Cuidados com a pele na gravidez: como prevenir cloasmas e estrias

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 14/07/2022   97 Views  

A gravidez é uma fase linda. No entanto, além da alegria e expectativa com a chegada do bebê, ela também pode trazer algumas preocupações, principalmente quando se pensa em como ficará o corpo, sobretudo a pele, após tantas mudanças. Obviamente a preocupação da mulher com estética é bastante comum nessa fase.

Cuidados com a Pele na Gravidez

Os cuidados com a pele na gravidez são fundamentais para evitar manchas e estrias.

O que pode acontecer com a pele na gravidez?

Os principais vilões da pele durante a gravidez são o cloasma e as estrias. Mas não se preocupe! A gente vai explicar direitinho para você como eles surgem e quais os cuidados você precisa ter com a sua pele para evitá-los na gravidez.

O que é o cloasma e como preveni-lo?

O cloasma trata-se daquelas manchas escuras que aparecem na pele durante a gravidez e, infelizmente, na maioria das vezes, no rosto. Talvez você conheça essas manchas pelo nome de melasma… mas não tem problema, cloasma é o melasma que aparece na gravidez!

Também é comum que algumas partes do corpo fiquem mais escurecidas, como os mamilos, a vulva e a linha do meio da barriga, chamada Linha Nigra.

Tudo isso acontece devido ao estímulo de hormônios nesta fase. Por isso, as grávidas devem usar protetor solar com FPS acima de 50 todos os dias, mesmo em lugares fechados.

Para uma proteção maior para a pele, é indicado que as grávidas utilizem chapéus quando saírem no sol e deem preferência por roupas com proteção UV.

Além dos protetores solares a recomendação médica é de proteger-se do sol com uma barreira física, como um guarda sol. Além disso usar óculos escuros pode ajudar a preservar os seus olhos.

E as estrias, podem ser prevenidas?

As temidas estrias aparecem na pele principalmente devido ao ganho excessivo de peso. Normalmente, elas surgem nos seios e na barriga e podem afetar a autoestima da mulher durante e após a gestação.

Por isso, é indispensável que os cuidados com a pele na gravidez sejam redobrados. Lembre-se de incluir uma rotina de hidratação logo nos primeiros meses, preferencialmente, utilizando cremes hidratantes próprios para grávidas.

Os ativos mais indicados para os cuidados com a pele na gravidez são: a água termal, a manteiga de karité, a glicerina, o óleo de amêndoas e o ácido hialurônico.

Uma observação importante: certifique-se que não há ureia na composição dos cremes hidratantes, pois ela pode trazer riscos para você e seu bebê.

Mas, os cuidados não se limitam à hidratação da pele. É preciso controlar a alimentação, be

Hidratação é fundamental

Sim, a hidratação é importante para tua saúde sempre… durante a gestação principalmente. Manter-se hidratada ajuda o bebê a crescer com saúde, mantém o volume de líquido amniótico normal e ajuda o bebê a se desenvolver durante a gestação.

Hidratar-se também ajuda com os cuidados com a pele na gravidez uma vez que uma pele mais úmida permite uma maior elasticidade em todo o corpo.

Além disso as mulheres devem beber bastante água e fazer atividades físicas, para que o ganho de peso seja proporcional ao período de gestação.

O que passar na pele durante a gravidez?

Assim como são necessários ajustes na dieta nessa fase da vida, alguns ajustes no ritual de beleza da mulher também são necessários. Substitua maquiagens e filtro solar que deixa a pele oleosa. Faça sempre uma boa limpeza da pele e hidratação da barriga, seios e pernas. Óleos e hidratantes com colágeno, vitamina C, vitamina E e elastina são fundamentais. E não esqueça de tomar aquelas vitaminas que o seu obstetra receitou! Se possível converse com um dermatologista também no início do seu pré-natal.

Cautela com os tratamentos

Qualquer tratamento agora deve ser acompanhado por um dermatologista. Não inicie novos tratamento sem o acompanhamento médico necessário para manter o seu bem estar e o do seu bebê.

O que a grávida não pode passar no rosto?

Cosméticos que contenham hidroquinona, tretinoína, adapaleno e isotretinoína são contra-indicações. Protetores solares com metoxicinamato de octila também não são seguros durante a gravidez, fique de olho nos rótulos e opte por opções com óxido de zinco.

É verdade que a drenagem linfática ajuda a pele na gravidez?

A drenagem linfática é um procedimento que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, evitando aquele inchaço, tão comum durante a gravidez.

Outro benefício da drenagem é que ela melhora a circulação sanguínea, prevenindo a celulite e as varizes.

Mas atenção: o procedimento só pode ser feito após o quarto mês de gravidez e com a indicação do seu médico.

Há algum cuidado com a pele que deve ser evitado na gravidez?

Durante a gravidez devem ser evitados todos os procedimentos agressivos na pele. Assim, produtos anti acne e anti-idade que possuam ácido salicílico ou retinoico não devem ser usados.

Esses ácidos são aqueles que promovem a descamação da pele. E, como a pele da grávida fica mais reativa, esses estímulos podem aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a pele ainda mais sensível.

Com estes cuidados, sua pele se manterá linda e saudável durante toda a gravidez.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 14/07/2022   97 Views