquido amniótico protege o feto e faz com que seus movimentos não sejam perceptíveis. Ainda assim, o médico consegue identificar os movimentos dele por meio do ultrassom.

Ultrassom de feto de 12 semanas se movimentando (deglutindo)

Com quantas semanas a mãe sente o bebê mexer?

Para as mães de primeira viagem o primeiro movimento pode ser sentido com cerca de 16 semanas. A maioria das mães, porém, sente o bebê por volta da 18ª semana. No entanto, não é incomum que a mulher sinta os movimentos apenas por volta das 24 semanas. Isso tudo varia por alguns motivos. Mulheres com menos gordura abdominal podem ter mais sensibilidade aos movimentos fetais. Além disso, mães que têm uma rotina muito agitada podem acabar não percebendo quando o nenê se mexe.

A sensação é única, mas algumas mulheres descrevem como se peixes estivessem andando na barriga. Algumas comparam os movimentos com bolhas estourando, tremidas ou até mesmo gases.

Quando a mãe de segunda viagem sente o bebê mexer?

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

Como fazer o bebê se movimentar

Geralmente, as mães sentem os bebês mais ativos durante a noite. Esse é um bom momento para prestar atenção. Uma dica é deitar-se com a barriga para cima para identificar melhor os movimentos. Caso a mãe fique preocupada com a falta de movimentos é possível recorrer a um velho truque. Ingerir açúcar pode fazer com que o bebê se mexa. Por isso, muitas mães comem um chocolatinho antes do ultrassom. Entretanto saiba de comer o chocolate não melhora a imagem nem facilita a identificação do sexo fetal. Já exploramos isso no texto sobre comer chocolate antes do ultrassom.

Quando devo me preocupar?

Alguns bebês mexem mais do que outros e isso é perfeitamente normal. O que indica a boa saúde deles são os batimentos cardíacos medidos pelo médico. Porém, caso a mãe sinta que tem algo errado é importante contar os movimentos. Se o bebê está há muito tempo sem mexer vale recorrer às técnicas do tópico acima.

É necessário deitar-se com a barriga para cima e contar os movimentos. Se o bebê não realizou cerca de 10 movimentos em duas horas é bom procurar auxílio médico. Em gestações de alto risco não é incomum que o médico solicite para a futura mamãe a realização de um controle caseiro da movimentação fetal. Este controle se chama mobilograma. Em nosso aplicativo disponibilizamos uma ferramenta para esse controle! Basta procurar na App Store ou no Google Play por Fetalmed. Você pode encontrar também os links diretos nesta página.

Categorias: Dúvidas
Data: 07/03/2021   756 Views