06ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 28/08/2016   21182 Views  

O Bebê

Os primeiros batimentos cardíacos do embrião já começaram. Ele mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um “S”. O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural. O crescimento é muito rápido nessa fase.

O coração primitivo já começou a bombear sangue e a maioria dos órgãos estão em formação. O coração, apesar de ser um pequeno tubo, já bate de 140 a 150 vezes por minuto, duas vezes mais que o de uma pessoa adulta.Além disso, o vínculo entre seu filho e você se torna mais intenso, pois os vasos sangüíneos que unem o cordão umbilical com a placenta, aparecem.

O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. Os brotos dos futuros braços e pernas começam a se formar. No final desta semana o embrião adota a forma de um “C”, mede cerca de 5,0 mm e pesa em torno de 0,4 g.

A futura mamãe

As náuseas começam a intensificar. O enjôo matinal é uma companhia para qualquer hora do dia. Você “deseja” alguns tipos de alimentos enquanto o “simples pensamento” a respeito de outros tipos de comida levam você ao banheiro. Os enjôos matinais podem ser muito fortes em casos de gravidez múltipla. Certifique-se de ingerir bastante líquido, em pequenos bocados, principalmente se você vomita muito. Se você vomita mais do que 8 vezes ao dia, contate o seu médico

Devido a esse período ser crítico para o desenvolvimento do seu bebê evite álcool, remédios, drogas e tratamentos estéticos (permanentes, colorir os cabelos, etc.). Se você ainda não marcou, marque a sua primeira consulta pré-natal.

Quando e como contar ao mundo a respeito de sua gravidez?

Você deve estar ansiosa por contar a todo mundo que está grávida. Ou você pode querer esperar um pouco e guardar segredo. Alguns pais têm receio sobre aborto e preferem nada dizer até que esse risco tenha passado. No entanto, os amigos e a família podem ser uma inestimável fonte de ajuda em caso de aborto, e você poderá estar perdendo essa oportunidade, não dividindo com eles o seu estado. Faça o que você achar mais confortável, mas faça disso um evento especial quando resolver falar.

Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza.

O futuro papai

O que você pode fazer para ajudar a futura mãe com as náuseas?

  • Certos aromas podem desencadear os enjôos – café, perfumes, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
  • Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
  • Coloque alguns biscoitos salgados tipo “crackers” ou “pretzels” no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
  • Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>

Vídeo: Da concepção a 6 semana de gravidez

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 28/08/2016   21182 Views