Com quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 08/08/2022   69 Views  

Para casais que tentam conceber, uma das perguntas mais comuns é “com quantos dias depois da menstruação posso engravidar?” Esta pergunta pode ser difícil de responder, uma vez que o corpo de cada mulher é diferente. No entanto, existem algumas orientações gerais que podem ser seguidas de modo a aumentar as suas chances de engravidar. Se você tem ciclos menstruais regulares, pode usar nossa calculadora de período fértil para descobrir sua melhor época para engravidar.

A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual de aproximadamente 28 dias. Nestes casos a ovulação ocorre aproximadamente no meio do ciclo, ou seja, no 14 dia do ciclo.

Como saber o período fértil

O período fértil é a janela de oportunidade que a mulher tem de engravidar durante um ciclo menstrual. Ele vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação.

Portanto, para mulheres com ciclos de 28 dias seria possível engravidar cerca de 9 a 10 dias após o início da menstruação. Como se espera que a ovulação ocorra no 14 dia do ciclo, o período fértil será até o 15 dia do ciclo.

Probabilidade de Gravidez de acordo com a fase de ciclo menstrual

Figura ilustrando a chance de engravidar de acordo com a data da ovulação (dia zero).

Qual o melhor dia para engravidar depois da menstruação?

O momento de maior fertilidade vai do dia que antecede a ovulação até a ovulação, dia em que é liberado o óvulo. Dessa forma a maior probabilidade de engravidar ocorre por volta de 13 a 14 dias após o início da menstruação.

Esta janela de oportunidade ocorre pois o espermatozóide tem a capacidade de sobreviver no organismo da mulher por 5 dias. Portanto uma relação que ocorreu cerca de 5 dias antes da ovulação ainda poderá resultar em gravidez.

Por um outro lado o óvulo sobrevive cerca de apenas um dia após a ovulação. Ou seja, se ele não for fecundado no dia da ovulação ou no máximo 24 horas após ela ter acontecido ele perde a sua capacidade de gerar uma gravidez.

É importante ressaltar que o exemplo acima funciona no caso da mulher que tem o ciclo regular de 28 dias. Entretanto não é incomum que mulheres tem ciclos com duração um pouco diferente ou mesmo ciclos irregulares. Nestes casos o cálculo pode ser um pouco diferente.

Além de poder determinar o seu período fértil pela época do ciclo menstrual, existem também alterações no seu corpo que poderão ajudar a identificar se você está ovulando ou não. É possível por exemplo controlar a temperatura basal ou verificar as características do muco cervical para ajudar o casal a identificar o período fértil.

Existem inclusive técnicas, como o método de Billings, para ensinar as mulheres a identificar o seu período fértil. Este método pode ser utilizado tanto para engravidar como para evitar a gravidez de forma natural.

Como contar os dias do ciclo menstrual

Por padrão o ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia da menstruação. Ou seja, se você menstruou no dia 05/08 esse será o primeiro dia daquele ciclo.

Você não deve contar os dias do ciclo menstrual a partir do dia que a menstruação acaba. Se fizer desta forma não estará contando da maneira adequada.

É possível engravidar logo após o fim da menstruação?

Em um ciclo menstrual, para que a gravidez seja possível, o endométrio é preparado para receber o óvulo fecundado. Quando isso não ocorre, o endométrio descama. A menstruação é a descamação do endométrio.

Portanto, logo após a menstruação não há chance de engravidar pois o endométrio não estará receptivo para óvulo fecundado. Para conhecer mais detalhes sobre o seu ciclo menstrual não deixe de ler nosso post sobre as 5 coisas para observar no seu ciclo menstrual.

Posso engravidar antes da menstruação?

Nos dias que antecedem a menstruação o óvulo já perdeu a sua capacidade de ser fecundado e as chances de engravidar são mínimas. Portanto os casais que tiverem relações sexuais nos dias que antecedem a menstruação tem baixa possibilidade de engravidar. Se você deseja engravidar e o período fértil já passou o método mais adequado é calcular quando será a próxima menstruação e aguardar o próximo período fértil.

E durante a menstruação é possível engravidar?

Também não é possível engravidar durante a menstruação. Isso por que o endométrio está descamando e a liberação do óvulo já ocorreu a muito tempo. Portanto o risco de gravidez nesta fase do ciclo é mínima. Como regra geral, não é possível engravidar fora do período fértil.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 08/08/2022   69 Views