Meu bebê engoliu líquido na hora do parto e agora?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 23/09/2018   841 Views  

Meu filho na hora de nascer engoliu líquido“, essa é uma frase relativamente comum de se ouvir.

Os fetos mostram movimentos de deglutição já na 11ª semana de gestação, enquanto movimentos de sucção mais complexos podem ser identificados após a 18ª semana.

No passado, o movimento relacionado à deglutição era geralmente considerado como uma mera aquisição de um mecanismo necessário para a vida pós-natal. Entretanto, recentemente foi comprovado que tal função é necessária para o desenvolvimento do trato gastrointestinal e para o crescimento fetal. Estudos experimentais, nos quais as ligaduras do esôfago de fetos de coelhos e ovelhas  foram realizados, confirmaram essas hipóteses documentando atrofia grave da mucosa gastroentérica.

A ultrassonografia permite a visualização direta das estruturas anatômicas envolvidas no processo de deglutição no feto. De acordo com a figura abaixo podemos ver o esôfago como uma linha preta (cheia de líquido amniótico) e ao Doppler observamos a presença de fluxo durante a deglutição.

engoliu liquido

É possível ver quando o feto engoliu líquido?

Sim, no ultrassom dinâmico é possível ver o momento em que o feto degluti. No vídeo abaixo o esôfago fica colorido quando existe fluxo no esôfago.

Conclusão

Engolir líquido amniótico é absolutamente normal e o feto faz isso durante toda a gestação. Portanto não é necessário ficar preocupada com engolir líquido amniótico. Por outro lado, existe a síndrome de aspiração de mecônio, que pode causar problemas para o bebê. O mecônio é a principal excreção intestinal do recém-nascido. Sobretudo, é composto por células epiteliais, cabelo fetal, muco e bile.

Em síntese, a síndrome de aspiração de mecônio é uma dificuldade respiratória em um recém-nascido que inalou (aspirou) mecônio para os pulmões antes ou perto da ocasião do parto.

Referências

  1. Fetal Esophagus
  2. Fetal oesophagus (normal ultrasound)
  3. Assessment of Fetal Swallowing with Gray-Scale and Color Doppler Sonography
  4. Quantification of fetal swallowing by ultrasound is impossible
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 23/09/2018   841 Views