Dor Pélvica na Gravidez (Dor no Ligamento Redondo)

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 23/11/2020   1482 Views  

A gestação é um momento maravilhoso, mas infelizmente alguns dos sintomas que acompanham a gravidez podem ser um pouco chatos. Além da dor no umbigo, é muito comum a queixa de um pouco de dor ou pressão na parte baixa do abdome nas primeiras semanas de gestação. Entenda o motivo pelo qual isso acontece com as futuras mamães.

Logo após a implantação o seu bebê começa a crescer e o útero precisa crescer também para acomodar o bebê. O útero é preso na pelve por estruturas chamadas de ligamentos. Os ligamentos que prendem o útero a pelve são:

  1. Ligamento largo do útero
  2. Ligamento redondo do útero
  3. Ligamento útero-sacral

Com relação aos sintoma de dor ou pressão pélvica, o ligamento mais importante é o ligamento redondo. O ligamento redondo é um tecido conjuntivo liga a lateral do útero até os grandes lábios (na vulva), passando pelo canal inguinal. Cada mulher possui dois ligamentos redondos, um do lado esquerdo e outro do lado direito.

Dor do Ligamento Redondo

Ligamento redondo e a localização da dor por estiramento do ligamento redondo.

Com o crescimento do útero que naturalmente ocorre durante a gravidez, o ligamento redondo é estirado, causando um pouco de dor e desconforto. A dor do ligamento geralmente é descrita como uma dor aguda, geralmente aparecendo após a movimentação. Ela acomete desde a parte inferior do abdomen até a virilha.

É normal sentir muita dor no pé da barriga na gravidez?

Apesar do incômodo esse sintoma é bastante normal. Pode acometer até 30% das gestantes e costuma ser inofensivo, apesar de perturbador. Ele costuma passar com a evolução da gravidez, entretanto demora um pouco. Geralmente esse incomodo passa até a 24ª semana de gestação.

Alguns movimentos podem desencadear a dor, entre eles:

  • Caminhar
  • Rolar na cama
  • Espirros
  • Tosse
  • Risos
  • Outros movimentos bruscos

Para ajudar diminuir o desconforto é recomendado que a gestante não fique muito tempo em pé nem caminhe por muito tempo sem descanso. Também é possível usar bolsas térmicas ou banhos quentes para tentar amenizar os sintomas.

Como saber se o útero está crescendo?

Para avaliar o crescimento do útero o seu médico irá medir a altura uterina durante os exames de pré-natal. A altura uterina é a distância medida do osso da pelve até o fundo do útero. É uma maneira indireta de avaliar se o bebê está crescendo bem ou se existe algum distúrbio no volume de líquido amniótico (como líquido aumentado ou diminuído).

Existem outras causas de dor no pé da barriga durante a gravidez?

Sim. Outra causa muito comum de cólica no começo da gravidez são gazes. É muito comum que a mulher sofra um pouco com má digestão, especialmente de alimentos como feijão e brócolis. Então, evitar alimentos conhecidos por causar gazes é a melhor saída.

Entretanto caso a dor seja muito forte e persistente é importante conversar com o seu médico. Existem outras causas de dor pélvica que eventualmente podem preocupar. Por exemplo, a gravidez ectópica (fora do útero) ou as ameaças de abortamento podem apresentar sintomas semelhantes de dor pélvica. Se você tiver algum sangramento deverá entrar em contato com seu médico ou o pronto socorro imediatamente.

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 23/11/2020   1482 Views