Muco cervical: suas variações e como identificar a ovulação

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 12/07/2022   346 Views  

O muco cervical é um líquido produzido no colo do útero. O colo do útero possui uma camada de células glandulares no seu interior e essas glândulas são responsáveis pela produção do muco.

O muco cervical tem duas funções importantes na reprodução humana. A primeira delas é facilitar a passagem dos espermatozóides para dentro da cavidade uterina. Segunda função do muco cervical é nutrir os espermatozóides. O muco cervical pode ainda ajudar na lubrificação da vagina.

Onde é produzido o muco cervical?

O muco cervical é produzido nas glândulas que existem dentro do colo uterino, chamadas glândulas endocervicais.

Os hormônios femininos fazem com que o muco cervical tenha diferentes características com relação a sua consistência e volume durante o ciclo menstrual. Estas alterações são bastante perceptíveis durante toda a idade reprodutiva da mulher.

À medida que a ovulação se aproxima, por exemplo, os níveis de estrogênio começam a aumentar, o que faz com que a produção de muco cervical no colo uterino aumente. Esta alteração do fluido cervical é importante para ajudar na fertilidade.

Características do Muco Cervical no Ciclo Menstrual

Logo após a menstruação, o muco cervical é seco ou pastoso. Depois ele passa para uma textura um pouco mais cremosa. Quando a ovulação está próxima o muco fica mais úmido, elástico e escorregadio. Próximo ao período ovulatório o aspecto do muco cervical é semelhante a uma clara de ovo, essa é a fase mais fértil do período menstrual. Caso você queira engravidar essa é o momento do seu ciclo menstrual mais fértil. Depois da ovulação o muco cervical volta a ser espesso e seco.

Aspectos do muco cervical ao longo do período menstrual

Aspectos do muco cervical durante o ciclo menstrual.

No período fértil muitas mulheres podem achar que estão com corrimento vaginal pois o volume de muco produzido pelo colo do útero é grande. Nem todas as mulheres tem o muco cervical igual. Durante o ciclo menstrual ele pode ter as seguintes características:

  • Ser bastante seco ou ausente
  • Pegajoso e grosso como uma pasta, podendo ser mais branco ou amarelado
  • Cremoso como iogurte, de textura lisa e geralmente branco
  • Escorregadio e elástico, lembrando uma clara de ovo
  • Úmido e aguado

Se você quer tentar engravidar o seu período fértil é quando o muco está mais semelhante a uma clara de ovo. Portanto essa é a melhor época para ter relações sexuais.

Uma outra maneira de observar se você está ovulando é fazer o controle da temperatura basal. No dia da ovulação geralmente o corpo da mulher tem um pequeno aumento da temperatura. Controlar a temperatura corporal basal diariamente pode ajudar a identificar o momento da ovulação junto com as características do muco cervical.

Como encontrar e sentir o seu muco cervical

O método mais utilizado para avaliar o muco cervical é o auto exame. A mulher deve estar nua e introduzir o dedo indicador na vagina para coletar uma amostra do conteúdo da vagina. Se você está no período fértil a lubrificação vaginal será boa e você não terá dificuldade. Ao retirar o dedo você deve esfregar o indicador em outros dedos para observar o aspecto do muco cervical, como no vídeo abaixo, produzido pela Dra. Amanda Loretti

Se você gostou do vídeo você também pode seguir a Dra. Amanda no Instagram @draamandaloretti.

Quanto tempo dura o muco com aspecto de clara de ovo?

O muco cervical do período fértil geralmente dura cerca de 4 dias. Para uma mulher que tem o ciclo de 28 dias, o muco cervical com aspecto de clara de ovo deve estar presente do 10 ao 14 dias do ciclo, sendo esse o seu período fértil. Lembre-se que durante um ciclo menstrual de 28 dias a mulher irá ovular aproximadamente no 14 dia do ciclo.

Então o ciclo menstrual pode ser dividido em duas metades, uma antes e outra depois da ovulação. A primeira metade é chamada de fase folicular e a segunda metade chamada de fase lútea. Para compreender um pouco mais sobre o seu ciclo menstrual leia nosso post com as 5 coisas para observar durante o ciclo menstrual.

É possível avaliar o muco cervical no colo do útero pelo ultrassom?

Sim, durante o exame de controle de ovulação, utilizado na avaliação de mulheres com queixa de infertilidade feminina podemos observar a presença ou não de muco cervical no colo uterino. Veja na imagem abaixo como é o aspecto do muco cervical durante o exame de ultrassom.

O exame de controle de ovulação é feito realizando-se o ultrassom transvaginal cerca de 3 ou 4 ao longo do ciclo menstrual. O objetivo dele é observar a ovulação em todas as suas fases. Desde o crescimento do óvulo até o rompimento dele e aparecimento do corpo lúteo.

Muco Cervical

Muco cervical visto no colo uterino ao ultrassom. A seta assinala a área escura que representa o muco dentro do canal endocervical.

O muco cervical e a fertilidade

Como dissemos inicialmente o muco cervical tem papel importante na fertilidade feminina. Além de nutrir os espermatozoides o muco cervical pode ajudar os espermatozoides a se moverem mais rápido pelo trajeto do colo uterino. Isso faz com que eles consigam chegar nas trompas de Falópio que é o local onde ocorre a fecundação durante o período fértil.

Portanto a produção de muco cervical ao longo do ciclo é de fundamental importância para que o colo do útero se torne receptivo aos espermatozoides.

Como saber se o muco é de gravidez?

Após a ovulação, o muco cervical habitualmente engrossa ou seca e depois de alguns dias a mulher irá menstruar. No entanto, se você teve relação sexual e engravidou, ainda pode produzir algum muco cervical. Portanto a produção de muco cervical após a ovulaçÃo pode ser um sinal de que o seu corpo está se adaptando para uma gestação.

Neste caso você deverá perceber ainda um atraso na menstruação. Algumas mulheres ainda podem perceber um pequeno sangramento, chamado de sangramento de nidação. Neste caso o muco cervical é tingido de marrom ou rosa.

É importante notar que cada pessoa é diferente e nem todos têm sangramento de implantação ou alterações perceptíveis no muco cervical.

Corrimento Vaginal ou Muco Cervical?

Muitas vezes a mulher pode estar se perguntando se a secreção que está aparecendo na calcinha é o muco cervical ou algum corrimento vaginal. A maneira mais simples de diferenciar estas duas situações é observar a coloração e o odor da secreção.

Enquanto que o muco cervical tem uma coloração mais clara e esbranquiçada, o corrimento vaginal geralmente é mais amarelado ou esverdeado. O muco cervical geralmente não tem nenhum odor mais forte, enquanto o corrimento vaginal tem um odor fétido que por vezes pode se assemelhar a cheiro de peixe podre.

Caso você perceba essas alterações de cor e odor da secreção vaginal é importante consultar com um médico ginecologista para que ele possa examinar o corrimento e caso seja necessário prescrever alguma medicação. Estas alterações da secreção vaginal podem ser por exemplo vaginose bacteriana ou tricomoníase.

Existe ainda uma outra infecção vaginal chamada candidíase que pode se comportar de uma uma maneira um pouco diferente. O corrimento vaginal da candidíase habitualmente não tem odor fétido e ter cor mais esbranquiçada. Entretanto é fácil identificar o corrimento da candidíase pois ele é associado com bastante prurido (coceira) na vagina.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 12/07/2022   346 Views