Como calcular a próxima menstruação

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 08/07/2022   49 Views  

Há algumas maneiras diferentes de calcular quando será seu próximo período. A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer e compreender o seu ciclo menstrual.

Conhecendo o funcionamento do seu ciclo menstrual você deve atentar para o intervalo entre os ciclos e a duração dele. Essas são as informações mais importantes para entender como o seu ciclo funciona e tentar prever quando você terá a próxima menstruação.

Se você já tem esses dados, basta entrar eles em alguma calculadora, como a nossa calculadora de período fértil. Utilizando esta calculadora você terá uma tabela menstrual, indicando os dias que você irá ficar menstruada e também o seu período fértil.

Quanto mais regular for o seu período menstrual maior a chance de calcular a próxima menstruação de uma maneira correta. Já se você tem o ciclo menstrual irregular é bastante confuso e o cálculo pode errar bastante a previsão.

Como conhecer o meu ciclo menstrual

Se você ainda não sabe como seu ciclo menstrual funciona, a melhor maneira de começar a aprender sobre o seu funcionamento é ter uma agenda no seu celular ou mesmo uma daquelas agendas físicas.

Calcular a Próxima Menstruação

Você pode usar a agenda do seu celular, um aplicativo ou mesmo uma agenda física para controlar a sua menstruação.

Você deve anotar na agenda o primeiro dia em que a menstruação desce num mês e no mês seguinte. Além disso anote todos os dias que você ficou menstruada.

Fazendo isso por alguns meses você terá todas as informações que precisa.

Como contar o número de dias do ciclo menstrual

O primeiro dia em que a menstruação veio é o dia 1. Então você conta quantos dias se passaram até o dia da próxima menstruação. Em média, na maioria das mulheres, esse período é de 28 dias. Ou seja, se você ficou menstruada no dia 01/01 deverá menstruar novamente por volta do dia 29/01.

Veja que então você pode ficar menstruada duas vezes no mesmo mês, sem que isso seja um problema. Na verdade você deveria contar o intervalo entre as menstruações em semanas. A cada 4 semanas (ou seja, 28 dias) deve vir um novo período menstrual.

Entretanto, é normal que o ciclo seja mais longo ou mais curto do que isso. É considerado normal se o ciclo menstrual estiver entre 21 e 35 dias.

Qual a duração normal de uma menstruação

A duração média de um período menstrual é de 5 dias. Isso significa que do primeiro ao quinto dia você terá sua menstruação.

Algumas mulheres têm um período menstrual muito curto, que pode durar apenas 1 ou 2 dias. Outras têm um período muito longo, que pode durar até 7 dias.

Quando é meu período fértil

Para um ciclo de 28 dias, normalmente a ovulação ocorre no 14 dia do ciclo. O período fértil é a janela de tempo que você poderia engravidar.

Sabe-se que o espermatozóide tem uma vida de 5 dias e o óvulo de 1 dia. Portanto o período fértil vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação.

Então para uma mulher com ciclo de 28 dias em que a ovulação ocorre no 14 dia, o período fértil vai do 9 dia ao 15 dia do ciclo.

Para ciclos com duração diferente recomendamos que use nossa calculadora de período fértil para ajudar a determinar quando ele irá ocorrer.

Como calcular quando a próxima menstruação na agenda

Quando você sabe o intervalo da sua menstruação, é só contar na agenda ou calendário quando será o próximo ciclo. Na maioria das vezes os ciclos são regulares e a previsibilidade deles é razoavelmente boa.

Entretanto, para as mulheres que tem ciclos irregulares, não é possível determinar com precisão quando será o próximo ciclo menstrual.

Como saber se a menstruação está atrasada

Pequenos atrasos de até 3 dias são bastante comuns e não devem ser valorizados num primeiro momento. Como sabemos nem todo ciclo é igual.

Por outro lado, se a a sua menstruação já atrasou 4 dias ou mais é importante que você faça um teste de gravidez. Para mulheres em idade reprodutiva e que mantém relações sexuais sem um método de anticoncepção a gravidez

Quanto tempo de atraso da menstruação pode ser gravidez?

Mesmo com um dia de atraso menstrual já pode ser gravidez. Entretanto nem todo o ciclo menstrual tem exatamente a mesma duração. Por isso atrasos de cerca de 3 dias não podem ser valorizados.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 08/07/2022   49 Views