Ácido Fólico Previne Malformações

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 26/07/2016   18695 Views  

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, necessária para a formação de algumas proteínas. Ele pode ser utilizado para previnir malformações. Especialmente os defeitos abertos do tubo neural, como a mielomeningocele, encefalocele, acrania e anencefalia.

O que é ácido fólico ?

O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também é conhecido como vitamina B9 ou vitamina M. É uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Portanto ele trabalha na formação de nossos genes, essenciais para a divisão celular e ainda na formação de células sanguíneas na medula óssea. Na gravidez, é especialmente importante na formação do tubo neural do feto, e sua deficiência pode resultar em má formação neural.

Ácido Fólico

Onde o ácido fólico é encontrado?

O ácido fólico pode ser encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, feijão, vagens, fava, brócolis, espinafre, gema de ovo, germe de trigo, peixe e em sucos frescos de frutas cítricas como a laranja e limão. Entretanto a quantidade de ácido fólico ingerido na dieta muitas vezes não é suficiente necessitando complementação.
Vale ressaltar que os vegetais verdes-escuro possuem grandes quantidades de ácido fólico. Entretanto devem ser consumidos frescos e in natura, pois o armazenamento, a forma de preparo doméstico ou o processamento destes pode ocasionar grandes perdas deste nutriente.
No Brasil, há uma lei que determina quea farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.

Fontes Ácido Fólico

O que é o tubo neural?

O tubo neural é uma estrutura do embrião que será responsável pela formação do sistema nervoso central. As malformações classificadas no grupo dos defeitos de fechamento do tubo neural incluem desde a anencefalia e encefaloceles até o defeito de fechamento da coluna, chamado de mielomeningocele, spina bifida (ou espinha bífida).
defeitos tubo neural

Os defeitos do tubo neural são comuns?

Estima-se que a prevalência de defeitos do tubo neural seja cerca de 1 caso a cada 1.000 nascimentos. Nos exames de ultrassom o sinal da banana e do limão ajudam a identificar os casos de mielomeningocele.

Existe prevenção para os defeitos do tubo neural?

Sim. A ingesta diária de cerca de 0,4 mg ácido fólico é comprovadamente capaz de reduzir a incidência destes defeitos. Para as pacientes que já tiveram um filho anterior com defeito do tubo neural a quantidade recomendada pode ser maior.

Ajuda tomar o ácido fólico depois que estou grávida?

O tubo neural forma o sistema nervoso central durante os dias 18 e 26 de gestação. Neste período muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas. Além disso leva algum tempo para que as reservas de ácido fólico sejam repostas. Por isso recomenda-se o seu uso diário por cerca de 3 meses antes de engravidar.

Referências:

  1. Wikipedia
Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 26/07/2016   18695 Views