36ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 18/07/2016   13914 Views  

O Bebê

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto (encaixar) a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2500-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.

A futura mamãe

Começam os preparativos para o parto e partir de agora você fará visitas semanais ao seu obstetra.

A maioria dos bebês já estará neste momento com a cabeça voltada em direção à pélvis (cefálicos) e as dores de acomodação são intensas e incomodam bastante. Caso seu bebê esteja em uma posição diferente, é provável que ele permaneça como está até o final da gravidez, pois o espaço disponível já dificulta um giro que pode chegar até 180º. No entanto, há casos em que o bebê acaba se virando com um simples movimento da mãe.

Esse é o momento dos receios. O principal é o parto – medo da dor das contrações, da anestesia, de morrer no parto, do cordão umbilical estar enrolado no pescoço do bebê, da prematuridade, etc, etc e etc. Como são muitas dúvidas, as grávidas acabam esquecendo de conversar sobre elas com o médico, portanto anote tudo num caderno.

Aproveitamos pra lembrar que a questão do cordão enrolado no pescoço é um mito, como você pode ver no nosso post sobre esse assunto: O bebê está com o cordão enrolado no pescoço? Não tem problema.

Daqui em diante tenha cuidado com os seios, lavando-os com sabão neutro. Não faça, de forma alguma, uso de irrigações ou duchas vaginais sem instruções específicas do seu médico. Eventualmente o seu médico poderá solicitar exames para avaliar a vitalidade fetal.

O futuro papai

Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê. O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova.

Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 18/07/2016   13914 Views