Cordão Umbilical: de onde vem, pra onde vai e pra que serve?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 01/06/2020   948 Views  

O cordão umbilical conecta o bebê a placenta. Ele sai do abdômen (do nosso umbigo) e se conecta no meio da placenta, tendo aproximadamente 50 a 70 cm de comprimento.

 

Qual é a função do cordão umbilical?

Ele normalmente possui 3 vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia). É responsável por fazer com que o sangue do bebê passe pela placenta, aonde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê.

Cordão Umbilical

Cordão umbilical ligando o feto a placenta.

Na figura acima podemos observar os vasos do cordão umbilical (em azul as artérias e em vermelho a veia). As artérias levam sangue rico em gás carbônico (CO2) e a veia traz o sangue oxigenado (O2). Devido a sua grande importância, esses vasos sanguíneos são protegidos por uma substância pegajosa chamada geléia de Wharton, que por sua vez é coberta por uma camada de membrana chamada âmnion.

Em alguns bebês o cordão umbilical pode ter apenas 2 vasos (uma artéria e uma veia). Essa condição é chamada de artéria umbilical única e na maioria das vezes não tem nenhuma implicação para a gestação.

Existe também o mito de que o cordão enrolado no pescoço do bebê poderia trazer algum problema. Isto não passa de um mito, como você pode ver em nosso post: O Bebê está com o Cordão Enrolado no Pescoço? Não tem Problema!

Aonde está ligado o cordão umbilical na mãe?

O cordão umbilical não se conecta diretamente com a mãe. O cordão está ligado na placenta e a placenta fica conectada ao útero materno. Portanto não existe ligação do cordão na mãe, o que se conecta na mãe é a placenta.

Feto no útero materno ligando placenta e cordão umbilical.

Observe que a placenta está ligada ao útero e o cordão liga o bebê a placenta.

 

E o que tem por atrás do nosso umbigo?

O umbigo é a cicatriz que fica após a queda do coto do cordão umbilical. Durante a vida fetal os vasos do cordão continuam por dentro do nosso corpo, mas após o nascimento eles perdem a função e tornam-se um ligamento fibroso. Às vezes algumas gestantes podem ter “dor no umbigo” quando o útero cresce e traciona este ligamento.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 01/06/2020   948 Views