O que é a medida do colo uterino na gravidez?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/02/2021   731 Views  

Nos últimos anos a medida do colo uterino vem progressivamente ganhando espaço nos exames de pré-natal. Ela deve ser realizada na época do exame morfológico de segundo trimestre, entre 20 e 24 semanas. Com a medida do colo uterino é possível identificar quais pacientes possuem risco aumentado para parto prematuro.

A partir desta informação é possível administrar uma medicação chamada progesterona que pode ajudar a reduzir a incidência de prematuridade.

O que é o colo uterino?

O colo do útero (ou colo uterino) é a sua porção mais inferior que liga a cavidade uterina a vagina. Ele possui um orifício em seu interior, chamado de canal cervical. Durante a gestação o colo uterino permanece fechado, e isso faz com que o bebê fique dentro da cavidade uterina.

Ilustração do Colo do Útero na Gravidez

Em mulheres que não estão grávidas o colo uterino tem uma consistência fibrosa. Com a evolução da gestação o colo uterino amolece e vai progressivamente se tornando mais curto. Durante o trabalho de parto o encurtamento do colo é bem evidente. Muitas vezes ele fica fino como um papel. Depois de encurtar o colo uterino começa progressivamente a dilatar. Na imagem abaixo é possível compreender como isso acontece.

Apagamento e Dilatação do Colo Uterino
 Por que é importante medir o colo uterino?

Durante a década de 90 observou-se que existe uma relação inversa entre o comprimento do colo uterino e a idade gestacional em que acontece o parto. Isso significa que quanto menor o colo uterino, maior a chance do bebê nascer prematuro.

Entretanto para se fazer esta avaliação é necessário que:

  • A medida seja feita por um exame transvaginal;
  • A paciente esteja com a bexiga vazia;
  • A idade gestacional seja entre 20 e 24 semanas (na mesma época do exame morfológico).
MEDIDA DO COLO UTERINO

Colo uterino normal e colo uterino curto ao ultrassom.

Qual o tamanho ideal do colo do útero na gravidez?

Espera-se que o colo uterino tenha, pelo menos, 25 mm de comprimento. Medidas menores significam um risco aumentado para o parto prematuro. É possível calcular o risco individualizado de parto prematuro para cada paciente, para isto basta utilizar a calculadora da Fetal Medicine Foundation.

Qual é a importância da Avaliação do Colo Uterino em Gestantes?

A importância da medida do colo uterino dá-se pelo fato de que uma vez identificada a paciente com alto risco para parto prematuro podemos administrar uma medicação chamada progesterona. A progesterona é capaz de reduzir a chance de parto prematuro em cerca de 45% dos casos. Entretanto para que possamos identificar quem deve fazer o uso da progesterona é necessário primeiro avaliar o comprimento do colo uterino.

Quem deve fazer a medida do colo uterino?

Uma dúvida muito frequente é se todas as pacientes precisam medir o colo uterino ou se apenas um grupo especial, como por exemplo as pacientes que tiveram parto prematuro anterior. Hoje a recomendação é que TODAS as pacientes deveriam medir o colo uterino. Isto se deve ao fato de que o principal fator de risco para parto prematuro é a história obstétrica da paciente. Ou seja, pra identificar quem tem risco ou não é necessário que a paciente tenha tido partos anteriores. Como um grande número de gestantes não possui história obstétrica (pois está na primeira gestação), a recomendação é que a medida seja feita para todas as gestantes, junto ao exame morfológico de segundo trimestre.

Referência

  1. Vaginal progesterone for preventing preterm birth and adverse perinatal outcomes in singleton gestations with a short cervix: a meta-analysis of individual patient data.
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 07/02/2021   731 Views