O que é o Método de Billings e como utilizá-lo

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 03/08/2022   30 Views  

O método de ovulação Billings é uma maneira de as mulheres identificarem o seu período fértil por meio das características do seu muco cervical. Este método foi desenvolvido por casal de médicos austalianos: Dr. John Billingse Dra. Evelyn Billings.

O Dr. John começou a trabalhar no método na década de 50 e sua esposa se juntou a ele na década de 60. O casal fundou a Organização Mundial do Método de Ovulação Billings Billings (WOOMB) como o órgão responsável por ensinar o método em todo o mundo. O Método de Billings foi aprovado pela Igreja Católica e é utilizado pela Organização Mundial da Saúde.

Eficácia do Método de Billings

O método Billings é cerca de 90% eficaz quando usado de forma correta e consistente. No entanto, como todos os métodos naturais de planejamento familiar, o método de ovulação Billings só é eficaz quanto você reconhece os sinais de fertilidade do seu corpo. Se você tiver alguma dúvida sobre sua capacidade de usar o método corretamente, é uma boa ideia conversar com seu médico sobre outro método anticoncepcional.

O que preciso observar para usar este método

Para usar o método de ovulação Billings é necessário que você:

  • Registre sua secreção cervicais por vários ciclos. Começando no dia seguinte ao término da menstruação, observe e registre a secreção cervical em um gráfico diário – seja em papel ou com um aplicativo para controlar sinais de fertilidade.
  • Para evitar confundir secreções cervicais com sêmen ou lubrificação vaginal normal, evite sexo ou use um método contraceptivo de barreira durante o primeiro ciclo. Evite também a ducha, que pode lavar as secreções cervicais e dificultar a percepção de alterações.
  • Verifique suas secreções cervicais antes e depois de urinar. Limpe – da frente para trás – com papel higiênico. Registre a cor (amarelo, branco, claro ou turvo), consistência (grosso, pegajoso ou elástico) e sensação (seco, molhado ou escorregadio) de suas secreções. Observe também sensações de secura, umidade ou umidade em sua vulva.
  • Planeje o sexo com cuidado durante os dias férteis. Você é mais fértil quando suas secreções cervicais são abundantes, claras, elásticas, úmidas e escorregadias – como uma clara de ovo. Se você está tentando engravidar, esta é a hora de ter relações. A ovulação provavelmente ocorre durante ou um dia após o último dia desse tipo de secreção cervical.
Tabela do Método de Billings

Exemplo de tabela do método de Billings.

Como o muco cervical muda durante o ciclo menstrual e no período fértil

O muco cervical é bastante seco e pegajoso durante a maior parte do ciclo menstrual da mulher. O método de Billings chama esse período de Padrão Infértil Básico (PIB). À medida que a ovulação se aproxima, o PIB termina e o colo do útero produz o que é conhecido como muco cervical fértil.

Sob a influência da produção de estrogênio neste momento, o muco cervical torna-se mais abundante, escorregadio e elástico. A ovulação normalmente ocorre no último dia em que o muco cervical tem essas características, que o método Billings chama de dia de pico. Após a ovulação, a progesterona faz com que o muco cervical se torne mais espesso, pegajoso e opaco.

Aspectos do muco cervical ao longo do período menstrual

Aspectos do muco cervical durante o ciclo menstrual.

É importante comentar que interpretar e mapear as secreções cervicais pode ser bastante desafiador. A maioria das mulheres precisa de mais de uma sessão de instrução para reconhecer o padrão de secreções em um ciclo menstrual típico.

Como funciona o Método Billings

O colo do útero produz muco cervical durante todo o ciclo menstrual, com quantidade e consistência do muco mudando em um padrão previsível ao longo do ciclo. Quando você observa as características e quantidade do muco você pode ajudar a identificar o momento em que está mais ou menos fértil.

Apesar do muco ser produzido no colo do útero, ele geralmente pode ser percebido na vulva (parte mais externa da vagina). O método Billings necessita que as mulheres observem as sensações secas ou molhadas de sua vulva ao longo do mês, registrando o que sentiram a cada dia, observando também qualquer corrimento na roupa íntima.

Como o uso desse método de planejamento familiar requer muita atenção as secreções corporais, existem quatro regras que orientam o processo para ajudar a garantir a eficácia ao longo do tempo – três regras para os primeiros dias de um ciclo e uma para o pico de fertilidade (dia da ovulação).

  • Evite sexo em dias de sangramento menstrual intenso. O sangramento mascara o muco cervical que determinaria se você é ou não fértil.
  • Faça sexo em dias alternados durante o seu PIB. Como o fluido seminal liberado durante o sexo pode mascarar as alterações do muco cervical, esperar um dia entre a atividade sexual permitirá que essas alterações sejam vistas mais facilmente.
  • Quando uma mudança no muco durante o seu PIB for observada, espere um dia antes de fazer sexo. As alterações indicam uma possível fertilidade, mas esperar um dia pode ajudar a determinar se você atingiu ou não seu dia de pico.
  • Uma vez que você atinge seu dia de pico e está ovulando, você está mais fértil. Sexo para aquele dia e os próximos três têm a melhor chance de conseguir a gravidez. Se estiver tentando evitar a gravidez, espere quatro dias após o dia de pico para fazer sexo.

Quem pode usar o método de ovulação Billings

Este é um método barato de anticoncepção. Entretanto a sua eficácia está diretamente ligada a capacidade da mulher de identificar a sua secreção vaginal. Para pessoas com dificuldade de identificar estas características do muco cervical é importante considerar a utilização de outros métodos contraceptivos.

Outras questões que merecem ser comentadas é que mulheres utilizando anticoncepcionais hormonais não irão observar as alterações do muco cervical. Os hormônios estrogênio e progesterona estão presentes no anticoncepcionais hormonais e durante o seu uso o muco cervical não sofre as alterações que ocorrem num ciclo natural.

Além disso o método de Billings não fornece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 03/08/2022   30 Views