Gravidez Silenciosa: é possível estar grávida e não sentir nada?

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 11/09/2020   126 Views  

O fenômeno da gravidez silenciosa está sendo cada vez mais comentado. São casos aonde mulheres descobrem que estavam grávidas dias antes do parto. Mas será que isso é realmente possível? Será que é possível descobrir a gravidez no dia do parto?

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

O problema é que algumas mulheres podem ter sangramentos durante a gravidez ou alguma irregularidade menstrual. Isto certamente contribui para dificultar a identificação da gravidez. Lembre que o primeiro sinal de gravidez é relacionado sempre ao atraso menstrual. Outras mulheres podem ter algum problema psicológico que dificulta o reconhecimento ou mesmo a aceitação da gravidez.

Gravidez Silenciosa - Eu não sabia que estava grávida!

Gravidez Silenciosa – Eu não sabia que estava grávida!

Como saber se estou grávida se não tenho sintomas?

Pode ser difícil diagnosticar se você tem uma gravidez silenciosa. Afinal de contas se fosse sempre fácil isso não aconteceria, não é verdade? Entretanto, se você acha que pode estar grávida mas com dificuldade de identificar alguns dos principais sinais e sintomas como o ganho de peso ou o atraso menstrual, você pode ficar atenta a outros sintomas como:

  • Seios doloridos e inchados;
  • Urinar com maior freqüência;
  • Cansaço;
  • Náuse e vômitos;
  • Não tolerar algumas comidas ou cheiros.

E claro, nada melhor do que consultar o seu médico de confiança! Ele poderá fazer um exame clínico em você e solicitar exames complementares. Assim saberá com certeza se você está grávida ou não. Lembre-se que as mulheres devem consultar seu ginecologista pelo menos uma vez por ano.

É possível estar grávida e não sentir nada?

Geralmente o principal sintoma de gravidez é a menstruação atrasada. Claro que para uma mulher que menstrua todo o mês, sempre na mesma época, é relativamente fácil perceber que existe algo de diferente quando a menstruação atrasa. Entretanto é preciso considerar que estes casos de gravidez silenciosa geralmente acontecem com pacientes que possuem ciclos irregulares, e geralmente longos.

Algumas mulheres, por exemplo as que tem ovários policísticos, podem ficar vários meses sem menstruar. Além disso os ovários policísticos geralmente dificultam a gestação. Então, por exemplo para uma mulher com ovários policísticos a gravidez pode ser uma surpresa.

Outras mulheres podem ter sangramentos recorrentes durante a gestação e confundir isso com a menstruação. Nos casos por exemplo aonde a placenta está inserida muito próxima ao colo do útero, durante toda a gestação podem acontecer sangramentos que são confundidos com a menstruação.

O uso do anticoncepcional também pode ajudar a esconder a gravidez. Principalmente para as mulheres que usam o anticoncepcional de forma contínua. Ao esquecer de tomar o anticoncepcional a paciente pode engravidar e não se dar conta pois ela normalmente não menstrua.

Também é mais comum a gravidez silenciosa em mulheres obesas. Nestes casos o aumento da barriga pode não ser tão evidente pois o acúmulo de gordura no abdômen pode “disfarçar” o aumento do útero até o momento do parto.

E os outros sintomas de gravidez?

Os outros sintomas comuns da gravidez como enjôos, dores nas costas, sonolência ou dores nas mamas são bastantes inespecíficos. Isto significa que podem acontecer em diversas situação e não apenas na gravidez. Nos casos de gravidez silenciosa estes sintomas podem passar desapercebidos pois o enjôo pode ser atribuído a alimentação, o sono a um dia um pouco mais exaustivo e assim por diante.

A ausência completa de sintomas é incomum. Algumas mudanças no corpo sempre acabam acontecendo, o problema é que podem passar desapercebidas até chegar a hora de ir para o hospital.

Como posso saber se estou grávida tocando a barriga?

Durante os exames de pré-natal o obstetra palpa o abdômen materno para identificar a posição do bebê. Ele também mede a altura uterina para avaliar se o crescimento do bebê está adequado. Palpar o abdômen para identificar o útero ou o bebê exige treinamento. Talvez seja difícil ou quase impossível para alguém sem treinamento tocar a sua barriga e saber se o que está sendo palpado é o útero ou apenas o intestino. Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida. Principalmente se não tiver outros sintomas ou se a barriga não estiver aumentando a ponto de tornar evidente a gestação.

Quais são os riscos de uma gravidez sem acompanhamento pré-natal?

Dar a luz sem fazer o pré-natal pode ser perigoso para a futura mamãe e para o bebê. O pré-natal tem como princípio fundamental identificar situações que colocam em risco a mamãe e o bebê. Após a identificação destes problemas um tratamento é instituído para que a gestação transcorra sem problemas.

Um exemplo são os exames de sangue. No pré-natal é realizada uma triagem para anemia, diabetes, algumas infecções e se esses problemas forem descobertos é importante iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Os exames de urina também são importantes pois as infecções urinárias, muito comuns na gestação, são a principal causa de parto prematuro.

Outro dado importante do pré-natal é a pressão arterial da futura mamãe que deve ser aferida em todas as consultas pois existe uma doença, chamada pré-eclâmpsia, que faz a pressão aumentar especificamente na gravidez. E claro, não podemos nos esquecer de citar também os exames de ultrassom que são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Tive uma gravidez silenciosa, será que serei uma boa mãe?

Claro que sim! Apesar de dar a luz sem perceber que estava grávida, isso não impede essas mulheres de serem serem excelentes mães. Na maioria das vezes quando as mulheres descobrem a gravidez elas compreendem e aceitam seu filho muito bem.

Entretanto é recomendável, se você teve uma gravidez silenciosa, fazer uma avaliação mental para tentar descobrir o que a levou a negar a gravidez. Isso é importante para previnir o abuso infantil e a negligência, que são mais comuns em mulheres que negaram a gravidez.

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 11/09/2020   126 Views