Avaliação da vitalidade fetal anteparto

Categorias: Artigos, Médicos
Data: 12/09/2014   2089 Views  

O contexto atual da atividade médica exige do obstetra e ginecologista ampla compreensão dos avanços científicos e tecnológicos de sua área. O objetivo primordial da avaliação fetal antenatal é identificar fetos de risco para eventos adversos ou para o óbito e, assim, atuar preventivamente para evitar o insucesso.

vitalidade fetal

O perfil biofísico fetal atinge sua máxima eficiência quando aplicado dentro do contexto clínico de cada caso. Em gestações de alto risco, a doplervelocimetria da artéria umbilical mostrou-se útil para melhorar os resultados perinatais. Na restrição de crescimento fetal por insuficiência placentária grave, antes da 34ª semana de gestação, a doplervelocimetria do ducto venoso tem sido importante instrumento na condução dos casos. Nenhum teste isoladamente é considerado o melhor na avaliação da vitalidade fetal anteparto, entretanto, a análise conjunta de todos os métodos irá propiciar melhor compreensão da resposta fetal à hipóxia.

Veja o artigo completo em português: Nomura Roseli Mieko Yamamoto, Miyadahira Seizo, Zugaib Marcelo. Antenatal fetal surveillance. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2009 Oct; 31(10): 513-526.

Categorias: Artigos, Médicos
Data: 12/09/2014   2089 Views