Quanto de Peso Irei Ganhar?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 10/09/2014   1808 Views  

O objetivo da avaliação do peso durante a gravidez é identificar as situações de problemas nutricionais, ou seja, quando a mamãe está acima ou abaixo do peso ideal. A variação normal de peso durante uma gestação única oscila entre 6 – 16 kg ao final da gestação. O ideal seria ganhar entre 9 e 12 kg no total. Isso corresponde mais ou menos a um ganho de peso semanal de cerca de 400 g no 2º trimestre e 300 g no 3º trimestre. O aumento máximo de peso ocorre entre 12 e 24 semanas (ou seja, entre o 4º e o 6º mês). O excesso ou a falta do ganho de peso durante a gravidez é um fato de muita relevância para sabermos sobre a saúde da gestante, sendo ligado ao aparecimento de doenças durante a gravidez.

Para onde vai o peso que eu ganhei durante a gravidez?

Ganhar peso durante a gravidez é algo natural, fisiológico e importante para o bem-estar da futura mamãe e bebê. A distribuição dos quilos extras segue aproximadamente a seguinte regra:

  • Bebê: cerca de 3.000g;
  • Miométrio: o miométrio é o nome que o músculo uterino recebe. Com a evolução da gestação a musculatura uterina aumenta e consequêntemente seu peso aumente cerca de 900g;
  • Placenta: cerca de 600g;
  • Mamas: as mamas pesam cerca de 400g a mais do que em não gestantes;
  • Sangue: o volume de sangue circulando na mamãe aumenta e isso pode contribuir com um aumento de peso de cerca de 1.200g;
  • Líquido: além do líquido amniótico existe também um aumento de líquido no corpo materno, todo este líquido pesa cerca de 2.600g;
  • Gordura: o ganho de gordura é necessário durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a amamentação, esse aumento é cerca de 2.500g.

Portanto, ao final da gravidez você ganha cerca de 11,2 kg a mais do que pesava antes de engravidar. Claro que estamos falando aqui de um ganho médio, algumas mamães irão ganhar mais peso e outras menos peso. Em verdade espera-se que as mamães mais magrinhas ganhem mais peso (cerca de 12 kg), enquanto as mais gordinhas ganhem menos peso (cerca de 8 kg).

Como é avaliado meu peso durante a gravidez?

Na sua primeira consulta devem ser medidos o peso e a altura. A gestante deverá estar em pé, descalça e com roupas leves, com os calcanhares juntos o mais próximo possível da haste vertical da balança, erguida, com os ombros para trás e olhando para frente.

Muito provavelmente seu obstetra irá repetir a pesagem em todas as consultas de pré-natal pois esta é uma recomendação universal para as consultas de pré-natal. Um ganho ou perda de peso repentino devem alertar a gestante e o seu médico para eventuais problemas que poderão estar relacionados.

Já o ganho de peso do bebê é avaliado não só pelo ultrassom como também pela medida da altura uterina.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 10/09/2014   1808 Views