O que é tampão mucoso e o que ele faz?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 23/07/2022   221 Views  

O tampão mucoso (ou rolha de Schröder) é uma substância produzida pelo colo do útero durante os primeiros meses de gravidez. O seu objetivo é evitar que bactérias e outros microrganismos atinjam o útero e interfiram com o desenvolvimento do bebê.

A sua função é proteger o colo do útero durante a gravidez, criando uma barreira físico-química e imunológica, vedando o acesso impedido a entrada de infecções.

Para isso o tampão está localizado no canal cervical. O canal cervical é o orifício que existe no colo do útero. É por onde entra o espermatozóide para fecundar o óvulo e por onde sai a menstruação quando a mulher não está grávida. Ele fica logo após o canal vaginal.

Tampão Mucoso

Detalhe mostrando o tampão mucoso no colo do útero como uma rolha.

 

Em uma mulher não grávida, o muco cervical seria o análogo do tampão mucoso.

Sua produção pelas glândulas endocervicais

O canal cervical liga o fundo da vagia a cavidade uterina. Suas paredes são revestidas por glândulas, chamadas de glândulas endocervicais. Estas glândulas são responsáveis pela produção de muco cervical. A produção do muco cervical varia de acordo com a fase do ciclo menstrual.

Durante a gestação o muco é produzido e por ação da progesterona torna-se bastante espesso. Dessa forma torna-se uma “rolha”, impedindo que microorganismos penetrem dentro da cavidade uterina durante toda a gestação. Por isso o tampão mucoso também recebe o nome de Rolha de Schröder.

Este processo de vedação com o tampão mucoso é uma proteção para o bebê contra infecções até o nascimento ou a expulsão do tampão mucoso.

A saída do tampão mucoso

Normalmente o tampão mucoso sai quando as contrações tornam-se mais intensas a ponto de provocar alguma alteração no colo uterino. A saída do tampão mucoso é considerado por muitos como um sinal de que o trabalho de parto está próximo.

Entretanto é importante chamar a atenção para o fato de que a mãe poderá perder o tampão mucoso e ainda assim levar muitos dias para o início do trabalho de parto.

Tampão mucoso ou líquido amniótico?

Muitas mulheres ficam se perguntando se o material que estão perdendo é o líquido amniótico ou o tampão mucoso. Bom, a diferença entre os dois é bastante marcante. Enquanto o tampão mucoso é bastante viscoso (consistência parecida com clara de ovo), não tem odor nenhum e sua cor é transparente. Já o líquido amniótico é bem líquido e tem odor de água sanitária. Se você observar estas duas diferenças irá saber dizer quando a bolsa estourou.

Exemplos de como é o tampão mucoso.

Quatro exemplos de como pode ser o aspecto do tampão mucoso.

O início do trabalho de parto

Se você perdeu o tampão mucoso não precisa ir correndo para o hospital. Podem inclusive ainda levar mais alguns dias (talvez semanas) para você entrar em trabalho de parto.

Você está mais próxima de viver o momento mais marcante da sua vida, que é a experiência de dar a luz. Mas lembre-se que algumas mulheres ainda levam semanas para entrar em trabalho de parto.

Lembre-se que o caracteriza o trabalho de parto são as contrações. Quanto mais fortes e frequentes elas forem, maior a chance de você estar em trabalho de parto.

Quanto tempo depois de sair o tampão o bebê nasce?

Isso é bastante variável, mas em geral pode-se esperar o início do trabalho de parto entre 2 dias a duas semanas depois da saída do tampão mucoso. Entretanto este período é bem variável e eventualmente algumas mulheres perdem o tampão mucoso em fases precoces da gestação, sem que isso seja um problema.

Quando perde o tampão tem que ir pro hospital?

Não necessariamente. Apesar de sabermos que o parto pode estar próximo, a perda do tampão mucoso não é um evento que necessite que você vá ao hospital. Se não há perda de líquido amniótico, nem contrações você poderá ficar em casa.

O momento de ir para o hospital

Você deverá ir ao hospital nas seguintes situações:

  • Quando tiver contrações a cada 3 minutos;
  • Quando romper a bolsa amniótica;
  • Quando tiver algum sangramento.

Estes são os principais sinais de que você deve ir ao hospital.

O que fazer depois que o tampão mucoso sai?

Não há necessidade de nenhuma conduta específica quando o tampão sai. Este é um processo fisiológico e bastante comum. Se o bebê estiver mexendo bem e você estiver sem contrações fique tranquila. Você pode informar ao seu médico que perdeu o tampão, mas certamente ele também irá tranquiliza-la.

É importante que você fique atenta aos sintomas de trabalho de parto pois eles podem iniciar em breve. Também observe as características do conteúdo que sai da vagina para diferenciar o tampão mucoso de líquido amniótico no caso de rompimento da bolsa.

Existe alguma relação do tampão mucoso com a dilatação do colo do útero?

Não. A saída do tampão mucoso não significa necessariamente que o colo do útero está dilatado e também não quer dizer que você está em trabalho de parto. O principal sinal de trabalho de parto é a presença de contrações uterinas.

Existe algum risco quando o tampão tem sangue junto?

Em algumas ocasiões o tampão mucoso pode sair com algumas listras de sangue. Nestes casos houve o rompimento de algum pequeno vaso no colo do útero, o que é razoavelmente comum. Você não precisa ficar preocupada.

Preciso ficar em repouso depois que saiu o tampão?

Não precisa ficar em repouso. Depois da saída do tampão você pode continuar fazendo suas atividades normais desde que sinta bem estar físico e psicológico. Realizar exercícios físicos leves, quando não há contraindicação médica, ajuda a liberar endorfinas que ajudam neste processo e fazem com que o trabalho de parto se inicie naturalmente da melhor forma possível.

Evite situações que gerem ansiedade neste momento, tente dormir bem e se alimentar de maneira adequada pois estes e outros assuntos poderão ter um grande impacto na sua saúde e qualidade de vida nestes últimos dias.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 23/07/2022   221 Views