24ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 07/08/2016   9214 Views  

O Bebê

Seu corpo começa a produzir glóbulos brancos para combater as infecções. Os pulmões estão mais desenvolvidos, porém ainda são extremamente imaturos. Existem relatos de sobrevida de fetos nascidos com essa idade gestacional, porém a incidência de complicações neo-natais é altíssima.

O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana, enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 – 700 gramas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.

A futura mamãe

Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de diabetes gestacional. É importante que, se você ainda não faz os exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica, comece agora.

O abdome cresce e a digestão muda, o que pode causar prisão de ventre e azia – sendo que a azia pode diminuir se você optar por fazer refeições fracionadas, em quantidades e intervalos menores, e não se deitar logo após as refeições. Para ajudar na digestão, a dica é caminhar um pouco depois de comer.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 07/08/2016   9214 Views