Qual a influência da lua no parto?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 04/02/2020   465 Views  

Todo mundo já ouviu que a mudança na fase da lua tem alguma influência sobre o parto, mas será que isso é verdade ou é um mito?

fases da lua

Existe no folclore a crença de que existe uma associação entre a fase da lua e a quantidade de partos. Nos EUA acredita-se que a lua cheia seja associada com o maior número de partos. Já na Índia é a lua nova a responsável pelo aumento no número de partos. Já no Brasil costuma-se acreditar que a mudança da lua provoque, de alguma forma, um aumento no número de mulheres que entram em trabalho de parto.

Existe alguma evidência científica sobre a influência da lua no número de partos?

A relação entre as fases da lua e a obstetrícia (principalmente a taxa de natalidade) já foi o foco de diversas pesquisas. Muitos pesquisadores, tanto no passado quanto mais recentemente, estudaram a possível influência das fases da lua na frequência e no tempo do parto. A relação da tua cheia com as taxas de natalidade foi o foco de muitos desses estudos, porque ainda persiste a superstição de que a incidência de partos aumenta significativamente durante essa fase da lua.

Um estudo realizado na Alemanha coletou dados de mais de 6.000 partos realizados entre os anos de 2000 e 2006 e correlacionou a ocorrência dos mesmos com a fase da lua. A análise dos dados não identificou nenhuma correlação relevante entre a fase da lua e a ocorrência dos partos.

Fase da Lua e Incidência de partos

Relação entre a fase da lua e o número de partos, segundo estudo publicado por Staboulidou e colaboradores Acta Obstetricia et Gynecologica. 2008. Em rosa o número total de partos, em azul o número de partos sem considerar cesáreas eletivas e em verde o número de parto sem considerar induções ou cesáreas eletivas.

Como podemos notar no gráfico acima e também foi demonstrado pela análise estatística do trabalho, não existe correlação com a fase da lua e o aumento no número de partos. Neste mesmo estudo foram analisadas também a presença ou não de complicações do parto – como o parto prematuro –  com a fase da lua, e novamente nenhuma correlação foi identificada.

Um outro estudo publicado em 2005 no American Journal of Obstetrics and Gynecology avaliou a relação de mais de meio milhão de partos com o ciclo lunar. Os partos realizados na Carolina do Norte entre os anos de 1997 e 2001 foram correlacionados com 62 ciclos lunares e a análise estatística também não conseguiu demonstrar correlação entre a fase da lua e o número de partos.

Afinal de onde vem esse mito então?

A crença popular de que a fase do ciclo lunar afeta a taxa de natalidade tem base no passado distante. À medida que as civilizações se desenvolviam, a lua ganhava importância e influência crescentes em relação à vida humana. No mundo antigo, os romanos acreditavam que a lua tinha influência enorme na mente das pessoas. Para o povo babilônico, a lua era um símbolo da vida através de mudanças regulares na aparência. Devido à correlação com o ciclo menstrual feminino (o ciclo menstrual tem 28 dias e o mês lunar também), eles associaram o ciclo lunar à fertilidade das mulheres.

Outra tentativa de correlacionar a lua com o trabalho de parto é em função da influência da lua sobre as marés. A maré sobe mais na lua cheia e de maneira semelhante a lua poderia, de alguma forma interferir nos líquidos corporais. Entretanto, como vimos isso é apenas um mito!

Referências

  1. Staboulidou I, Soergel P, Vaske B, Hillemanns P. The influence of lunar cycle on frequency of birth, birth complications, neonatal outcome and the gender: a retrospective analysis. Acta Obstet Gynecol Scand. 2008;87(8):875-9.
  2. Arliss JM, Kaplan EN, Galvin SL. The effect of the lunar cycle on frequency of births and birth complications. Am J Obstet Gynecol. 2005 May;192(5):1462-4.
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 04/02/2020   465 Views