Qual médico devo procurar para saber se posso engravidar?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/07/2022   115 Views  

Inicialmente, se você está pensando em engravidar é importante que você consulta com o seu ginecologista e obstetra de confiança. A especialidade que cuida da fertilidade da mulher e de todo o seu ciclo reprodutivo chama-sem Ginecologia e Obstetrícia. E idealmente as mulheres deveriam fazer uma consulta pré-concepcional.

Isso mesmo! O seu obstetra quer que você faça uma consulta antes mesmo de engravidar pois nessa primeira avaliação é possível determinar riscos de problemas que podem acontecer e também fazer prevenção de algumas doenças.

Essa primeira consulta é importante, por exemplo, para que o seu médico possa prescrever ácido fólico. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que pode reduzir a chance do bebê ter algumas malformações.

Além disso o seu calendário vacinal deverá estar atualizado. Um exemplo importante disso é a vacina da rubéola. A rubéola é uma doença que, quando contraída durante a gestação, pode causar sérios problemas para o bebê. Por isso idealmente todas as mulheres que desejam engravidar devem tomar previamente a vacina da rubéola.

Dentro da Ginecologia e Obstetrícia existe também uma área de atuação chamada de Reprodução Humana. A Reprodução Humana é uma sub-especialidade da Ginecologia e Obstetrícia, onde o médico atua principalmente com pacientes que tem dificuldades para engravidar.

Médico Ginecologista e Obstetra

Você deve inicialmente consultar com um médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Como saber qual época é minha maior chance para engravidar?

A sua chance de engravidar varia de acordo com o período do seu ciclo menstrual. Para entender seu ciclo, conte os dias desde o início de um período até o início do próximo período.

O ciclo menstrual médio é de 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias. O mais importante é que seus ciclos sejam regulares, ou seja, eles têm um número de dias semelhante a cada mês. Se você não tiver ciclos regulares, será mais difícil para você saber quando você estiver ovulando.

A ovulação geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual, ou seja, cerca de 14 dias antes do início do próximo período. Entretanto, como já vimos, os ciclos podem variar muito, portanto nem sempre é fácil saber quando você está ovulando.

Para ajudar você a identificar o seu período fértil, temos disponível em nosso site uma calculadora online de período fértil. Com ela você não precisa fazer nenhuma continha, basta entrar as características do seu ciclo menstrual e ela irá calcular quando a irá ocorrer a sua ovulação e dizer quais são os dias mais férteis do seu ciclo.

Quando preciso consultar um especialista em reprodução humana?

Se você está começando a tentar engravidar, não é necessário ver um especialista em reprodução humana no primeiro mês. Caso você não tenha tido sucesso na sua primeira tentativa de engravidar não se preocupe. Existe solução para quem tem dificuldade para engravidar!

Além disso para aquelas mulheres que planejam a gravidez depois dos 40 anos a ajuda de um especialista pode ser bastante interessante. Sabemos que a fertilidade baixa a medida que a idade da mãe avança, então as mulheres que deixaram a gestação para mais tarde não podem dormir no ponto!

Geralmente recomenda-se que a mulher procure um especialista em reprodução humana após um ano te tentativas sem sucesso. Isso ocorre pois por mais que tenhamos relação no nosso período fértil isso não é uma garantia de que a gestação irá ocorrer.

Para que aconteça uma gestação uma série de fatores precisam estar bem alinhados, e nem sempre isso acontece. Por isso é necessário muita vezes tentar por alguns meses para que a gravidez ocorra.

É importante lembrar também que a fertilidade varia de acordo com a idade da mulher. Quanto maior a idade, menor as chances de uma gravidez. Por isso se você já está perto dos 35 anos, não demore muito pra tentar e para procurar um especialista caso a gestação demore para acontecer. Talvez se você pretende engravidar mais tarde seja interessante considerar a possibilidade de congelamento de óvulos.

Caso o especialista em Reprodução Humana identifique que o casal está com problemas ele irá solicitar exames tanto para a mulher como para o homem. Sim, o casal precisa ser investigado pois o problema de fertilidade pode estar presente tanto no homem como na mulher.

Na verdade o homem é responsável por cerca de 50% das vezes que o casal tem dificuldades em engravidar. Portanto é sempre necessário investigar o casal. A investigação inicial irá incluir exames de laboratório, ultrassonografia para controle de ovulação, pesquisa de endometriose e a histerosalpingografia. Para o homem será necessário pelo menos um espermograma para avaliar a qualidade e quantidade dos espermatozóides. Por vezes a azoospermia pode ser a causa da infertilidade.

Após essa investigação inicial será possível determinar qual o melhor tratamento a ser proposto para o casal.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/07/2022   115 Views