O que é ciclo anovulatório?

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Termos
Data: 05/06/2020   224 Views  

O ciclo menstrual normal é caracterizado pela liberação de um folículo ovariano que quando fertilizado resulta em gravidez. Em algumas mulheres o ciclo menstrual pode ocorrer sem que se tenha ovulação. Essa situação é chamada de ciclo anovulatório ou anovulação.

O corpo humano não é uma máquina perfeita. Apesar da expectativa de que em cada ciclo menstrual um óvulo seja liberado, eventualmente em um ciclo ou outro isso pode não acontecer. E isso não é nada de anormal. O problema é quando na maioria dos ciclos não ocorre a liberação do folículo, dificultando a ocorrência de gestação. 

ciclo anovulatório

É importante saber que as meninas que menstruaram recentemente podem ter ciclos anovulatórios. Para se ter uma idéia cerca de 50% dos ciclos nos dois primeiros anos após a menstruação são anovulatórios. Por isso é relativamente comum que estes ciclos não sejam regulares.

Quais são os sintomas da falta de ovulação?

O sintoma mais comum da anovulação é a irregularidade menstrual. Geralmente ciclos muito irregulares ou longos estão associados a anovulação. Eventualmente até a falta de menstruação (amenorréia) pode acontecer.

Além disso, como a principal causa de ciclo anovulatório são as alterações hormonais, situações que podem causar um desequilíbrio hormonal também podem estar associadas a anovulação. Alguns exemplos são:

  • Extremos do peso corporal (muito baixo ou muito alto);
  • Exercícios físicos muito extremos;
  • Desnutrição;
  • Períodos da vida de muito estresse

É possível ovular em ciclos muito curtos ou longos?

Sim, a ovulação pode ocorrer em ciclos curtos ou longos. Além disso mesmo quem tem ciclos anovulatórios pode, eventualmente, ter um ciclo ovulatório. Por isso, se alguma vez você foi diagnosticada com ciclos anovulatórios, isso não significa que você não possa engravidar. Talvez com um pouco de ajuda e com uma orientação sobre o seu período fértil você já possa engravidar.

O que pode impedir a ovulação?

Geralmente o que causa a anovulação são desequilíbrios hormonais que podem ter diferentes etiologias. As causas mais comuns para estes desequilíbrios hormonais são:

  • Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
  • As alterações na função da glândula tireóide, tanto o hipotireoidismo com o hipertireoidismo
  • Pessoas com muito baixo peso ou obesidade
  • Tumores na glândula chamada hipófise que secretam um hormônio chamado prolactina

Ciclos anovulatório podem ser uma causa de infertilidade. Se você acredita que pode estar tendo ciclos anovulatórios é importante que consulte seu médico de confiança para uma avaliação clínica detalhada.

Quem tem ciclo anovulatório pode engravidar?

Sim, claro. Talvez seja necessária alguma ajuda mas você tem chance de engravidar sim. É importante procurar o seu médico de confiança para poder discutir esse assunto com mais detalhes.

Como se trata a anovulação crônica?

O seu médico precisará fazer alguns exames de sangue para saber como estão os seus hormônios e eventualmente algum exame de imagem como o controle de ovulação por ultrassom. Caso algum problema seja identificado o tratamento inicial é voltado para a correção do problema específico.

Se nenhum problema for encontrado e você quiser engravidar o seu médico poderá utilizar alguma medicação para ajudar o seu ovário a ovular.

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Termos
Data: 05/06/2020   224 Views