08ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 25/08/2016   14088 Views  

O Bebê

O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A cabeça do bebê ainda é desproporcional ao resto do corpo e seu rosto continua sendo formado: nessa fase ele já tem língua e narinas e a mandíbula está sendo fundida para dar forma à boca.

Durante essa semana, ocorre o maior desenvolvimento dos olhos e do ouvido interno. A maioria dos órgãos do bebê – rins, fígado, coração, cérebro – já está desenvolvida. As células ósseas começam a substituir as cartilagens e começam a ser formadas as articulações. Por incrível que pareça, os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical, e migrarão depois para o abdômen do seu bebê quando ele estiver bastante grande para acomodá-los. No final desta semana o bebê mede cerca de 19 mm e pesa em torno de 0,7 g.

A futura mamãe

Você pode estar sentindo sua cintura se expandir. Se esta é a sua primeira gestação, ainda não aparece a barriga.

Você pode se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça – a gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam. É provável que você se sinta mais cansada. O metabolismo aumenta até 25% e a freqüência cardíaca materna também sobe.

Você sabia que a partir desta semana já é possível conhecer o sexo do seu bebê?

Pois é, existe um teste que identifica fragmentos do cromossomo Y no sangue materno, não é preciso mais esperar até a 14ª semana! Estamos falando da Sexagem Fetal, um teste que embora esteja sendo realizado desde 2003 aqui no Brasil, e ficando cada vez mais popular, ainda é desconhecido para a maioria das pessoas. Além dele existe o exame de urina e o ultrassom.

O futuro papai

Faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. Torne-se um Pai envolvido com a gravidez. Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez.

Vídeo: Vida no Ventre de 6 a 8 semanas

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 25/08/2016   14088 Views