Como planejar a gravidez

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 19/07/2022   42 Views  

Quem vai planejar uma gravidez tem um universo de assuntos para aprender e colocar em prática. É o planejamento financeiro, exames que a mamãe fará no pré-natal, entre muitos outros aspectos. Então, quando mais aprender sobre o assunto, melhor!

O primeiro passo para planejar a gravidez

Assim que o casal toma a decisão de engravidar, é preciso ir ao médico, antes mesmo de começar com as tentativas. Afinal, as mulheres que tomam o anticoncepcional, por exemplo, costumam receber a orientação de fazer uma pausa e esperar alguns ciclos antes de tentar engravidar.

Também é importante iniciar o uso do ácido fólico cerca de 3 meses antes de engravidar. Essa medicação irá ajudar a evitar algumas malformações no seu bebê, mas só se for tomada antes da gestação.

Além disso, há diversos exames interessantes para fazer nessa fase, a fim de atestar a boa saúde de ambos. Os exames de sangue, de urina e hormonais são fundamentais para isso. Um casal saudável pode demorar até 1 ano de tentativas para engravidar, isso é normal.

Casal Planejando a Gravidez

Casal planejando a gravidez.

Por vezes atualmente o planejamento é tão difícil que as mulheres estão deixando para engravidar mais tarde. Se você já tem mais de 40 anos, leia o nosso post sobre a gravidez depois dos 40 para saber mais sobre a gestação nesse momento especial.

Lembre-se também que a idade ideal para ter uma gestação é antes dos 35 anos. Se você pretende engravidar mais tarde, talvez seja interessante conversar com um médico de reprodução humana para verificar se você pode se beneficiar do congelamento de óvulos.

É preciso ter uma vida saudável

Um corpo mais saudável será mais apto para conseguir conceber, isso vale para os dois lados, homem e mulher. Dessa forma, a dica é começar a praticar atividades físicas, caso ainda não faça, trazendo mais saúde para o corpo, além de prevenir doenças.

Outro ponto importante é a ingestão de alimentos mais saudáveis, porque a comida é o combustível do nosso corpo. Portanto, quando mais qualidade tem o que ingerimos, melhor será o desempenho do organismo.

O planejamento financeiro

O casal deve ter em mente que há também a necessidade de investir dinheiro na criação de um bebê, porque o filho terá diversos custos. Portanto, planejar também a vida financeira evita que o casal tenha dores de cabeça no momento da chegada da criança. Se você está preocupada com o quanto será gasto veja nosso post sobre quanto custa ter um filho.

Dessa forma, quanto melhor vocês se planejarem nesse aspecto, mais tranquilidade terão para curtir o momento com o bebê. O ideal é, então, estudar sobre os gastos em torno de criar um bebê pelo menos nos seus primeiros anos e aos poucos investir no seu futuro conforme suas condições financeiras.

Hora de pensar na rotina

Não é apenas de dinheiro que um filho precisa, ele demanda de muito tempo de atenção e dedicação dos pais, principalmente nos seus primeiros 6 anos. Essa fase é fundamental para desenvolvimento e formação do caráter desse novo ser humano.

Por isso é válido conversar sobre as mudanças de rotina que o casal terá, a fim de se preparar ao máximo. Pensem sem conjunto sobre as adaptações que cada um terá que fazer no dia a dia priorizando o bem-estar da criança.

O casal precisa ter paciência para planejar a gravidez

Não podemos deixar de falar sobre a necessidade de ter paciência quando o assunto é gravidez. As taxas para engravidar não são tão grandes quanto a maioria das pessoas pensam, por isso pode ser que demore alguns ciclos para alguns casais.

É muito importante ter atenção para esse período de 1 ano, aprendendo ao máximo sobre a concepção e dias férteis. Caso passe desse tempo é importante procurar um especialista para evitar frustrações.

Estar preparado é o objetivo máximo de planejar a gravidez, seja em questões emocionais, psicológicas, práticas, financeiras, enfim. Você pode seguir essas dicas para que o processo seja vivido ao máximo, proporcionando suporte para a mamãe e bebê em cada etapa.

Se gostou assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 19/07/2022   42 Views