O que é a Linha Nigra?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/07/2022   133 Views  

A linha nigra é uma linha vertical escura que aparece no abdômen durante a gravidez. Ela é causada pelo aumento da produção de melanina, que dá à pele um tom mais escuro.

Pessoas que tem a pele mais escura produzem mais melanina que as pessoas que tem a pele mais clara e portanto poderão ter uma linha nigra mais evidente.

Na verdade a linha nigra sempre está presente, mas fora da gravidez o tom dela é tão semelhante ao resto da pele que você provavelmente nunca percebeu que ela existia.

Por que a linha nigra aparece?

Durante a gravidez, o corpo produz mais melanina em resposta ao aumento dos níveis de hormônios, em especial o estrogênio. Esta mudança de pigmentação é muito provavelmente um mecanismo de proteção, fornecendo defesa extra contra os raios nocivos do sol.

Além disso, a distensão do abdômen para acomodar o útero aumentado também deixa essa linha bem mais evidente.

Linha Nigra

Linha escura no abdômen da gestante, conhecida como Linha Nigra.

A linha fica verticalmente posicionada na linha média do abdômen e isso acontece pois há uma quantidade maior de melanócitos nessa região. Os melanócitos são células especializadas na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura.

Apesar do nome linha nigra derivar do termo em latim para linha negra, ela é marrom escuro.

Ela aparece em todas as grávidas?

Cerca de 90% das gestantes irão observar essa hiperpigmentação da linha nigra. Portanto isso é bastante comum de ser observado no corpo da mulher que está grávida.

Quando ela irá aparecer?

A linha nigra tipicamente aparece durante o segundo trimestre. Ou seja, por volta da 14º a 16º semanas de gestação. Ela se torna mais escura à medida que a gravidez avança e algumas pessoas acabam só percebendo ela por volta do 5º mês de gravidez.

Ela pode aparecer apenas na parte inferior do umbigo ou em toda a extensão do abdômen.

O que fazer para evitar que a linha nigra apareça durante a gravidez?

Não há nada que você possa fazer para evitar que a linha nigra apareça. Ela irá aparecer e eventualmente ficar evidente durante a gestação. O quão evidente ela irá ficar pode variar de pessoa para pessoa. Mas não deixe que isso prejudique o seu bem estar!

A boa notícia é que geralmente ela desaparece após o parto, mas pode levar alguns meses para desaparecer completamente.

Qual é o tratamento para a linha nigra?

Não há tratamento médico específico para a linha nigra. Entretanto você pode ficar tranquila pois a linea nigra não tem efeito adverso para a gravidez e não é necessário tratamento médico.

As mulheres com a linha nigra devem evitar a exposição ao sol no abdômen, pois isso pode fazer com que a linha fique mais escura. Caso a exposição ao sol seja inevitável deve-se usar sempre um protetor solar.

Quando ela desaparece?

A linha nigra geralmente desaparece dentro de poucos meses após o parto, pois os níveis de hormônios no corpo voltam ao normal. No entanto, algumas mulheres podem descobrir que ela persiste por períodos mais longos de tempo.

Existem alguns poucos diagnósticos diferenciais para a linha nigra, como manchas café com leite. Mas a linha nigra é tão característica que é incomum confundir ela com algum outro tipo de mancha que possa acometer a pele.

Se você estiver preocupado com a aparência da linha nigra ou seus efeitos sobre sua saúde, fale com seu médico, de preferência um dermatologista.

Qual a diferença entre a linha nigra e a linha alba?

Linha alba (do latim ‘linha branca’) é uma rafe fibrosa e tendinosa que desce verticalmente na linha média do abdome. Estende-se entre o limite inferior do esterno e o púbis, separando os músculos retos abdominais. Já a linha nigra é uma pigmentação da pele. Elas ficam localizadas exatamente na mesma região.

Quais outras manchas podem aparecer na gravidez?

Na gravidez também é bastante comum uma outra mancha na pele chamada de cloasma. Entretanto o cloasma habitualmente se localiza na face, nos locais onde há maior incidência de raios ultravioleta.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/07/2022   133 Views