É possível engravidar fora do período fértil?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 06/07/2022   126 Views  

Essa é uma dúvida comum das mulheres, será que é possível engravidar fora do período fértil? Bom, de uma maneira bastante simples, a resposta é não. Entretanto é importante você ler este post até o fim para compreender que nem sempre é possível definir o período fértil com precisão.

É possível Engravidar Fora do Período Fértil?

Se você tem dúvidas sobre o seu período fértil ou métodos anticoncepcionais converse sempre com seu médico ginecologista.

Afinal, quando é o meu período fértil?

O período fértil é o tempo durante o qual uma mulher pode conceber, e normalmente dura cerca de 5-6 dias em cada ciclo menstrual. O problema é que pode ser difícil identificar quando esse período é, pois pode variar de uma mulher para outra, e até mesmo de um ciclo para o outro.

Para ajudar você a identificar o seu ciclo menstrual, desenvolvemos a nossa calculadora online de período fértil. Basta entrar as características do seu ciclo menstrual, como o intervalo e a duração entre as menstruações, e a calculadora irá determinar o seu período fértil com base nestes dados.

Para uma mulher que tem o ciclo menstrual regular, com intervalos de 28 dias espera-se que o período fértil seja entre o 11 e o 17 dias do ciclo, aproximadamente. Veja mais detalhes no nosso post sobre com quantos dias depois da menstruação posso engravidar.

Portanto, tendo relação fora deste período a chance de engravidar é mínima. Mas não se engane, o método da tabelinha tem baixa eficácia quando comparado aos outros métodos anticoncepcionais.

Enquanto métodos anticoncepcionais como o DIU ou a pílula tem eficácia próxima a 100%, a tabelinha segundo alguns estudos, tem eficácia próxima de 76%. Isto significa que, de cada 100 casais que usam a tabelinha, cerca de 24 irão engravidar em um ano.

Quantos dias após a menstruação é possível engravidar?

Considerando um ciclo de 28 dias, geralmente o período fértil irá iniciar por volta do 11 dia após a menstruação. Além da dia do ciclo, ainda existem alguns outros sinais que podem a ajudar a indicar se você está no período fértil ou não.

Os principais sinais de que você está no período fértil são o aumento do muco cervical, aumento da libido e além disso algumas mulheres podem sentir um pouco de dor na pelve no dia em que ovulam.

Durante a menstruação é possível engravidar?

Não. A menstruação é o momento em que o útero descama a sua camada mais interna chamada endométrio. Neste momento caso um ovo fecundado tente implantar no útero ele não terá sucesso. Por isso é impossível engravidar durante a menstruação.

Existem outros métodos naturais para não engravidar?

Sim, além do calendário com as datas do seu período fértil é possível controlar a sua temperatura basal. No dia da ovulação geralmente a temperatura corporal da mulher aumenta um pouco e este dado pode ser usado para ajudar a identificar o seu período fértil.

Como saber se estou grávida ou se vou menstruar?

Caso você suspeite estar grávida, a melhor coisa a fazer é consultar um ginecologista. Ele provavelmente irá solicitar um exame de sangue para saber se você está grávida ou não.

Atualmente os testes de gravidez já podem indicar se você está ou não grávida cerca de 2 semanas após a relação sexual onde ocorreu a concepção.

Por fim, lembre-se sempre que há vários métodos que podem ser usados para tentar prever o período fértil, mas nenhum deles é 100% exato. Apesar de não ser possível engravidar fora do período fértil, não é possível dizer com certeza quando você está no período fértil. Isto significa que se você fizer sexo sem proteção, sempre há uma pequena chance de engravidar.

Caso você queira manter relações sexuais sem risco de gestação é importante consultar um ginecologista para que ele possa indicar para você um método anticoncepcional eficiente e adequado para o seu caso.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 06/07/2022   126 Views