09ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 24/08/2016   14798 Views  

O Bebê

No início desta semana o bebê mede cerca de 19 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdome, enquanto o corpo cresce. Os dedos das mãos, incluindo o polegar, já apareceram, mas ainda são curtos e colados. Os ossos e cartilagens continuam a se desenvolver. No final desta semana, o embrião mede cerca de 25 mm e pesa cerca de 1,0 g. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdome. Algumas glândulas já começam a funcionar (hipófise, adrenais). A placenta substitui o corpo lúteo na produção de progesterona. Ao ultrassom pode se identificar os primeiros movimentos embrionários.

A futura mamãe

Já falhou a segunda menstruação. Suas mamas já aumentaram e ainda continuam sensíveis. Use um sutiã que dê suporte às suas mamas sem apertá-las e você vai sentir mais alívio. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona – que aumentam seus níveis sanguíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez). Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o 1º trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tornam-se verdadeiras maníacas sexuais. Em ambos os casos o que está acontecendo é normal.

Doenças da gengiva podem aumentar o risco de parto prematuro. Convém ir ao seu dentista para verificar como está a sua saúde bucal, principalmente as gengivas. Se você não conseguir ir ao dentista em razão dos enjôos, procure ir no início do segundo trimestre de gestação, quando você já estará livre deste incômodo.

Vídeo: Vida no Ventre de 8 a 9 semanas

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 24/08/2016   14798 Views