Grávida menstrua? Mito ou Verdade?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/06/2020   297 Views  

Todo mundo já escutou algum comentário sobre estar grávida e menstruar certo? Comentários desse tipo são tão comuns que até programas de TV já foram feitos sobre o tema. Esse é o caso do programa I Didn´t Know I Was Pregnant transmitido pela Discovery Fit & Health and TLC.

É possível estar grávida e ter menstruado normalmente?

De uma maneira muito simples a reposta é não. Quando uma mulher em idade fértil inicia um ciclo ovulatório, um hormônio chamado estrogênio faz com que a camada mais interna do útero (chamada endométrio) prolifere, ficando mais espessada. Caso a fecundação não ocorra naquele ciclo o endométrio descama, ocorrendo assim o que conhecemos como sangramento menstrual.

 

Essa descamação e sangramento coincidem com uma queda no nível sanguíneo de progesterona. A progesterona é produzida por alguns dias pelo corpo lúteo (ou corpo amarelo). O corpo lúteo é a “cicatriz” que fica no ovário após a menstruação. Alguns dias depois da ovulação o corpo lúteo se degenera, tornando-se o corpo albicans e cessando a produção da progesterona.

Quando uma mulher durante o ciclo menstrual engravida, o trofoblasto (uma das camadas do embrião em formação) produz a progesterona. As células do trofoblasto irão formar a placenta que será responsável por manter os níveis de progesterona altos. Como durante a gravidez não ocorre a redução nos níveis de progesterona o endométrio não descama e consequentemente grávida não menstrua

O que pode causar menstruação na gravidez?

Como explicamos acima, a menstruação não ocorre durante a gravidez. Portanto o mais correto seria chamarmos de sangramento na gravidez e não de menstruação. Existem diversas causas de sangramento na gravidez, basicamente elas são dividades nas causas da primeira e da segunda metade da gravidez.

As causas da primeira metade da gravidez são a ameaça de aborto ou aborto, a gravidez ectópica e a doença trofoblástica gestacional (também conhecida como mola hidatiforme).

Já as causas da segunda metade da gravidez são a placenta prévia, o descolamento prematuro de placenta, a rotura uterina, a rotura de vasa prévia e a rotura de seio marginal.

Existem ainda outras causas de sangramento como o sangramento de implantação. Este sangramento ocorre no momento em que o óvulo fecundado implanta no endométrio. É bastante incomum mas pode ocorrer. Ocorre cerca de uma semana após a fecundação e é pouco volumoso.

Também devemos considerar que alguns dos sangramentos que ocorrem na gravidez tem origem não obstétrica, como miomas, lesões do colo uterino ou da vagina, pólipos, etc.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/06/2020   297 Views