1ª Semana de Gravidez

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 30/09/2016   12435 Views  

Convenciona-se que a contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida. A partir da concepção, no final da 2ª semana, pela nossa contagem, o bebê inicia e passará por uma série de transformações.

O que eu devo aprender sobre a primeira semana de gravidez?

Talvez a lição mais importante é que esse negócio de idade gestacional (ou tempo de gravidez) é complicado! Não basta ter que contar em semanas, ainda tem 2 maneiras de contar diferente:

Existem duas idades gestacionais: a concepcional (que está no livro de embriologia, e é contada a partir da concepção, ou seja, quando o espermatozoide fecunda o óvulo) e a menstrual (que está nos livros de obstetrícia e é contada a partir do primeiro dia da última menstruação).

Leitura recomendada na 1ª Semana de gravidez:

Dicas 1a semana de gravidez - planeje a gestação

A futura mamãe na 1ª semana de gravidez

Antes de tudo tenha o desejo da gravidez, pois o bebê será gerado dentro de você. Comece a pensar como grávida antes de engravidar. Apesar de ainda não ter sintomas de gravidez já comece a agir como grávida na primeira semana de gestação! Adquira hábitos saudáveis e abandone os maus hábitos desde já, para que você tenha um bebê sadio. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo. Esse é um bom período para engravidar. Se você não compreende bem qual é o seu período fértil use nossa ferramenta para saber o dia da ovulação e período fértil.

Faça uma dieta rica em frutas e vegetais; pratique exercícios regularmente; inicie um suplemento de ácido fólico, principalmente, se você era usuária de pílulas anticoncepcionais. Pare de fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar medicações sem prescrição médica. Fique longe de substâncias tóxicas e descanse bastante. Aprenda como se preparar para a gravidez.

Descanse pois você terá um trabalho importante pela frente. Estamos imaginando que vocês já venceram todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressão social e familiar. Já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir.

Próxima Semana >>

 

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 30/09/2016   12435 Views