16ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 17/08/2016   14108 Views  

O Bebê

Se esse é seu primeiro filho, talvez você ainda não perceba os movimentos. É absolutamente normal uma mamãe de primeira viagem não sentir os movimentos do seu bebê até a 22ª ou 24ª semana. Caso contrário, é possível sentir vibrações sutis geradas pelo bebê rolando, dando chutes e cambalhotas. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. O feto mede entre 16 e 17 cm e pesa em média 150 a 170g.

Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultrassom. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos. A vagina e o ânus já estão abertos.

A futura mamãe

Você está apresentando congestão ou sangramento nasal? Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir um pouco de dor no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, idealmente ela deve ser marcada entre 16 a 18 semanas.

Imagens: Lennart Nilsson, A Child is Born.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 17/08/2016   14108 Views