Dificuldades para Engravidar

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 11/09/2016   1226 Views  

Por definição, considera-se infértil o casal quando, após cerca de um ano tendo relações freqüentes e desprotegidas, não ocorre gravidez. As causas de infertilidade são diversas e acometem tanto o homem quanto a mulher. Para os casais inférteis é sempre muito importante o acompanhamento com um especialista em reprodução humana.

 

Quais são as causas de infertilidade?

Existem diversas causas de infertilidade. Em primeiro lugar devemos ressaltar que nem sempre a causa é um problema com a mulher. Na verdade em 30% dos casos o problema é da mulher, em 30% é do homem e em 30% das vezes o problema está em ambos. Nos 10% restantes após uma ampla investigação não conseguimos detectar a causa e estes casos são chamados de infertilidade sem causa aparente.

Quais são as causas da infertilidade masculina?

Com o homem, geralmente o problema está no número ou na mobilidade dos espermatozóides. Um número pequeno de espermatozóides ou espermatozóides que não de movem de maneira adequada reduzem em muito as chances de que o óvulo venha a ser fertilizado.

Quais são as causas da infertilidade feminina?

Na mulher, a causa mais frequente é a obstrução das trompas de falópio (levam o óvulo até o útero). A trompa pode estar obstruída por causa de endometriose ou por uma infecção do trato genital. Além do fator obstrutivo podemos ter a falta de ovulação (ciclos anovulatórios) e a alteração do muco cervical dificultando a passagem de espermatozóides. Eventualmente seu médico poderá solicitar um exame chamado videolaparoscopia para avaliar esta questão.

Qual o melhor tratamento para a infertilidade?

Inicialmente uma investigação completa do casal deve ser realizada. Lembre que em cerca de 30% dos casos o homem e a mulher tem um problema ao mesmo tempo. Depois da identificação do problema o tratamento estará direcionado para ele. Por exemplo, para a paciente que tem ciclos anovulatórios poderemos usar medicações que induzem a ovulação. Para o marido que tem poucos espermatozóides ou espermatozóides com motilidade ruim poderá ser feita uma coleta e capacitação do sêmem para futura inseminação. Uma outra modalidade de tratamento é a fertilização in vitro, onde o óvulo é fertilizado no laboratório e o embrião é posteriormente transferido para o útero da mãe.

Quais são as chances de sucesso?

As taxas de sucesso para os tratamentos de reprodução assistida variam de cerca de 30 a 50%.

É verdade que quem faz tratamento para infertilidade tem gêmeos?

Os tratamentos para infertilidade, na sua grande maioria, aumentam significativamente as chances de gestações múltiplas. Aproveite para ententer os diferentes tipos de gêmeos!

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 11/09/2016   1226 Views